Ex-diretores

Concluiu o seu curso de medicina em 1923, na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, exercendo a profissão logo após a sua formação, sendo médico na Companhia Carbonífera Brasileira, em São Jerônimo (RS). No ano seguinte, foi contratado pela prefeitura de Porto Alegre e, em 1925, tornou-se docente da clínica de psiquiatria de sua antiga faculdade. Já em 1926 trabalhava como médico psiquiatra no Hospital São Pedro, na capital do Rio Grande do Sul.

Entre os anos de 1927 e 1928, dedicava-se ao ensino de literatura na Escola Normal de Porto Alegre, onde era professor, chegando a representar o estado gaúcho na 1ª Conferência Nacional de Educação, realizado em Curitiba.

Iniciou sua vida na política em 1929, quando foi eleito deputado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelo Partido Republicano Rio-Grandense (PRR), juntando-se à oposição do governo de Washington Luís, que ajudou a Aliança Liberal a lançar a candidatura de Getúlio Vargas, nas eleições de 1930.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Jobim_Bittencourt

Nascida na Fazenda da Prata, em Além Paraíba, no dia 20 de novembro de 1909, filha do Capitão Jorge José Fortes e de Maria Martins Fortes, a “Dona Sinhá”, Nair Fortes Abu-Merhy foi considerada umas das mais importantes educadoras brasileiras do século XX.

Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, educadora pela Associação Nacional das Universidades Particulares do Brasil, ex-conselheira do Conselho Nacional de Educação e membro da Associação Brasileira da Educação e da Academia Brasileira da Educação, na cadeira de Clarice Lispector, a professora Nair Fortes Abu-Merhy foi casada com o médico dermatologista Dr. Miguel Elias Abu-Merhy e tinha uma filha, Helena Maria Fortes Abu-Merhy.

Era bacharel e licenciada em Pedagogia pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e livre-docente e doutora em Administração Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná. Entre distinções e títulos honoríficos, a professora foi homenageada mais de 130 vezes, sendo 12 condecorações, 16 cidadanias honorárias, 37 dignidades acadêmicas e dezenas de outras insígnias e títulos.

Foi também destaque no currículo da educadora alemparaibana um total de 70 atividades didáticas e científicas, abrindo com o cargo de professora de nível médio de Francês e Inglês, em 1928, no Ginásio Além Paraíba, no município onde nasceu. Proferiu um total de 31 aulas inaugurais, conferências e palestras.   Publicou 32 trabalhos e traduziu seis livros.

Aprovada em sete concursos públicos, foi nomeada 11 vezes, sendo a primeira para inspetora de ensino secundário do Ministério da Educação e Saúde, em 1933. Em 1937, assumiu o cargo de técnica de educação da Diretoria Nacional da Educação do MEC; e, em 1970, exerceu o cargo de diretora pró-tempore da Faculdade de Educação da UFRJ, onde também ocupou o cargo de Decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

A professora Nair Fortes Abu-Merhy participou de várias comissões verificadoras para efeito de autorização e reconhecimento de inúmeras instituições de ensino superior em todo o Brasil, inclusive no reconhecimento da FAFI-PRONAFOR, de Além Paraíba. Em 1960, entrou para o Conselho Nacional de Educação, como conselheira suplente, função que exerceu, ininterruptamente, de novembro de 1968 até janeiro de 1980. Integrou o Conselho Universitário do Rio de Janeiro, como membro nato, de agosto de 1976 até novembro de 1979.

Entre tantos títulos recebidos, destacam-se: Doutora Honoris Causa na UFJF, UFMG, Universidade Castelo Branco e todas as Católicas e Metodistas do Brasil; Medalha da Inconfidência, Medalha Halfeld (Juiz de Fora), Medalha do Mérito Alempraibano; a condecoração pessoal do Santo Padre Papa Pró-Eclesiae dada por João Paulo II e a Comenda do Mérito Mercadante (Além Paraíba).

Nair Fortes Abu-Merhy foi uma dessas pessoas que teve o seu nome definitivamente ligado à história da política educacional brasileira. Construiu seu currículo ao longo de uma vida dedicada à causa da Educação e isso lhe garantiu, em termos definitivos, o respeito de toda a comunidade educacional do País. Foi um patrimônio moral, uma plantadora de esperanças e uma semeadora de ideais. Afastada das lides educacionais depois de longos anos de atividade incessante, mas sem nunca deixar de acompanhar a efervescência dos debates e sem deixar diminuir sua paixão e seu interesse pela Educação, faleceu aos 90 anos de idade, em 16 de maio de 2000, na cidade do Rio de Janeiro, onde seu corpo foi cremado. Na tarde do dia seguinte, atendendo um último pedido, suas cinzas foram enterradas no Cemitério do Santíssimo, em sua terra natal.

Nair Fortes Abu-Merhy sempre impressionou pela postura ética, pela firmeza de princípios, pela transparência de posições e pela densidade de seus conhecimentos. Pelo seu vasto currículo foi, sem qualquer dúvida, a mais importante educadora nascida em terras alemparaibanas.

Fonte: https://www.jornalalemparahyba.com.br/2021/10/nair-fortes-abu-merhy/

Publicado na edição n° 318. Texto de Flávio Senra.

Foto: acervo familiar

Vice: Catherine Laurence Marguerite Carrieres Rato (1986-1989)

Graduação: Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1964); Mestrado: Master of Public and International Affairs – University of Pittsburgh (1974); Doutorado: Doctor of Philosophy – University of Pittsburgh (1981). Livre Docência: Docente Livre em Administração da Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é professor adjunto do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, avaliação, avaliação de liderança, avaliação de políticas públicas, avaliação do ensino básico e avaliação do ensino superior.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5208779535133860

Vice: Vera Maria Kloeter

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1969), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1977) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1995). Atualmente é Nenhum da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Autonomia da Escola, Culturas Juvenis, Escola Sitiada, Escola e Narcotrafico, Escola e Violencia Urbana e Estilos Musicais.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/4529933088643433

Formada no Instituto de Educação do Rio de Janeiro em 1955, foi professora primária em escolas municipais da mesma cidade, de 1955 a 1968. É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutora em Ciências da Educação – Université de l’Etat a Liege, Bélgica (1987). Trabalhou na Faculdade de Educação da UFRJ de 1972 a 2003, aposentando-se após 30 anos de serviço. Em seguida, trabalhou como professora adjunta do Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, de março de 2004 a junho de 2010, quando se aposentou. Suas áreas de pesquisa são alfabetização, leitura, letramento, formação do leitor no ensino fundamental. De 2011 a 2013, foi membro do LEDUC (Laboratório de Estudos de Leitura, Escrita e Educação), da Faculdade de Educação da UFRJ, que realiza atividades de pesquisa e extensão visando a formação continuada de professores alfabetizadores. Participou do Projeto de Pesquisa As (im)possíveis alfabetizações de alunos de classes populares na visão de docentes na escola pública, coordenado por Ludmila Thomé de Andrade (LEDUC/FE/PPGE/UFRJ). Em 2013, participou do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa, como supervisora da Região litorânea do estado do Rio de janeiro.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2289358715648529    

Vice: Alberto de Mello e Souza (12/1999-11/2003)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), graduação em Geógrafo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1974), graduação em Administração Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Didática pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO III da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político. Atuando principalmente nos seguintes temas: COMPORTAMENTO POLÍTICO, CONSCIENCIA CRITICA, CULTURA ESCOLAR.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5050379681746881

Vice: Renato José de Oliveira

Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRJ, possui Licenciatura em Letras, Português-Literaturas (Universidade Federal do Rio de Janeiro,1979), mestrado em Educação (UFRJ, 1985), doutorado em Educação (UFRJ, 2002) e pós-doutorado em Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2015). Atua com formação de professores para a educação básica e com pesquisa relacionada a esta formação, com ênfase no ensino da escrita.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/0872956603987349

Vice: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (07/2006-12/2007)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1990) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Titular aposentado de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Retórica e Argumentação na Pedagogia. Suas principais áreas de investigação são: relações entre ética, retórica e educação; análise retórica dos discursos educacionais; racionalidade argumentativa em pesquisas educacionais: questões de teoria e de método. 

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2476531795082160

Vices: Marcia Serra Ferreira (01/2008-07/2011)
Monique Andries Nogueira (2012-09/2014)
Daniela Patti do Amaral (09/2014-12/2015)

 

Professora titular emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciada em História pela UFRJ, Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, realizou estágio pós-doutoral sob a supervisão de Durval Muniz de Albuquerque Junior (2017) na Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, integra o quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História, Mestrado profissional-PROFHistória/ CAPES/UFRJ. No PPGE, coordena a linha de pesquisa Currículo, ensino e diferença. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de História e Formação de Professores /GEHPROF/UFRJ/ DGP/CNPQ que integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História-LEPEH/UFRJ e o Laboratório do Núcleo de Estudos Curriculares -La NEC da Faculdade de Educação/UFRJ. Participa como pesquisadora senior do Grupo de Pesquisa interinstitucional Oficinas de História. Suas pesquisas, nas áreas do currículo e ensino de História, focalizam a relação dos docentes com os saberes que ensinam, em diferentes contextos curriculares de atuação e formação, no contemporâneo e em perspectiva histórica, com atenção para as potencialidades da indução profissional docente. No período de 2008 a 2015 exerceu a função de Diretora da Faculdade de Educação da UFRJ e de 2017 a 2019 a coordenação adjunta nacional do Profhistória. 

Fonte: http://lattes.cnpq.br/6098382779643532

Vice: Rosana Rodrigues Heringer (2016-2019)

Carmen Teresa Gabriel concluiu o Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 2003. É bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), possui pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento pelo Institut d´Études du Développement – IUED (1982 Genebra) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Realizou pós-doutorado na Université des Sicences Humaines de Lille 3 (França) com apoio da CAPES agosto 2014-julho 2015). Coordenou de 2009 a 2013 o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ (PPGE). Coordenou o PIBID/História da UFRJ de 2009-2013. Entre 2011-2013 integrou a diretoria da ANPED. Desde 2011 é Professora Titular de Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu o cargo de Diretora na Faculdade de Educação entre 2016 e 2019. Atualmente coordena o Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores (CFP) da UFRJ. É bolsista de produtividade de Pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado /CNE (FAPERJ). Atua em orientação, pesquisa e docência nas áreas de Currículo e de Ensino de História na graduação (Curso de Pedagogia e de Licenciatura de História da UFRJ) e nos programas de Pós-graduação em Educação (PPGE /UFRJ) e programa de Pós-graduação em ensino de História (PROFHistória/IH/UFRJ). Coordena o grupo de pesquisa Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH) e integra também como pesquisadora o Núcleo de Estudos de Currículo – NEC da Faculdade de Educação/UFRJ, o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (LEPEH) e o grupo de pesquisa interinstitucional Oficinas da História. Participa ainda de grupos de pesquisa no Centre Interuniversitaire de Recherches en Education de Lille (CIREL). Possui publicações em periódicos qualificados nacionais e internacionais, capítulos de livros e em anais nas áreas do Currículo e do Ensino de História. Suas pesquisas recentes, financiadas pelo CNPq, CAPES e FAPERJ operam com o entendimento de currículo como espaço biográfico em meio à estruturação discursiva de uma ordem social desigual, focalizando a articulação entre processos de subjetivação docente/discente e de objetivação do conhecimento em diferentes contextos de formação.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1694025822300848

Vice: Thiago Ranniery Moreira de Oliveira (2020-2023)

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Mestre (2002) e doutora (2010) em sociologia pelo IUPERJ, atual IESP, professora do Departamento de Fundamentos de Educação, da UFRJ; coordenadora do curso de pedagogia da UFRJ (2018-2019); representante da Faculdade de Educação no Complexo de Formação de Professores (2018-2024); Diretora da Faculdade de Educação (2020-2023); pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais – LaPOpE, onde realiza investigações sobre estratificação social e desigualdades educacionais, além de colaborar com projetos sobre trajetórias educacionais na rede pública do Rio de Janeiro e projetos sobre formação de professores.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/9241046727017196