Ensino de Ciências e Biologia

O Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica – CESPEB –, com ênfase no Ensino de Ciências e Biologia, tem como objetivo promover a formação continuada de professores que atuam nas disciplinas de Ciências e de Biologia, nos Ensinos Fundamental e Médio, respectivamente, e especialmente, aqueles que atuam nas Redes Públicas de Ensino. Para que o curso cumpra seu objetivo, as questões teóricas são sempre tratadas numa relação direta com o cotidiano escolar e com os desafios que se impõem ao professor nos dias de hoje. As disciplinas do curso fomentam reflexões teórico-práticas sobre conteúdos de Ciências e Biologia e suas articulações com demandas sociais e ambientais, abordando temas socialmente agudos e a formação científica dos estudantes da educação básica. Assim, a especialização do CESPEB articula conhecimentos específicos de diversos campos da Biologia à prática docente para, desta forma, proporcionar aos professores dos Ensinos Fundamental II e Médio estratégias de aprimoramento do seu trabalho, seja na relação com o ensino ou na interação com seus estudantes. Busca, desta maneira, contribuir para a construção de uma educação pública socialmente referenciada e pautada por questões socioambientais, necessária a transformação da sociedade em direção à justiça e sustentabilidade. O curso tem duração de 18 meses, divididos em módulos de menor extensão, compostos por disciplinas do núcleo comum, disciplinas específicas da ênfase e as destinadas a metodologias de pesquisa e elaboração de monografia.