Homenagem à professora Maria de Lourdes Fávero
No último dia 08 de novembro, o PROEDES se tornou palco de uma cerimônia emocionante. Na ocasião, a Direção da Faculdade de Educação e a equipe do Programa receberam a professora Maria de Lourdes Fávero, que fundou o PROEDES, em 1987. Diante da família, dos amigos e de vários outros professores e técnicos da UFRJ que lotaram o recinto, Lourdinha testemunhou o descerramento de uma placa dando seu nome à sala. No mesmo dia, foi também reinaugurada oficialmente a sala do arquivo do Programa, que passou por reformas recentemente.
A coordenadora do PROEDES, Ana Lúcia Cunha, que foi aluna e orientanda de Fávero, abriu as homenagens, discursando sobre a importância da professora para a consolidação do Centro de Documentação. Logo depois, foi passada a palavra à Vice-Reitora, Cássia Turci, e à Diretora da Faculdade de Educação, Ana Paula Moura. Muitos outros depoimentos se seguiram, deixando o público emocionado com os relatos de afeto e sobre a trajetória de Fávero.
Confira fotos do evento:
Fotos: Fernando Souza / AdUFRJ
O PROEDES surgiu pelas mãos de Lourdinha, como é carinhosamente conhecida, como projeto de pesquisa, em 1987. Na época, enquanto professora da Faculdade de Educação, ela coordenou uma investigação sobre a história da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), a partir da organização de documentos da própria instituição. Criada em 1939, no âmbito da Universidade do Brasil, a FNFi incorporou cursos da antiga Universidade do Distrito Federal e se destinou, entre outros, a preparar universitários para o magistério e realizar pesquisas em diversos campos do saber. Foi a partir do desmembramento da FNFi que surgiram diferentes unidades que existem ainda hoje na estrutura da UFRJ. O arquivo da FNFi cuja organização deu origem ao PROEDES e que conta boa parte da trajetória da UFRJ ainda hoje é um dos mais procurados por pesquisadores que vêm até o Centro de Documentação realizar seus trabalhos acadêmicos e investigativos.
Em 1990, o que era um projeto de pesquisa passou a ser um projeto integrado. Quatro anos depois, o PROEDES foi reconhecido como Programa pela Congregação da Faculdade de Educação, sendo, em 1995, aprovado pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas e pelo Conselho de Ensino para Graduados. A partir dessa consolidação como um espaço de salvaguarda da história e da memória da Educação Brasileira, o PROEDES passou a receber outros arquivos, tanto de instituições educativas como de educadores. Atualmente, o Programa guarda 38 coleções e arquivos relacionados à temática.
Durante o ano passado, as consultas ao acervo ficaram suspensas em virtude de uma infestação de cupins, que inviabilizou o manejo do mobiliário onde está depositada a maior parte da documentação do PROEDES. Após obras realizadas no final de 2023, o espaço pôde ser reorganizado e finalmente reaberto em 2024.
Saiba mais AQUI sobre as obras na sala do Arquivo.