Programa de Monitoria
Coordenação: | Prof.ª Giseli Pereli de Moura Xavier |
Local: | Fórum de Ciência e Cultura – Sala 202 |
Contato: | |
A Monitoria pode ser considerada como uma modalidade de ensino-aprendizagem, levando-se em conta as necessidades da formação acadêmica e profissional. Ela é destinada aos alunos regularmente matriculados na instituição.
Nas disciplinas oferecidas pela Faculdade de Educação, a monitoria é compreendida como uma complementação da formação dos alunos de licenciatura, que objetiva despertar o interesse pela docência, possibilitar a ampliação dos seus saberes docentes e aproximar os futuros professores das questões da prática, por meio do seu envolvimento nas atividades ligadas ao ensino de determinada disciplina.
Nessa perspectiva, a monitoria deve envolver os alunos em diferentes experiências, por meio da co-participação destes nas diversas funções, atribuições e etapas de planejamento que fazem parte da docência – estudo, seleção, organização e implementação das atividades das disciplinas em que são monitores. Entendemos que, por meio da monitoria, os
- Envolvem-se com as temáticas e questões relacionadas ao ensino da disciplina;
- Aproximam-se de diferentes metodologias e recursos para o ensino dos diferentes conteúdos da disciplina;
- Familiarizam-se com os estudos teóricos e as pesquisas no campo;
- Desenvolvem a sua capacidade crítica para a seleção de conteúdos e métodos adequados ao ensino;
- Situam-se no universo das discussões sobre a escola e suas questões, e sobre as relações entre a instituição formadora e a escola.
Nesse trabalho, os monitores devem, sempre, estar acompanhados de um docente da Faculdade de Educação, que na condição de seu orientador, deve assumir o compromisso de determinar suas formas e seus espaços de participação e atuação, avaliar o seu desempenho e informá-lo ao responsável, na unidade, pelo programa de monitoria.
Podemos contar com monitores bolsistas ou voluntários, nas diferentes disciplinas, sendo esses monitores, em ambas as categorias, submetidos a processo seletivo, por meio de prova, para poderem realizar a monitoria.