Nota de esclarecimento da Faculdade de Educação da UFRJ sobre adiamento do início do semestre 2017-2

29 de agosto de 2017

Aos alunos, professores e técnicos administrativos da Faculdade de Educação da UFRJ

A Direção da Faculdade de Educação da UFRJ vem a público prestar os seguintes esclarecimentos referentes ao adiamento do semestre letivo de 2017-2, que deveria ter se iniciado no dia 28/08/2017.

a) A Direção da FE/UFRJ vem acompanhando de perto o cronograma de obras referentes à instalação dos módulos para salas de aula na Praia Vermelha, frequentemente solicitando ao Condomínio de Salas da Praia Vermelha informações sobre o andamento das obras;

b) No dia 25/08/2017, por volta das 15h, a Direção da FE/UFRJ recebeu o seguinte comunicado da Prefeitura Universitária, encaminhado pelo Condomínio de Salas da Praia Vermelha: “Prezados, Conforme vistoria realizada na presente data no local da montagem do novo prédio do aulário no Campus da Praia Vermelha junto com as equipes técnicas, e diante da verificação dos contratempos causados pelos três dias de paralisação por causa das chuvas e fortes ventos na última sexta-feira e final de semana, venho trazer as seguintes informações para a atualização do cronograma de ações junto às Decanias (e Unidades) do CCJE e CFCH (Condomínio da PV): Dia 28/08- entrega do Bloco 2 (bloco junto ao anexo do CFCH) com acesso/infraestrutura (ar cond., elétrica e banhos)/mobiliário na salas/salas limpas; Dia 30/08- entrega do Bloco 1 (bloco junto a rua do caixa eletrônico do Banco do Brasil) com acesso e infraestrutura (ar cond., elétrica e banhos/salas limpas/sem mobiliário na salas ) (...) Atenciosamente, Paulo Mario Ripper, Prefeito da UFRJ.”

c) Diante desta informação, a Direção da FE/UFRJ e as Coordenações de Pedagogia e Licenciaturas confiaram no parecer técnico da Prefeitura da UFRJ e passaram a divulgar a informação sobre o início das aulas dia 28/08 para estudantes e docentes, divulgando a informação no website da FE e no facebook;

d) No dia 28/08, a Decania do CFCH enviou a seguinte informação às unidades da PV, por volta das 8:30 da manhã: “Prezadas/os todas/os, acabo de identificar as vinte e duas salas que seriam liberadas, mas avalio que não exista condições de uso do Pavilhão de Salas de Aula. A parte elétrica está inconclusa, com várias salas sem luz, com fios soltos, sem mobiliário, algumas sem parede; a parte hidráulica tampouco está pronta; grande parte das salas está sem porta, inclusive os banheiros. (...) Decidimos por evacuar o Pavilhão, eu e o engenheiro Ijapoan, da PU. Recomendo que os coordenadores de curso comuniquem pelo SIGA, o adiamento do retorno às aulas. No dia 31 faremos outra avaliação com a Prefeitura Universitária. Saudações. Lilia Guimarães Pougy, Decana do CFCH. Comissão Mista do Condomínio de Salas de Aula da Praia Vermelha”.

e) Diante da mensagem acima e da constatação in loco por parte da Coordenação do Curso de Pedagogia e da Direção da FE/UFRJ sobre as condições inaceitáveis para funcionamento das atividades acadêmicas nos módulos da Praia Vermelha, a Direção da FE/UFRJ, em conjunto com a Coordenação de Pedagogia e com as chefias de Departamento deliberou pela suspensão das aulas na Praia Vermelha na semana de 28/08 a 01/09/2017, para que se aguarde a conclusão dos módulos. Enviamos este comunicado por email para professores, aos alunos de Pedagogia pelo SIGA e publicamos o comunicado no website e na página do Facebook da FE/UFRJ por volta das 10h do dia 28/08, procurando evitar assim que os alunos do turno da tarde e noite se deslocassem até o campus, o que de fato foi evitado.

f) Em nenhum momento houve negligência, descuido ou falta de respeito por parte da Direção da FE/UFRJ ou da Coordenação de Pedagogia em relação aos alunos e docentes. Ao contrário, todas as nossas ações e decisões foram pautadas pelo empenho em garantir as melhores condições possíveis de instalações e infraestrutura para os cursos de Pedagogia e Licenciaturas.

g) Neste sentido, o que fizemos foi seguir estritamente as orientações da decania do CFCH e da Prefeitura Universitária, órgão responsável pela fiscalização e acompanhamento das obras que emitiu no dia 25/08 informação oficial sobre a liberação do espaço para funcionamento das aulas nos novos módulos da PV.

h) Cabe também destacar que os alunos da Faculdade de Educação que chegaram às 7:30 da manhã do dia 28/08 foram recepcionados pela Coordenação de Pedagogia e pelos professores das disciplinas alocadas para este horário. Assim que houve a constatação da impossibilidade de utilizar os módulos da PV, estes alunos, com o apoio da Decania do CFCH, foram conduzidos a outros espaços da PV, onde tiveram aulas. Não houve aulas em corredores. As turmas foram alocadas em auditórios e salas de aula da PV e uma das turmas teve aula no pátio interno do Anexo da FE.

i) A Direção da FE/UFRJ e as Coordenações de Pedagogia e Licenciaturas se pautam pela transparência em sua gestão, pela comunicação e diálogo constante com os alunos e pela defesa intransigente da universidade pública, gratuita e de qualidade. Sabemos e acompanhamos com apreensão os contingenciamentos e cortes de recursos a que as universidades federais têm sido submetidas e apoiamos todas as ações da gestão da UFRJ visando ampliar os recursos para a instituição junto ao governo federal.

j) Na busca de cumprir este compromisso com a qualidade da educação oferecida pela UFRJ continuaremos acompanhando de perto a situação de infraestrutura para o funcionamento dos cursos da Praia Vermelha e manteremos a comunidade da FE/UFRJ informada sobre o início efetivo das aulas, que só se dará em condições adequadas de conforto e segurança para todos.

Certas de contar com a compreensão e colaboração de todos, ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,

Direção