colemarx

Portal

APRESENTAÇÃO

O Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX) da Faculdade de Educação da UFRJ e de seu Programa de Pós-Graduação em Educação é constituído por docentes e estudantes da instituição e, também de outras áreas de conhecimento e Programas de Pós-Graduação. O Coletivo tem como objetivo analisar as políticas educacionais e as relações entre trabalho e educação, Estado e movimentos sociais, tendo em vista a questão social no Brasil e nos demais países latino-americanos tendo como referência a teoria social crítica do capitalismo, iniciada por Marx e Engels e trilhada por outros intelectuais marxistas, entre eles, Antonio Gramsci e Florestan Fernandes.

O COLEMARX é um coletivo aglutinador de pesquisas e estudos marxistas abordando distintas dimensões da questão social. Entre suas principais preocupações teóricas, vem se dedicando à reflexão sistemática da teoria e do método. Entre os seus interesses de estudo, o COLEMARX tem investigado os seguintes eixos temáticos: 1) empresariamento da educação pública; 2) trabalho e formação docente; 3) educação popular e movimentos sociais; 4) financeirização da educação.

Visite o site oficial do Colemarx em www.colemarx.com.br

Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br