nipiac

Portal

APRESENTAÇÃO

Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi fundado em 1998 e está vinculado a duas unidades na UFRJ: o Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia e à Faculdade de Educação. É um núcleo que congrega pesquisadores de diferentes universidades e que produz pesquisa e extensão, bem como divulgação científica nas áreas da infância e juventude, por meio de livros, artigos e coletâneas.  A Coleção Infância e Adolescência no Contemporâneo, lançada em 2001, conta, hoje, com seis publicações.  Em 2006 o NIPIAC lançou o Observatório da Infância e Adolescência, veículo de divulgação de ideias e discussão de questões sobre crianças e jovens.  Pelo NIPIAC diversos eventos científicos sobre infância e juventude foram realizados: Juventude e Política;  Questões de Leitura e Escrita de Crianças;  Pesquisa Qualitativa e de Intervenção com Crianças e Jovens; Adolescência e Justiça e muitos outros.  No âmbito de ações e intervenções, o NIPIAC realizou projetos junto às Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Social, Governo do Estado do Rio de Janeiro, escolas públicas e privadas, e hospitais. O NIPIAC foi membro fundador e mentor do JUBRA – Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, realizado pela primeira vez na UFRJ em agosto de 2004, tendo em 2015 novamente sediado sua VI edição.

Mais recentemente o núcleo lançou a revista Desidades, veículo de difusão de informações científicas na área da infância e juventude para um público mais amplo.
Tem como objetivos :

  1. apoiar e promover estudos científicos na área da infância e da juventude;

  2. estabelecer intercâmbios com outros pesquisadores da área, nacional e internacionalmente;

  3. articular e organizar ações e intervenções sobre problemas que afetam a infância e a juventude;

  4. oferecer consultorias, cursos e eventos para divulgação de conhecimento e intercâmbios de experiências;

  5. atuar junto a organismos governamentais e da sociedade civil em questões da infância e juventude;

  6. formar profissionais e pesquisadores para atuação nessa área.



Visite o site oficial do NIPIAC

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br