Infra-estrutura

Laboratórios

Essa forte integração entre as atividades de pós-graduação e graduação da Faculdade de Educação da UFRJ se traduz também na organização do espaço físico. Atualmente, os projetos organizados em torno das duas linhas de pesquisa do PPGE se desenvolvem nos nove laboratórios de pesquisa que por sua vez agregam, para além dos docentes do Programa, docentes dos cursos de Pedagogia licenciaturas da Faculdade de Educação e/ou docentes de outras instituições, bem como alunos de pós-graduação e graduação em torno de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Esses nove laboratórios ocupam dez salas devidamente equipadas com material de informática e acervos documentais e bibliográficos significativos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa diretamente relacionadas ao PPGE (atividade curricular de "Práticas de pesquisa" do Mestrado e Doutorado, reuniões do grupo de pesquisas coordenadas pelos docentes do Programa, orientações de dissertações e teses), bem como para o desenvolvimento de atividades internas e específicas a cada um dos laboratórios. Esses laboratórios, por meio dos projetos aos quais os seus docentes estão vinculados, contam, na sua maioria, com financiamento de agências de fomento à pesquisa e recebem, regularmente do PPGE, material de consumo e apoio para a manutenção de equipamentos. Importa sublinhar também que alguns projetos de pesquisa ou grupos de estudo que se desenvolvem no âmbito desses laboratórios agregam docentes de uma ou mais linhas de pesquisa do PPGE, favorecendo, assim o diálogo entre projetos que, embora de linhas de pesquisa diferenciadas, tenham pontos de convergência que justifiquem esse tipo de interlocução.

 

GESED - Grupo de Estudos dos Sistemas Educacionais


Local: Sala A-107 - Anexo FE
Registrado no CNPq

O Grupo reúne atividades de estudo e pesquisa que buscam compreender aspectos da formação e transformação dos sistemas educacionais brasileiros, registrar e avaliar políticas educacionais inovadoras, analisar experiências e práticas escolares buscando a elaboração de conceitos e modelos que contribuam para o avanço da produção do conhecimento na área, numa abordagem predominantemente sociológica. Os estudos e pesquisas do Grupo dedicam-se aos sistemas de Educação Básica e de Educação Técnico-Profissional.

Professores participantes: Ana Maria Cavaliere (coordenadora), Antonio Jorge Gonçalves Soares (PPGE), Daniela Patti do Amaral (PPGE), Jaílson Alves dos Santos (PPGE), Marcio da Costa (PPGE), Mariane Campelo Koslinsk (PPGE), Rosana Heringer (PPGE) e  Sabrina Moehlecke.

Alunos de pós-graduação stricto sensu: Adilson Severo dos Santos (M), Amanda Morganna Moreira (M), Andréa Baptista de Almeida (M), Carlus Augustus Jourand Correia (M), Carolina Portela da Cunha (M), Felipe Lopes da Cunha Alves (M), Felipe Macedo de Andrade (M), Julia Tavares de Carvalho (M), Karina Carrasqueira Lopes (M), Karina Riehl de Souza Almeida (M), Luiza Silva Moreira (M), Luiz Carlos Pustiglione (M), Marcella Freire Ventin (M), ,Regina Lúcia Fernandes de Albuquerque (M), Sergio Gonçalves da Cunha (M), Aline Danielle Batista Borges (D), Ana Carolina Christovão (D), Ana Lorena de Oliveira Bruel (D), Ângelo Constâncio Rodrigues (D), Diana Gomes da Silva Cerdeira (D), Fábio Brandolin (D), Hugo Paula Almeida da Rocha (D), Jairo Campos dos Santos (D), Marcia Morel (D), Regis Arguelles da Costa (D), Robert Lee Segal (D), Tiago Lisboa Bartholo  (D), Francisco Erlon Barros  (DINTER), Isabel Cristina de Aguiar Orquiz (DINTER), Luisa Xavier de Oliveira (DINTER)  e Rute Irene Claudio Crispim  (DINTER).

Alunos de graduação (PIBIC): Adriana Farias Pereira, Aline Cristina dos Santos Silva, Beatriz Eugenio da Rosa Roriz e Malena Mann Habirian da Costa.

Mais detalhes: GESED

 

LIEAS - Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade

Local: Sala A-109 - Anexo FE

Registrado no CNPq

O Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS-FE/UFRJ) é um espaço intra e interinstitucional de pesquisa e estudos, criado em 2004, que tem por objetivos a: - Produção do conhecimento na relação entre educação, ambiente e sociedade; -Articulação com outros grupos institucionais na promoção do debate acadêmico e de intervenção nas políticas públicas relativas à Educação Ambiental; - Promoção de parcerias com órgãos públicos e instituições de ensino na realização de projetos, pesquisas e cursos; - Publicação de artigos, livros e outros materiais que favoreçam a produção e socialização do conhecimento produzido. Instituições e unidades envolvidas: PPGE/UFRJ, IB/UFRJ, Eicos/UFRJ, PPGE/UFF, FE/UFF, UFRRJ, Museu da Vida/Fiocruz, Jardim Botânico, Colégio Pedro II, IBAMA, ICMBio, SEA/RJ, UnB.

Integrantes: Dr. Carlos Frederico B. Loureiro - (PPGE) – Coordenador; Dr. Roberto Leher – PPGE; Dr. Ronaldo Souza de Castro - PPGE ; Dr. Ênio José Serra dos Santos - FE/UFRJ;Dra. Eunice Trein - FE/UFFMarcos Pinheiro Barreto - FE/UFF; Dr. Mauro Guimarães – UFRRJ; Dr. Philippe Pomier Layrargues - Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente

Outros participantes: doutorandos (EIKOS e PPGE), mestrandos (EIKOS e PPGE), bolsistas PIBIC

Mais detalhes: LIEAS

 

LISE - Laboratório do Imaginário Social e Educação

Local: sala A-106 Anexo FE

Criado em 1989 na Faculdade de Educação, o LISE é um espaço destinado à realização de pesquisas, estudos e seminários acerca da relação entre Educação e Imaginário, em suas múltiplas possibilidades de articulação. É composto por professores doutores tanto da Faculdade de Educação, quanto de outras unidades da UFRJ. Conta com a colaboração de professores doutores de outras universidades, numa parceria para congregar pesquisadores da área. Participam, também, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Integrantes: Dra Adriana Mabel Fresquet (PPGE/UFRJ) – Coordenadora; Dra. Nyrma Souza Nunes de Azevedo - (PPGE/UFRJ);Dr.Armando Gens (FE-UFRJ); Dr. Reuber Gerbassi Scofano (professor FE UFRJ); Dra Francimar Arruda; Nilma Figueiredo de Almeida

Outros participantes: mestrandos PPGE/UFRJ; bolsistas PIBIC e PIBIAC

Mais detalhes: LISE

 

GPEE - Grupo de Pesquisa sobre a Ética na Educação

Local: sala A-110 Anexo FE

Registrado no CNPq

O Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE) foi fundado em 2003 por professores pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e se acha registrado no Diretório dos Grupos de pesquisa do CNPq. Os trabalhos investigativos do GPEE se desenvolvem a partir de abordagens teórico-metodológicas diferenciadas buscando somar e não dividir esforços no sentido de pensar e oferecer alternativas para enfrentar os desafios éticos da atualidade. Nessa perspectiva, três grandes referenciais balizam as pesquisas: Ética e Argumentação; Educação Moral na Escola; A relação do aprendizado da educação ética e moral com o ensino de artes.

Integrantes: Dr. Renato José de Oliveira – PPGE/UFRJ – Coordenador; Dra. Maria Judith Sucupira da Costa Lins - PPGE - Vice- coordenadora; Dra Monique Andries Nogueira (FE UFRJ)

Outros participantes: mestrandos e doutorandos do PPGE/UFRJ; bolsista PIBIC

Mais detalhes: GPEE

 

LEDUC- Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação

Local: sala A-108 Anexo FE

Registrado no CNPq

Os objetivos do LEDUC são: reunir atividades de estudo, pesquisa, ensino e extensão no campo da linguagem, leitura e escrita na educação; desenvolver projetos de pesquisa que busquem compreender as concepções, práticas e apropriações de diferentes linguagens, com ênfase na linguagem escrita, por crianças, jovens e adultos, além de docentes, nas instituições educacionais; propor atividades de ensino e extensão que visem à formação de professores e à melhoria do ensino na área da linguagem.

Integrantes: Dra. Ludmila Thomé de Andrade (PPGE/UFRJ)– Coordenadora; Dra. Patrícia Corsino (PPGE/UFRJ); Dr. Marcelo Macedo Corrêa e Castro (professor da FE UFRJ) ; Dra. Claudia Bokel (professora da FE-UFRJ)

Outros participantes: mestrandos e doutorandos do PPGE/UFRJ; bolsista PIBIC

Mais detalhes: LEDUC

 

NEC - Núcleo de Estudos de Currículo

Local: sala A-111 Anexo FE

Registrado no CNPq

Criado em 1992 na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o grupo realiza estudos em Sociologia e em História do Currículo, focalizando tanto a formação de professores quanto as políticas curriculares e os processos de constituição dos conhecimentos escolares, particularmente em áreas como Ciências e História. Contando com docentes que participam do Programa de Pós-Graduação em Educação, as conclusões de pesquisa têm sido socializadas por meio de publicações científicas e da apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais. O trabalho do grupo tem também contribuído para a formação de novos pesquisadores e para a elaboração de monografias, dissertações e teses. Como parte das atividades de socialização dos conhecimentos produzidos, o grupo tem efetuado intercâmbios com pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, com trabalhos expressivos no campo do Currículo. Além disso, o grupo realiza ações de desenvolvimento, ensino e extensão, por meio da organização de eventos, da coordenação de projetos e da preservação de acervos. Destacam-se ainda trabalhos de consultoria, especialmente no que se refere à formação continuada de professores e à elaboração de materiais curriculares.

Integrantes: Dra. Marcia Serra Ferreira PPGE (coordenadora); Dr. Antônio Flávio Barbosa Moreira (UCP - UFRJ); Dr. Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (PPGE - UFRJ); Dra. Carmen Teresa Gabriel (PPGE - UFRJ); Dra. Regina Celi Cunha (Doutora, Professora da FE-UFRJ); Dra. Maria Margarida Pereira de Lima Gomes (PPGE - UFRJ); Dra. Rosanne Evangelista Dias (PPGE - UFRJ); Ms. Cinthia Monteiro de Araujo (Mestre, Professora da FE-UFRJ); Doutor Amilcar Araujo Pereira (Doutor, Professor da FE-UFRJ), Ms. Ana Angelita Costa Neves da Rocha (Mestre, Professora da FE-UFRJ).

Outros participantes: mestrandos e doutorandos do PPGE/UFRJ; bolsistas PIBIC e PIBIAC , PIBID; MEC/SECAD

Mais detalhes: NEC

 

PROEDES - Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade

Local: sala A-104 Anexo FE - telefone 25418392

Registrado no CNPq

O Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES) articulou-se, inicialmente, a partir da investigação e organização que pesquisadores e bolsistas ligados à Faculdade de Educação empreenderam junto ao acervo da Faculdade Nacional de Filosofia. O PROEDES tem se empenhado em desenvolver estudos e pesquisas, bem como examinar, recuperar e organizar fontes documentais, constituindo-se, assim, em um Centro de Documentação interessado em problematizar a memória e a história da Educação Brasileira. Como Programa, tem por objetivos:
a) realizar estudos e pesquisas referentes ao fenômeno da educação, tematizando as diversas modalidades de instituições e saberes educativos, suas práticas e sujeitos;
b) contribuir para a formação de pesquisadores;
c) constituir-se em um centro de documentação em educação brasileira.

Integrantes: Dra. Sonia de Castro Lopes - Coordenadora (PPGE/UFRJ) ; Dra. Maria de Lourdes Fávero (UCP UFRJ) (coordenadora); Dra. Ana Canen (PPGE/ UFRJ); Dra. Irma Rizzini (PPGE/UFRJ); Dr. José Claudio Sooma (PPGE/UFRJ); Dra. Libania Nacif Xavier (PPGE/UFRJ); Dra. Miriam Waidenfeld (FE-UFRJ); Dra Sonia de Castro Lopes (FE-UFRJ)

Outros participantes: mestrandos e doutorandos do PPGE/UFRJ; bolsistas PIBIC e PIBIAC

Mais detalhes: PROEDES

 

LaPEADE - Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação

Local: Sala A-106, Anexo da FE

O LaPEADE tem como objetivos apoiar e promover a participação e a diversidade em educação nas dimensões culturais, políticas e práticas das instituições e sistemas educacionais, contribuir para o desenvolvimento, disseminação e acompanhamento do conhecimento científico-acadêmico a respeito de inclusão em educação e contribuir para a finalização ou a minimização de processos de exclusão em diferentes arenas sociais, com particular ênfase às arenas educacionais - formais e não formais. O grupo foi fundado em dezembro de 2003.

Integrantes: Dra. Mônica Pereira dos Santos PPGE (coordenadora); Dra. Celeste Azulay Kelman (PPGE/UFRJ), Dr. José Jairo Vieira (PPGE/UFRJ); Dra. Maria Vitória Campos Mamede Maia (PPGE/UFRJ); Cristina Nacif Alves (doutoranda PPGE); Kátia Regina Xavier da Silva (Doutora formada pelo PPGE)

Outros participantes: mestrandos e doutorandos do PPGE/UFRJ, bolsistas PIBIC e PIBIAC

Mais detalhes: LaPEADE

 

COLEMARX - Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo

Local: sala A-109 Anexo FE

Registrado no CNPq

O Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo COLEMARX resulta do esforço conjunto de estudantes e professores da FE/UFRJ e do PPGE, mais diretamente vinculados ao Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS) e aos professores Roberto Leher e Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Externamente, incorpora participantes de outras áreas de conhecimento e Programas de Pós-Graduação. O Coletivo reúne estudos e pesquisas que visam às análises da questão social no Brasil e nos demais países latino americanos, particularizando a educação, tendo por referência a contribuição da teoria social crítica do capitalismo, iniciada por Marx e Engels e trilhada por outros intelectuais marxistas, entre eles, Antonio Gramsci, Octávio Ianni e Florestan Fernandes. O COLEMARX realiza encontros semanais alternando momentos de estudos mais densos, relacionados à reflexão da sistemática da teoria e do método, e encontros mais específicos em que os objetos de estudo dos integrantes são debatidos. Para esta última dinâmica, o coletivo se organizou nos seguintes eixos temáticos: 1) educação-questão social (público-privado); 2) formação e trabalho docente; 3) movimentos sociais; 4) financeirização da educação.

Integrantes: Dr. Roberto Leher - Coordenador (EDA-FE-PPGE/UFRJ). Professores-pesquisadores associados: Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (EDF-FE/UFRJ), Dr.ª Vânia Cardoso da Motta (EDA-FE-PPGE/UFRJ); Dr.ª Cláudia Lino Piccinini (EDD-FE/UFRJ), Ms. Jucinato de Sequeira Marques (EDA-FE/UFRJ), Dra Jussara Macedo (EDA-FE/UFRJ), Dr.ª Lígia Karan (EDD-FE/UFRJ) e Dr.ª Rosa Maria Correa das Neves (EDF-FE/UFRJ)

Mais detalhes: COLEMARX

 

LabES- LABORATÓRIO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA FLORESTAN FERNANDES

Local: Faculdade de Educação – sala 228

O Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão que têm como objeto de estudo o ensino de sociologia na educação básica. As pesquisas e estudos desenvolvidos buscam compreender aspectos da trajetória histórica da sociologia como disciplina escolar em suas conexões com a história das ciências sociais no Brasil, investigar as condições de implementação da disciplina no contexto escolar, analisar a legislação pertinente à sociologia na educação básica, registrar experiências didáticas no ensino de sociologia e avaliar o sentidos da sociologia atribuídos por agentes sociais em diferentes contextos históricos.

Integrantes: Dra.Anita Handfas (coordenadora); Julia Polessa Maçaira (FE/UFRJ)

Outros participantes: alunos de graduação e pós-graduação (CESPEB e PPGE)

Mais detalhes: LabES

 

LaPOpE - Laboratório de Pesquisa em oportunidades Educacionais

O LaPOpE dedica-se à investigação do problema clássico da distribuição de oportunidades educacionais, em todos os níveis de escolaridade. Este problema, sabe-se, está intimamente associado à estratificação social e às diversas formas de segmentação observadas nas sociedades contemporâneas. Com abordagens típicas das ciências sociais, analisa aspectos socioeconômicos, culturais, demográficos, raciais e espaciais da desigualdade educacional. Suas pesquisas são produto da atividade coletiva de seus membros, em busca de recursos teóricos e metodológicos em diálogo com a literatura nacional e internacional. O LaPOpE adota procedimentos de pesquisa envolvendo o tratamento e a análise de dados em grande escala, produção de dados primários através de surveys, entrevistas, grupos focais, observação, georreferenciamento, análise socioespacial e documental, e demais recursos de modalidades qualitativas e quantitativas de pesquisa.

Integrantes: Dr. Marcio da costa (coordenador); Dra. Mariane Koslinski (PPGE); Dr. Rodrigo Rosistolato (PPGE); Dra. Rosana Heringer (PPGE); Ana Pires do Prado (pesquisadora), Gabriela Honorato (pesquisadora), , Silvina Julia Fernández (pesquisadora).

Outros participantes: mestrandos, doutorandos do PPGE/UFRJ e bolsistas PIBIC

Mais informações: LaPOpE

 

LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores

Local: Sala 242 da Faculdade de Educação

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED) foi fundado, em junho de 2009, por professoras da Faculdade de Educação da UFRJ, a partir do Edital da FAPERJ Nº 04/2009, para apoio a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. O propósito do LEPED consiste em favorecer estudos e pesquisas sobre saberes e práticas didáticas no lócus de formação e no lócus de atuação de professores, contribuindo para a produção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender, em contextos situados histórica e socialmente determinados.O LEPED abarca até o momento quatro grupos de pesquisas, coordenados pelas professoras que o fundaram e que atuam na área da Didática geral e das Didáticas específicas. Os grupos são compostos por pós-graduandos e licenciandos dos diferentes cursos oferecidos pela UFRJ e outras instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro, professores da Educação Básica e outros pesquisadores interessados. Entre os Grupos de Pesquisa que compõem o LEPED até o momento, encontra-se o GECULT - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Cultura e Arte, coordenado pela profª Monique Andries Nogueira.

Integrantes: Dra. Monique Andries Nogueira PPGE - Coordenadora

Mais detalhes: LEPED

 

Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo

Local: Sala 224 - Faculdade de Educação

Registrado no CNPq

O Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC) tem sua demanda atrelada à compreensão do estudo das políticas, programas e ações de educação do corpo e da expressividade em diferentes instituições sociais. Temos como foco de investigação a educação das técnicas de expressão corporal, artística e esportiva que impacta a formação de redes sociais, a adesão a programas para grupos em situação de risco, a profissionalização para o mercado do entretenimento (esporte e artes), a construção de identidades na formação educacional formal e não formal. Tomamos como aportes teóricos os campos da história e da sociologia aplicada.

Integrantes: Dr. Antonio Jorge Gonçalves Soares PPGE - Coordenador; Dr. Edivaldo Gois Junior - Unicamp (Vice-cP); Dr. Victor Andrade de Melo - PPGE; Dr. Marcos Antônio Carneiro da Silva - UFRJ; Dr. Alexandre Fernandez Vaz - UFSC; Dr. José Jairo Vieira - UFRJ; Dra. Silvia Maria Agatti Lüdorf - UFRJ

Outros participantes: Estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ

Mais detalhes: LABEC

 

Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer

Local: Sala 315 - Instituto de História

Registrado no CNPq

O "Sport" pretende ser um núcleo de excelência que tem como centro de sua atuação os estudos históricos que têm como objeto as práticas corporais institucionalizadas. Seus membros são professores e alunos de graduação e pós-graduação, de várias áreas de conhecimento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outras instituições de nível superior. Suas atividades buscam articular a pesquisa (em todas suas dimensões), o ensino (de graduação e pós-graduação) e a extensão (com oferecimento de eventos, cursos e festivais de natureza diversa).

Integrantes: Dr. Victor Andrade de Melo - PPGE - Coordenador; Dra. Angela Brêtas - UFRJ; Dr. Antonio Jorge Soares - UFRJ; Dr. Cleber Augusto Dias - UFMG; Dr. Coriolano Pereira da Rocha Junior - UFBA; Dr. Diego Santos Vieira de Jesus - PUC/RJ; Dr. Edmundo de Drummond Alves Junior - UFF; Dr. Edônio Alves do Nascimento - UFPB; Dr. Euclides de Freitas Couto - Universidade Federal de São João Del-Rei; Dr. Edivaldo Góis Junior - Unicamp; Dr. Fabio de Faria Peres - UFRJ; Dr. Rafael Fortes - UNIRIO

Outros participantes: professores e alunos de graduação e pós-graduação, de várias áreas de conhecimento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outras instituições de nível superior

Mais detalhes: SPORTS

 

Biblioteca

O Programa conta com duas bibliotecas de amplo e qualificado acesso na área de Educação: a do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, que é anualmente ampliada com sucessivas compras patrocinadas por recursos do CNPq e CAPES; a outra, o Espaço Anísio Teixeira, com volumes doados pelo INEP, oferece ao leitor da pós-graduação o acesso a obras raras da realidade educacional brasileira.

Biblioteca CFCH
Acervo Geral (Psicologia, Serviço Social, Ciência da Informação e Educação): 62.176 títulos e 100.828 volumes

 

Acervo de Educação

Títulos específicos da área de Educação: 19.917 obras (títulos do acervo INEP na UFRJ na Base Minerva - Catálogo Online das Bibliotecas da UFRJ e títulos da Biblioteca do CFCH)
Títulos de periódicos: 2.751 Títulos e 75.197 volumes (total)
Dissertações de mestrado: 946 títulos
Teses de doutorado: 188 títulos
261 URL's de Teses e Dissertações de Educação em texto completo

 

Bases de Dados

- Base Theoroi: teses e dissertações de produção acadêmica dos programas de pós-graduação do CFCH a partir de 1972.
- Portal de periódicos CAPES ;
- Base Minerva ( todo material bibliográfico da UFRJ on line) www.minerva.ufrj.br

Coleção Especial

- Coleção CBPE/INEP do antigo Centro Brasileiro de Pesquisa Educacional do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - aproximadamente 13.000 livros que estão sendo inventariados.
- Obras Raras e/ou especiais identificadas - 92 (Coleção CBPE/INEP)

Recursos de informática

Além dos laboratórios equipados e mantidos pelo Programa e/ou agências de fomento e onde se desenvolvem os projetos das diferentes linhas de pesquisa já mencionados anteriormente, a Faculdade de Educação possui um laboratório de informática com 20 computadores ligados à internet para uso dos alunos de graduação e de pós-graduação. Além disso, a sala de estudos específica dos alunos da pós-graduação possui seis computadores ligados à internet.
A secretaria da pós-graduação possui seis computadores – cinco computadores de mesa e um laptop – um data-show e cinco impressoras. Dessa forma, a secretaria, que conta com quatro técnicos administrativos e uma recepcionista, encontra-se bem equipada.

Sala de Estudos dos Alunos da Pós

Sala de estudos dos alunos do PPGE, disponível pela manhã, tarde e noite, com obras de referência, mesas de estudo e seis microcomputadores com ligação à internet.



© Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Avenida Pasteur 250 fundos, sala 234 - CEP:22290-902 - Campus da Praia Vermelha
tel: (21)2295-4047 / 4346 - e-mail:ppge@fe.ufrj.br