Pessoal >> Docentes

 

Ana Pires do Prado
Doutora em Antropologia Social e Cultural pela Universitat Autonoma de Barcelona (UAB). Antropologia e educação, Etnografia em pesquisas educacionais, Sociologia da educação, Políticas educacionais.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/6249909223476083

Adriana Mabel Fresquet
Doutora em Ciências Psicopedagógicas pela UCA (Argentina). Cinema-educação, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem, Psicopedagogia, Infância.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/6249909223476083

Amilcar Araújo Pereira
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Ensino de História, história das relações raciais, história e cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais e formação de professores.
Linha: Currículo,docência e Linguagem.
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/6346712809070450

Ana Ivenicki
PhD em Educação pela University of Glasgow (Escócia). Multiculturalismo, Formação de Professores, Educação Comparada, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Institucional.
Linha: Inclusão, ética e Interculturalidade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7321869768889062

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
Doutora em Educação pela PUC-Rio. Currículo, Didática, Ensino de História, Formação de Professores, Saberes Docentes, Conhecimento Escolar, História do Currículo e das Disciplinas Escolares.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/6098382779643532

Ana Maria Villela Cavaliere
Doutora em Educação pela UFRJ. Sociologia da Educação, Sociologia das Organizações Escolares, Política Educacional, Ensino Fundamental.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/0846734439988335

Anita Handfas 
Doutora em Educação pela UFF. Ciências Sociais e Educação, Ensino de Sociologia, Institucionalização das Ciências Sociais, História da disciplina Sociologia, Formação de Professores.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/1644126559632273

Antonio Flavio Barbosa Moreira
Doutor em Educação pela Universidade de Londres. Teoria do Currículo, Práticas Curriculares, Políticas Curriculares, História do Currículo, Multiculturalismo, Formação de Professores.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/4949667751311748

Antonio Jorge Gonçalves Soares
Doutor em Educação Física pela UGF. Políticas Públicas, Esporte e Educação, Processos de Escolarização do Corpo.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/9726601553271394

Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Doutor em Serviço Social pela UFRJ. Educação Ambiental e Movimentos Sociais, Educação Ambiental no contexto escolar, Educação Ambiental na Gestão Pública.
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5548225546111298

Carmen Teresa GabrielLe Ravallec
Doutora em Educação pela PUC-Rio. Currículo, Didática, Saber Histórico Escolar, Formação de Professores, Teoria do Discurso.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/1694025822300848

Celeste Azulay Kelman
Doutora em Psicologia pela UnB. Educação Especial, Educação de Surdos, Processos Interativos, Linguísticos e Cognitivos nas relações professor-aluno e aluno-aluno.
Linha: Inclusão, ética e Interculturalidade .
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/1679173694224340

Daniela Patti do Amaral
Doutora em Educação pela UFRJ. Educação brasileira, Política Educacional, Formação de Professores e demais profissionais da educação escolar, gestão escolar.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/4763703869569847

Giseli Barreto da Cruz
Doutora em Educação pela PUC-Rio. Pedagogia: teoria, curso de formação e prática pedagógica escolar, Didática e docência, Formação de professores, Trabalho docente.
Linha: Currículo, docência e Linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5755499489661099

Irma Rizzini
Doutora em História Social pela UFRJ. História da Educação, Sujeitos e Processos Educacionais, Instituições Escolares e Assistenciais, Infância, Processos de escolarização.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/6035943662384263

José Cláudio Sooma Silva
Doutor em Educação pela UERJ. História da Educação, História da Institucionalização Escolar, História da Educação Primária, História da Profissão Docente, Políticas Públicas de Educação, Processos de Escolarização.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/9289502247184812

José Jairo Vieira
Doutor em Sociologia pelo IUPERJ. Diversidade e Educação, Relações Étnico-raciais e Educação, Desigualdade Social e Educação, Teoria Sociológica, Corpo e Educação, Temas em EAD, Gênero e Educação, Universidade e Sociedade.
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7504208613924588

Libânia Nacif Xavier
Doutora em Educação pela PUC-Rio. História da Educação Brasileira, História da Profissão Docente, Produção Intelectual e Circulação de Modelos Político-Pedagógicos, História dos Sujeitos e dos Processos Educacionais.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/1009093134243267

Ludmila Thomé de Andrade
Doutora em Ciências da Educação pela Université Paris 8 (França).  Letramento, Escrita e Leitura, Ensino da Língua Materna, Análise do Discurso, Formação de Professores.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/3915780435099216

Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha
Doutor em Educação pela PUC-SP. Socialização Política e Ideológica.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5810253486833165


Marcia Serra Ferreira
Doutora em Educação pela UFRJ. Currículo, Ensino de Ciências, História das Disciplinas, Formação de Professores, Conhecimentos Escolares em Ciências.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/1158437195086725

Marcio da Costa
Doutor em Sociologia pela IUPERJ. Sociologia da Educação, Política Educacional, Teoria Sociológica, Avaliação Educacional.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7101633434064668

Marcos Antônio Carneiro da Silva
Doutor em Educação Física pela UGF. Sujeito e Poder. Escolarização dos corpos; micropolíticas disciplinares
Linha: Currículo, docência e linguagem.
Maiores informaçõeshttp://lattes.cnpq.br/8008334415878052

Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Desenvolve pesquisas e tem publicado artigos sobre o trabalho docente, a formação de professores e a inserção profissional.
Linha: Currículo, docência e linguagem
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/0609119454872844

Maria Judith Sucupira da Costa Lins
Doutora em Educação pela UFRJ. Ética e Educação Moral, Psicologia da Educação (Desenvolvimento Infantil e do Adolescente e Aprendizagem), Escola e Formação de Professores, História da Educação, Filosofia da Educação. 
Linha: Inclusão, ética e Interculturalidade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5856322350857612

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes
Doutora em Educação pela UFF. Currículo, Ensino de Ciências, História das Disciplinas Escolares, Conhecimentos Escolares em Ciências, Materiais Didáticos Escolares, Formação de Professores.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/3774832858930395

Mariane Campelo Koslinski
Doutora em Sociologia pela UFRJ. Sociologia da Educação, Avaliação Educacional, Análise de Políticas Educacionais, Desigualdades Sociais e Urbanas e Educação.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/4896487821943193

Maria Vitória Campos Mamede Maia
Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Mestra em Letras pela PUC-Rio. Espaço Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem. O lúdico e o processo de inclusão em espaços formais e não formais. Jogos e brincadeiras no processo de Ensino-aprendizagem. Psicologia com ênfase em Linguagem e Subjetividade, Aprendizagem e desenvolvimento, Psicopedagogia, Psicanálise.

Linha: Inclusão, ética e interculturalidade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/0576323713492756

Miriam Waidenfeld Chaves
Doutora em Educação pela PUC-Rio. História da Educação, Instituições e Sujeitos Educacionais, Socialização Escolar, Identidade docente e discente, Trajetórias escolares.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/2313512022149063


Mônica Pereira dos Santos
Doutora em Psicologia e Educação Especial pela University of London (Inglaterra). Inclusão em Educação, Educação para Todos, Direitos Humanos e Educação, Psicossociologia da Educação, Aprendizagem, Formação de Professores.
Linha: Inclusão, ética e Interculturalidade.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/8795823734042859

Monique Andries Nogueira
Doutora em Educação pela USP. Arte, Música, Cultura, Formação de Professores, Didática.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7560951448803509

Paolo Vittoria
Doutor em Pedagogia da Formação pela Università degli Studi di Napoli Federico II (Itália). Filosofia da Educação, Educação Popular, Educação e Política.
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/7885886321590701

Patrícia Corsino 
Doutora em Educação pela PUC-Rio. Educação Infantil, Infância, Linguagem, Alfabetização e Letramento, Literatura Infantil.
Linha: Currículo, docência e Linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/5540561339414541

Renato José de Oliveira
Doutor em Educação pela PUC-Rio. Filosofia da Educação, Relações entre Ética, Argumentação e Educação, Análise Retórica do Discurso, Questões Epistemológicas da Educação, Currículo.
Linha: Inclusão, ética e Interculturalidade
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/2476531795082160

Roberto Leher
Doutor em Educação pela USP. Políticas Públicas em Educação, Educação Superior, Trabalho e Educação, Capitalismo Dependente, Heteronomia Cultural.
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/6873414697016839

Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato
Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Antropologia da Educação, Etnografia em Pesquisas Educacionais, Sociologia da Educação, Políticas Educacionais, Avaliação Educacional, Juventudes e Educação.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/0733727866956524

Rosana Rodrigues Heringer
Doutora em Sociologia pelo IUPERJ. Desigualdades raciais na educação, políticas de ação afirmativa, desigualdades no acesso e permanência na educação superior, discriminação racial, relações de gênero e direitos humanos.
Linha: Políticas e Instituições Educacionais.
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/9066311393158506

Rosanne Evangelista Dias
Doutora em Educação pela UERJ. Políticas de Currículo, Formação de Professores, Trabalho Docente.
Linha: Currículo,docência e linguagem.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/3232517370947081

Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes
Doutora em Educação pela PUC-Rio. História da Educação, Educação Brasileira, História da Profissão Docente, História das Instituições Educacionais.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/2381277491482660

Teresa Paula Nico Rego Gonçalves
Doutorado em Educação e Sociedade - Universidad de Sevilla (2008) campo da investigação em educação, teoria da educação e formação de professores e de investigadores em educação estão publicados em diversos artigos e livros de circulação nacional e internacional.
Linha:Currículo, Docência e Linguagem
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/9101792815651430

Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: corporficação, subjetivação, gênero, sexualidade, afeto e diferença.
Linha: Currículo, docência e linguagem
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/5073249089832251

Tiago Lisboa Bartholo
Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sociologia das oportunidades educacionais, Avaliação de impacto de políticas e projetos educacionais, Segregação escolar e desigualdades sociais.
Linha:Política e Instituições educacionais
Maiores informações:  http://lattes.cnpq.br/6422430015517734

Vânia Cardoso da Motta
Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Políticas públicas em educação, educação básica, trabalho-educação, economia política, Estado ampliado, capitalismo dependente.. 
Linha: Estado, Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.
Maiores informaçaões: http://lattes.cnpq.br/9019395807508288

Victor Andrade de Melo
Doutor em Educação Física pela UGF. História da Educação do Corpo.
Linha: História, Sujeitos e Processos Educacionais.
Maiores informações: http://lattes.cnpq.br/9730234823420258



© Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avenida Pasteur 250 fundos, sala 234 - CEP:22290-902 - Campus da Praia Vermelha
tel: (21)2295-4047 - e-mail:ppge@fe.ufrj.br