Atividade da turma de Didática das Ciências da Natureza

Na sexta-feira 5/9, as turmas de Didática das Ciências da Natureza (manhã e tarde) fizeram uma incursão pelo campus fotografando suas flores, árvores e canteiros, e observando detalhes como inscrições nas paredes, pequenos arbustos, o canto dos pássaros e outras delicadezas que, na rotina das aulas, passam despercebidas. Observaram, também, a enorme quantidade de lixo abandonado em seus canteiros e no chão (quinta à noite o DCE faz uma festa e sempre encontramos muito lixo às sextas). Em seguida, fomos ao campinho visitar a agrofloresta mantida pelo coletivo Jussara e, novamente, observar o espaço, com seus maravilhosos ipês amarelos e os tapumes que nos separam do pedaço de área verde que nos foi subtraído. Fizemos um intervalo, sentadas à sombra para conversar sobre a importância de atividades como essa, que nos conectam ao espaço compartilhado, à natureza, e umas às outras. O texto que inspirou a atividade trata do conceito de “desemparedamento da infância” e concluímos que também nós precisamos nos desemparedar, buscar outros espaços de aprendizagem e de produção de conhecimentos. Pedimos que, em grupo, as turmas fizessem colagens de fotos que tiraram do “passeio” e produzissem frases que de alguma forma expressassem o vivido. Essas colagens foram postadas no Instagram da disciplina @did.cienciasnatureza.

Na semana seguinte, algumas frases foram impressas com um QCode que levava às publicações (uma de cada turma) e mais uma vez fomos ao campus, dessa vez para colar nas paredes, com lambe lambes, os papéis com os QCodes. Frases como “nós somos o começo, o meio e o começo, nossas trajetórias nos movem, nossa ancestralidade nos guia”; “entre raízes e afetos, descobrimos que aprender também é florescer junto”; “Desemparedando a Pedagogia”; “A festa acaba, mas o lixo que você joga, fica”; “não levar nada além de fotos, não deixar nada além de pegadas”; “a natureza não é descartável, não jogue lixo”; “a beleza está nos detalhes” e muitas outras podem ser vistas nas paredes e muros da PV. A ideia é mobilizar a comunidade a respeito das belezas e contradições do nosso campus. Acessem os QCodes! Comentem!
Texto elaborado pela professora Jacqueline Girão





