Laboratórios
Coordenador: Adriana Mabel Fresquet
Contato: adrianafresquet@gmail.com
Área de conhecimento: Cinema, Artes, Tecnologia educacional
Atividades: O grupo desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão vinculando políticas e pedagogias do cinema e do audiovisual em tempos de educação digital. O audiovisual ocupa mais de 80% do conteúdo digital e as políticas e estratégias de educação midiáticas precisam dialogar com o acervo audiovisual brasileiro e latino-americano de modo consistente. Nossos parceiros são escolas públicas de Educação Básica municipais, estaduais e federais, a Cinemateca do MAM – Museu de Arte Moderna, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira e o Hospital Universitário da UFRJ. A fundamentação teórico-metodológica de nosso trabalho aposta na potência pedagógica do cinema como fundamento do audiovisual no espaço escolar, pela riqueza da produção de conhecimentos, diversificando atividades analógicas e digitais. A escola, o museu e o hospital (no horário escolar), viram cenários de descoberta e invenção de mundos. Segundo o IBGE (2022), mais de 91% dos lares brasileiros tem acesso a alguma forma de conectividade. Assim, se tornam urgentes políticas de formação docente e discente para exercer curadorias audiovisuais éticas, estéticas e pedagógicas que respeitem a privacidade de dados pessoais e institucionais assim como a soberania no contexto da educação digital. O Plano Nacional de Educação Digital e a Estratégia Nacional Escolas Conectadas são políticas fortes hoje. Consideramos necessário e urgente o diálogo com a cultura audiovisual, que aparece considerada tangencialmente no documento da Estratégia Brasileira da Educação Midiática. Ver e fazer filmes constitui uma experiência colaborativa e sensível de produção de conhecimento que permite incorporar saberes tradicionais, dos povos originários assim como da produção acadêmica nacional e internacional.
Coordenador: André Bocchetti
Contato: andreb.ufrj@gmail.com
Área de conhecimento: Corpo e Educação
Atividades: Desenvolvimento de projetos de pesquisa em nível de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado; realização de projetos de extensão; realização de reuniões semanais para estudo e acompanhamento de pesquisas em desenvolvimento; realização de eventos ligados à temática de investigação do grupo.
Coordenador: Roberto Leher
Contato: robertoleher@fe.ufrj.br
Área de conhecimento: Trabalho-Educação
Atividades: O Coletivo tem como objetivo analisar as políticas educacionais e as relações entre trabalho e educação, Estado e movimentos sociais, a relação público-privado e empresariamento da educação, tendo em vista a questão social no Brasil e nos demais países latino-americanos. Os estudos têm como referência a teoria social crítica do capitalismo, iniciada por Marx e Engels e trilhada por outros intelectuais marxistas, entre eles, Antonio Gramsci e Florestan Fernandes. Colemarx é composto por 4 GTs: Financeirização da Educação (pesquisa o processo de financeirização da educação por meio de grandes corporações empresariais de capital aberto) ; Trabalho e Educação (pesquisa as políticas públicas na educação básica); Trabalho e Formação Docente (estudos relacionados às PP na formação docente, relacionando às questões da condição do trabalho docente); Movimentos Sociais e Educação Popular (no momento sem atividade). Nos reunimos todas as sextas-feiras, à tarde, sendo que uma reunião com todo o grupo e os demais encontros por GT. Planejamos momentos de estudos gerais e específicos conforme temática de cada GT, debates com convidados e discussão dos projetos de pesquisas dos estudantes. Reunimos estudantes da graduação e da pós e professores da graduação e da pós.
Coordenador: Patrícia Raquel Baroni
Contato: ecologiasdonarrar@gmail.com
Área de conhecimento: Educação – Tópicos Especiais da Educação
Atividades: O grupo de pesquisa Ecologias do Narrar possui reuniões quinzenais para estudo e planejamento de ações. Atualmente conta com o acompanhamento de seis dissertações de mestrado e 15 orientações de monografias de graduação. O grupo também conta com a participação de professores da educação básica como ouvintes. Os integrantes do grupo publicam artigos científicos, livros e cappitulos de livros, participam de ações integradas com escolas de educação básica e com instituições educativas não escolares. A pesquisa atual se dedica a compor um banco de produções de pesquisa afrorreferenciada em educação para disseminação nos diferentes espaços produção de conhecimento em educação.
Coordenador: Antonio Francisco de Andrade Júnior
Contato: antonioandrade.ufrj@gmail.com
Área de conhecimento: Línguas Estrangeiras Modernas; Literaturas Estrangeiras Modernas; Formação de Professores
Atividades: – Organização do II Colóquio Internacional sobre Ensino de Literatura no Ensino de Línguas Estrangeiras (CIELELE), Campus Praia Vermelha – UFRJ [a ser realizado em maio de 2024, com apoio da CAPES e da FAPERJ].- Organização do Colóquio Internacional de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (CIFLE), 2012, Campus Praia Vermelha – UFRJ, em parceria com o Consulado da França no Rio de Janeiro. – Organização do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas (2014), Faculdade de Letras – UFRJ. – Organização de cinco edições do evento ENEALL (Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas), Faculdade de Letras – UFRJ (2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020).- Coordenação de Área de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Francesa do PIBID-UFRJ (2013 a 2018). – Coordenação de Gestão do PIBID-UFRJ (2014 a 2018).- Realização de eventos de extensão FORPROLI – DEBATE, desde 2012 até a atualidade. – Coordenação Institucional e Coordenação de Área de Língua Espanhola no PIBID-UFRJ.- Coordenação da Área de Língua Inglesa no Programa Residência Pedagógica – UFRJ. – Obtenção de Auxílio Instalação, auxílio para realização de evento e auxílio para publicação dos principais órgãos de fomento (FAPERJ, Capes, CNPq). – Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq – Nível 2 (coordenador do grupo).- Bolsa do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (coordenador do grupo). – Ensino, pesquisa e orientação de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. – Ensino, pesquisa e orientação de Mestrado e Doutorado no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UFRJ. – Ensino, pesquisa e orientação de Mestrado e lato sensu no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP/DH) da UFRJ. – Coordenação de ênfase do CESPEB – Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Escolas (lato sensu – CFCH / FE-UFRJ), entre 2013 e 2015.- Proposição de projeto e coordenação de ênfase do CESPEB – Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais (lato sensu – CFCH / FE-UFRJ) [abertura em tramitação]. – Orientação de PIBIC, PIBIAC, PIBEX, PIBID e monografias de conclusão de curso na graduação. – Supervisão de estágio curricular obrigatório das licenciaturas em Letras Português-Espanhol, Português-Francês, Português-Inglês e Português-Italiano. – Desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais de cada um dos membros do laboratório.
Coordenador: Elaine Constant
Contato: fearj.secretaria@gmail.com
Área de conhecimento: Políticas públicas para alfabetização
Atividades: I. Formular e propor Políticas Públicas na área da Alfabetização, da Leitura e da Escrita a serem encaminhadas ao Conselho Estadual de Educação e aos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro; II. Fomentar as iniciativas voltadas à implementação de políticas de alfabetização estabelecidas na legislação vigente; III. Promover a articulação com entidades e movimentos sociais na intervenção de Políticas Públicas de Alfabetização, Leitura e Escrita; IV. Monitorar as iniciativas de instalação de comissões responsáveis pela elaboração das propostas de Políticas Públicas de Alfabetização, Leitura e Escrita em diferentes etapas e modalidades da Educação Básica; V. Instaurar espaços de formação, debates e formulação de proposições para as políticas e práticas de Alfabetização, Leitura e Escrita; VI. Promover ações que sensibilizem a sociedade quanto à importância sócio-política em prol da Alfabetização, da Leitura e da Escrita no Estado do Rio de Janeiro; VII. Promover Curso de Extensão Presencial ou a Distância ( quando se fizer necessário) com o objetivo de facilitar o intercâmbio científico-cultural no âmbito dos objetivos definidos no capítulo I deste regimento. VIII. Elaborar e desenvolver o Plano Anual para o Fórum, contemplando as microrregiões do Estado.
Coordenador:
Contato:
Área de conhecimento:
Atividades:
Coordenador: Marcia Serra Ferreira
Contato: marciaserraferreira@gmail.com
Área de conhecimento: Currículo
Atividades: Investigações em História do Currículo, financiadas pelo CNPq e Faperj, focalizando currículos acadêmicos e escolares de diferentes áreas disciplinares, em variados tempos históricos; atividades de ensino na graduação e na pós-graduação (PPGE e PROFBio); atividades de extensão no Projeto Fundão Biologia.
Coordenador:
Contato:
Área de conhecimento:
Atividades:
Coordenador: Rita de Cassia de Oliveira e Silva
Contato: Ritasperrut@gmail.com
Área de conhecimento: Educação
Atividades: Estudos e pesquisas sobre formação de professores/as. Leituras e estudos de obras de autores/as negros/as brasileiros/as e latinos/as; leituras e estudos das obras do campo da decolonialidade
Coordenador: Ana Ivenicki
Contato: aivenicki@gmail.com
Área de conhecimento: Multiculturalismo, Educação e Formação de Professores
Atividades: Seminários, Participação em congressos, produção de artigos, pesquisas
Coordenador: Amilcar Araujo Pereira
Contato: aya.gepear@gmail.com
Área de conhecimento: Educação antirracista
Atividades: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (GEPEAR/UFRJ) foi criado em junho de 2016 no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino de História, ambos da UFRJ, sob a coordenação do professor Amilcar Pereira (FE/UFRJ). Participam do GEPEAR alun@s de graduação, especialmente dos cursos de História e de Pedagogia, alun@s de mestrado e doutorado em Educação e em Ensino de História, bem como professores/as que pretendem ingressar na pós-graduação na UFRJ, pessoas que têm interesse em participar das discussões e produzir conhecimento sobre o antirracismo e as relações étnico-raciais na Educação e sobre a implementação da Lei Federal 10.639/03, que trata do ensino de História e culturas Afro-Brasileiras. Temos produzido, nesse sentido, diversos trabalhos de pesquisa sobre o movimento negro, especialmente sobre a produção de conhecimento e de cultura na/pela luta antirracista, no Brasil e na diáspora africana. O GEPEAR também organiza e realiza o Curso de Extensão em Educação Antirracista na UFRJ. O GEPEAR já recebeu apoio, na forma de financiamento para pesquisas, do CNPq, da CAPES e do Baobá – Fundo para a Equidade Racial.
Coordenador: Silvia Camara Soter da Silveira
Contato: gepedance@gmail.com
Área de conhecimento: Ciências Humanas – Arte/Educação
Atividades: O GEPEDANCE desenvolve investigações que articulam dança, criação, educação somática e ensino, contribuindo na formação de pesquisadores no campo dança-educação e da educação no sentido mais amplo, em nível de pós-graduação (mestrado). Por meio do fortalecimento de redes investigativas nacionais e internacionais ligadas aos estudos da dança educação e da educação somática, vem conduzindo pesquisas interinstitucionais e intercâmbios de pesquisadores e estudantes ligados às temáticas do campo. Em parceria com outros docentes, vem propondo disciplinas eletivas tendo como mote temático às relações entre Dança, educação somática e educação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ e em parceria com outros programas, como o PPGE-UFRJ, por exemplo. Atualmente está envolvido com a tradução para língua portuguesa de duas obras que trarão grande contribuição para as pesquisas no campo da dança, da educação somática e da educação. O GEPEDANCE está envolvido em projetos de extensão e estratégias educacionais diversas que articulam a dança e as abordagens somáticas à educação (sejam essas curriculares, de formação docente, didáticas etc.).
Coordenador:
Contato:
Área de conhecimento:
Atividades:
Coordenador: Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck
Contato: razuckrenata@gmail.com
Área de conhecimento: Educação / Inclusão / Surdez
Atividades: Nosso Grupo de Pesquisa se reuni quinzenalmente para estudos e planejamento de atividades. Anualmente oferecemos, no primeiro semestre, o curso “Surdez: educação, comunicação e inclusão” e, no segundo semestre, o evento “Surdez em Foco”.
Coordenador: Sabrina Moehlecke
Contato: sabrina.moehlecke@gmail.com
Área de conhecimento: Políticas educacionais; gestão escolar; sistemas de ensino
Atividades: O GESED (Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais) desenvolve pesquisas que tratam, principalmente, dos seguintes temas: políticas públicas em educação; gestão escolar e dos sistemas de ensino; dualidade escolar no Brasil; tempos e espaços escolares; laicidade na educação. Desenvolve ainda atividades de extensão e formação junto aos sistemas de ensino e seus gestores.
Coordenador: Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino
Contato: e.gestao.foco@gmail.com
Área de conhecimento: Educação – Gestão Escolar
Atividades: Reuniões, pesquisa sobre o cotidiano dos gestores escolares.
Coordenador: Marcelo Macedo Corrêa e Castro
Contato: marcelocorreaecastro@gmail.com
Área de conhecimento: Ensino da escrita e formação de professores
Atividades: Nossas ações têm como referência o contexto maior da educação brasileira, no qual focalizamos mais expressamente o ensino da Língua Portuguesa, para, por fim, dentro da problemática específica do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, centrarmos nossa atenção nos desafios postos para os que ensinam a escrever na educação básica e para os que atuam na formação destes profissionais.
Coordenador:
Contato:
Área de conhecimento:
Atividades:
Coordenador: Angela Santi e Aline Monteiro
Contato: itec.imagemetexto@gmail.com
Área de conhecimento:
Atividades: O grupo de pesquisa e extensão ITEC (Imagem, texto e Educação Contemporânea) tem como objetivo analisar, refletir e atuar pedagogicamente sobre os sentidos e as possibilidades de uso da imagem e do texto na sala de aula, frente às novas tecnologias digitais. Entendendo que a cultura contemporânea engendra novas dinâmicas sociais e novos processos de subjetivação, o projeto busca articular essas transformações culturais com o trabalho educacional. O projeto se realiza através de ações ligadas a cursos, oficinas, exposições, ações nas ruas, rádio, além de pesquisa e acompanhamento de professores em suas atividades nas escolas. O ITEC atua junto ao LISE (Laboratório do Imaginário Social e Educação).
Instagram: @itec_imagemetexto/
Coordenador: Antonio Jorge Gonçalves Soares
Contato:
Área de conhecimento: Educação física
Atividades: Estudos e pesquisas, promoção de encontros científicos
Coordenador: Julia Polessa Maçaira
Contato: labes.ufrj@gmail.com
Área de conhecimento: Sociologia, Ciências Sociais, Educação
Atividades: O Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes congrega ações de pesquisa, extensão e ensino relacionadas com o ensino da Sociologia e das Ciências Sociais. O LabES é um espaço para professores, estudantes e pesquisadores terem acesso ao material disponível sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica. Legislação, artigos, teses, dissertações, materiais didáticos, conteúdos programáticos, experiências didáticas estão à disposição, fazendo com que o LabES se constitua em uma importante ferramenta de trabalho a todos os interessados na história, no ensino e na formação do professor de Sociologia.
Coordenador: José Jairo Vieira
Contato: Diversidade.desigualdade.educa@gmail.com
Área de conhecimento: Educação
Atividades: Pesquisas, ensino e extensão sobre diversidade e desigualdade de corpo, raca e gênero
Coordenador: Marcos Antônio Carneiro da Silva
Contato: macs2006@gmail.com
Área de conhecimento: Filosofia
Atividades: Pesquisa e organização de eventos científicos
Coordenador: Mônica Pereira dos Santos
Contato: monicapes@gmail.com
Área de conhecimento: Educação; Psicologia da Educação; Inclusão/Exclusão; Educação Especial; Justiça Social; Direitos Humanos
Atividades: Encontros semanais para estudos e desenvolvimento de pesquisa; Seminários Internacionais trienais “Universidade e Participação”, desde 2005; Disciplinas conjuntas com outras universidades; Palestras, encontros e Outros conclaves acadêmico-científico; Projetos de pes-quisa-extensão; Cursos de Formação para Docentes.
Coordenador: Mariane Campelo Koslinski
Contato: mckoslinski@gmail.com
Área de conhecimento: Sociologia da Educação
Atividades: As pesquisas do Laboratório inserem-se no debate sobre oportunidades educacionais no Brasil, particularmente na educação básica. As investigações, que têm por cerne a preocupação com a democratização dos sistemas educacionais, focalizam fatores relacionados ao background familiar, aos processos escolares – incluindo práticas docentes, de planejamento e de gestão escolar – e às políticas educacionais. Adotam diversos procedimentos de pesquisa, que incluem modalidades qualitativas e quantitativas.
Coordenador: Ludmila Thomé de Andrade
Contato: lud@litura.com.br
Área de conhecimento: Linguagem, Leitura, Escrita, Educação infantil, Alfabetização, Literatura
Atividades: Ações de Pesquisa, Ensino e Extensão. Políticas Públicas de Formação de professores
Coordenador:
Contato:
Área de conhecimento:
Atividades:
Coordenador: Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
Contato: mgcanascimento@gmail.com
Área de conhecimento: Educação: concepções e práticas didáticas, formação e trabaho docente
Atividades: O LEPED abarca até o momento cinco grupos de pesquisas (GEPED, GEPROD, GEPEMAT, GECULT e GEDOC), coordenados por professoras da Faculdade de Educação da UFRJ (Giseli Barreto, Maria das Graças Nascimento, Ana Teresa de Oliveira, Monique Andries e Priscila Rodrigues, respectivamente). Os grupos são compostos por pós-graduandos e licenciandos dos diferentes cursos oferecidos pela Universidade e de outras instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro, professores da educação básica e outros pesquisadores interessados.
Coordenador: Cinthia Monteiro de Araujo e Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
Contato: lepeh.ufrj@gmail.com
Área de conhecimento: Educação/História – Currículo, Ensino e Diferença
Atividades: Ações de pesquisa e extensão com estudantes de graduação e pós-graduação voltadas para as temáticas envolvidas no ensino de História, relacionadas aos currículos escolares, universitários, da educação de jovens e adultos, políticas institucionais, formação docente, história escolar e história pública, educação antirracista, questões de gênero em perspectiva interseccional. Tais atividades são empreendidas pelos seguintes grupos de pesquisa: (i) Ensino de História e Formação de professores (GEHPROF), coordenado por Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro; (ii)Currículo, Cultura e Ensino de História (GECCEH), coordenado por Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec; (iii) Currículo, Cultura, Identidade e Diferença, coordenado por Warley da Costa; (iv) Diferenças e Interculturalidades no Ensino de História (DIFERIR),coordenado por Cinthia Monteiro de Araujo; (v) Educação Antirracista/GEPEAR, coordenado por Amilcar Araújo Pereira; (vi)Intelectuais Negras coordenado Por Giovana Xavier; (vii)Coletivo de Pesquisa Juventude, Desigualdade Social e EJA, coordenado por Alessandra Nicodemos. Cada um desses grupos, a partir de posturas epistêmicas, perspectivas teóricas e recortes distintos, estabelece um estreito diálogo com as contribuições do campo do ensino de história e do campo do currículo.
Coordenador: Rosana Rodrigues Heringer
Contato: lepesufrj@gmail.com
Área de conhecimento: Sociologia da Educação
Atividades: Desenvolve pesquisas e atividades de extensão sobre desigualdesde de oportunidades no ensino superior, políticas de acesso e permanência no ensino superior e políticas de ação afirmativa
Coordenador: Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
Contato: t.ranniery@gmail.com
Área de conhecimento: Educação e Diferença
Atividades: Ações de Pesquisa, ensino e extensão com estudantes de Graduação e Pós-Graduação voltadas para as temáticas da diferença, estudos queers, raça, gênero e sexualidade, estudos do corpo e da subjetividade em interseções com questões ambientais e ecológicas e políticas de ciência e tecnologia. Os grupos de pesquisa que empreendem essas atividades são: (i) BAFO! Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, ética e diiferença (coordenado pelo professor Thiago Ranniery); (ii) GESTE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho da Educação (CNPq/UFRJ)(coordenado pela professora Teresa Gonçalves); Cada um desses grupos, a partir de seus intercessores conceiturias e enquandramentos distintos da filosofia contemporânea, estabelece um estreito diálogo com as contribuições dos estudos indisciplinares em educação, cruzando ciências e artes e tomando como foco a estranheza e a aberrância.
Coordenador: Elaine Constant
Contato: lia.ufrj2023@gmail.com
Área de conhecimento: Políticas públicas de alfabetização para e com crianças, jovens e adultos.
Atividades: O LIA pretende contribuir para a produção de conhecimento no campo; discutir e intervir na elaboração e proposição de políticas públicas de alfabetização para e com crianças, jovens e adultos, além de integrar grupos que já atuam no campo de ensino da língua escrita e que têm demonstrado ampla e conceituada produção no âmbito da FE/UFRJ. A existência de um espaço de confluência de saberes relacionados a Linguagem e Alfabetização, com foco em três eixos importante para debates: 1. As concepções sobre formação inicial e continuada para professores; 2. A identidade do professor alfabetizador; 3. As políticas públicas relacionadas à formação inicial e continuada de professores alfabetizadores.
Coordenador: Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Contato: fredericoloureiro@pq.cnpq.br
Área de conhecimento: Educação ambiental
Atividades: Atividades de pesquisa na pós-graduação
Coordenador:
Contato:
Área de conhecimento:
Atividades:
Coordenador: André de Barros Borges
Contato: andredebarrosborges@gmail.com
Área de conhecimento: Filosofia, Educação, Arte
Atividades: O grupo desenvolve cursos de extensão, pesquisas e publicações periódicas sobre os temas do imaginário e da Educação em uma pespectiva filosófica.
Coordenador:
Contato:
Área de conhecimento:
Atividades:
Coordenador: Maria Margarida Pereira de Lima Gomes; e Juliana Marsico Correia da Silva
Contato: margaridaplgomes@gmail.com
Área de conhecimento: Currículo, Ensino e Diferença
Atividades: Ações de Pesquisa, ensino e extensão com estudantes de Graduação e Pós-Graduação voltadas para as temáticas de currículos escolares e universitários, políticas institucionais e formação docente inicial e continuada. Tais atividades são empreendidas pelos seguintes grupos de pesquisa: (i) A internacionalização do campo do currículo: efeitos na educação brasileira, coordenado por Antonio Flavio Barbosa Moreira; (ii) Ensino de História e Formação de professores (GEHPROF), coordenado por Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro; (iii) História do Currículo (GEHC), coordenado por Marcia Serra Ferreira e Juliana Marsico Correia da Silva; (iv) Currículo, Cultura e Ensino de História (GECCEH), coordenado por Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec; (v) Currículos escolares, Ensino de Ciências e materiais didáticos, coordenado por Maria Margarida Pereira de Lima Gomes; (vi) Currículo, Cultura, Identidade e Diferença, coordenado por Warley da Costa; (vii) Currículo, Ética e Diferença (BAFO), coordenado por Thiago Ranniery Moreira de Oliveira; (viii) Espaço, Currículo e Avaliação (GECA), coordenado por Ana Angelita Costa Neves da Rocha; (ix) Diferenças e Interculturalidades no Ensino de História (DIFERIR), coordenado por Cinthia Monteiro de Araujo; (x) Educação Antirracista/GEPEAR, coordenado por Amilcar Araújo Pereira. Cada um desses grupos, a partir de posturas epistêmicas, perspectivas teóricas e recortes distintos, estabelece um estreito diálogo com as contribuições do campo do currículo bem como, tem nas questões curriculares seu foco de investigação privilegiado.
Coordenador: Cristiana Carneiro
Contato: cristianacarneiro13@gmail.com
Área de conhecimento: Interdisciplinar (Psicologia, Educação, Ciências Sociais)
Atividades: apoiar e promover estudos científicos na área da infância e da juventude; estabelecer intercâmbios com outros pesquisadores da área, nacional e internacionalmente; articular e organizar ações e intervenções sobre problemas que afetam a infância e a juventude; oferecer consultorias, cursos e eventos para divulgação de conhecimento e intercâmbios de experiências; atuar junto a organismos governamentais e da sociedade civil em questões da infância e juventude; formar profissionais e pesquisadores para atuação nessa área; promover e consolidar redes de pesquisadores na área da infância e juventude; promover a divulgação do conhecimento científico sobre a infância e juventude para além dos muros da universidade democratizando o acesso à informação qualificada nesta área.
Coordenador: Nastassja Saramago de Araujo Pugliese
Contato: catedrahistoriadasmulheres@gmail.com
Área de conhecimento: História da Filosofia, História da Educação Brasileira, Filosofia da Educação Brasileira
Atividades: Grupo de Pesquisa Outros Clássicos: História da Filosofia e Educação, Projeto de Extensão Memória e Acervos Digitais, Subprojeto Filosofia do Programa de Residência Pedagógica da CAPES
Coordenador: Ana Lúcia Cunha Fernandes
Contato: proedes.fe.ufrj@gmail.com
Área de conhecimento: História da Educação
Atividades: Realizar estudos e pesquisas referentes ao fenômeno da educação, tematizando as diversas modalidades de instituições e saberes educativos, suas práticas e sujeitos; contribuir para a formação de pesquisadores; constituir-se em um centro de documentação em educação brasileira.
Coordenador:
Contato:
Área de conhecimento:
Atividades: