Pós-Graduação
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE) teve início em 1972, com a criação do Mestrado, e se ampliou em 1980, com a criação do Doutorado. Há quatro décadas, o PPGE participa do desenvolvimento da investigação científica nesse campo, visando o aperfeiçoamento democrático das instituições, das políticas e das práticas educacionais. Ao longo desse período, o Programa vem qualificando e titulando uma quantidade expressiva de pesquisadores que constituem o corpo docente de inúmeras universidades brasileiras. O registro de toda essa produção está acessível neste sítio eletrônico, que apresenta 1.764 trabalhos defendidos em seus 48 anos de existência, totalizando 1.345 dissertações e 419 teses. Os trabalhos defendidos a partir de 2006 encontram-se disponíveis para download, na íntegra. Destaca-se ainda que o PPGE tem orientado sua investigação em torno de seis grandes vertentes expressas na organização atual do mesmo em seis linhas de pesquisa: Currículo, ensino e diferença, Formação de professores, linguagens e subjetividade, Políticas e Instituições Educacionais, História, Sujeitos e Processos Educacionais e Inclusão, Ética e Interculturalidade, e Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais. Em 2022, o Programa conta com 38 Professores Permanentes, 01 docente visitante e 07 Professores Colaboradores.
Coordenador do Programa: Prof. Dr. Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato. Vice-coordenador: Prof. Dr. José Claudio Sooma Silva
Horário: Durante o mês de janeiro, o horário de atendimento ao público da Secretaria do PPGE será de 10h às 16h
O Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro teve início em 2008, oferecendo 5 (cinco) cursos de pós-graduação lato sensu, ampliando em 2013 para 9 (nove) cursos. Com a proposta de formação continuada para os professores das redes públicas federal, estadual e municipal de ensino em atuação nos níveis fundamental e médio, o CESPEB abarca diferentes áreas disciplinares.