leped

Portal

APRESENTAÇÃO

A investigação sobre o domínio do conhecimento da Didática em interface com os campos do Currículo e da Formação de Professores constitui o interesse principal do LEPED. O nosso propósito consiste em viabilizar estudos e pesquisas que possibilitem a produção de conhecimento no campo da Didática, de forma a sustentar ações de formação e prática docentes que visem a contribuir com melhoria das condições de ensino e aprendizagem das diferentes disciplinas escolares do currículo da educação básica. Embora seja um tema bastante discutido pela literatura da área, a complexidade do processo de ensinar e aprender, núcleo central da Didática e especificidade do ofício docente, continua representando um claro e grande desafio. Considerando que a pesquisa alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo, não se pode compreender uma formação de professores que desconsidere o papel desta para a aproximação dos estudantes – futuros professores – com as práticas profissionais já existentes. Nesta perspectiva, a pesquisa educacional representa uma estratégia privilegiada de produção de conhecimentos sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que vivem, sobre processos de ensinar e de aprender em diferentes contextos, sobre propostas curriculares, sobre a organização do trabalho educativo e sobre os desafios que envolvem a prática docente. É nessa interface que reside o interesse do LEPED: investir em estudos e pesquisas que contribuam para afirmar o papel da Didática no processo mais amplo de formação e atuação de professores para a educação básica.

Temos como objetivos:

  • Disseminar reflexões acerca do papel da Didática na formação dos professores;

  • Realizar pesquisas sobre diferentes temas no campo da Didática e da formação de professores, que possam gerar monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado;

  • Elaborar programas de trabalho nas diferentes didáticas, que favoreçam a construção de conhecimento pedagógico pelos professores, para enfrentarem as situações cotidianas e as dificuldades concretas do seu trabalho;

  • Refletir sobre as formas de viver a prática pedagógica e a profissão docente no tempo presente;

  • Criar fóruns de debate;

  • Promover oportunidades para a iniciação científica de estudantes das licenciaturas, mediante a participação nos diferentes projetos de pesquisa realizados pelo grupo;

  • Realizar seminários interinstitucionais;

  • Elaborar relatórios, artigos e outros trabalhos acadêmicos para socialização em fóruns, seminários, congressos e outros eventos científicos.


  • Visite o site oficial: http://www.leped-feufrj.com.br/site/

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br