Ensino Contemporâneo de Artes

A Ênfase Ensino Contemporâneo de Arte / CESPEB-UFRJ foi criada em 2019 pela parceria interinstitucional de professores/as das diversas linguagens artísticas do Colégio de Aplicação e da Faculdade de Educação, congregando também docentes do Colégio Pedro II e da Secretaria Municipal de Educação. Tem por objetivo geral criar um espaço de formação continuada em Ensino da Arte baseada na interlocução com professores/as licenciados/a nas diferentes linguagens artísticas de forma qualificada e de modo a atender às exigências, às especificidades e os desafios impostos ao exercício do ensino de arte na escola básica brasileira na contemporaneidade. Dessa forma, se propõe a

•          Contribuir para produção e sistematização do conhecimento em Ensino da Arte a partir do desenvolvimento de pesquisas e trabalhos teóricos e práticos numa perspectiva interdisciplinar.

•          Propiciar a compreensão de fundamentos teórico-metodológicos que contribuam para o entendimento de processos artísticos e ensino da arte.

•          Desenvolver poéticas, processos de criação e práticas contemporâneas das linguagens artísticas na educação básica.

•          Explorar os diálogos entre a atuação do artista, do/a professor/a e do/a pesquisador/a em suas múltiplas possibilidades de convergências e simultaneidades.

•          Propiciar a compreensão do pensar e do fazer Arte como experiência educacional, estética e política, pressupondo procedimentos poéticos e sensíveis que possibilitam a confluência e a articulação entre espaços e saberes diversos, expandindo formas de resistência e ensaiando outros modos de tornar-se a ser o que se é.

•          Compartilhar, aprofundar e analisar saberes e práticas pedagógicas do Ensino de Artes na Educação Básica nos sistemas escolares potencializando o lugar do/a professor/a como autor/a de políticas de currículo.

•          Fortalecer a formação continuada do/a professor/a de artes, reiterando sua participação ativa e protagônica seja no trabalho docente, seja frente às políticas públicas de Educação.