ITEC realiza trabalho com alunos de Letras-Libras na oficina Isto Não É um Aluno

29 de agosto de 2017

A oficina “Isto Não é um Aluno / Isto não é um professor” objetiva compor as características do texto e da imagem tensionando suas potencialidades na contramão do que comumente vivenciamos no ambiente educacional. Nele, alunos e professores têm imagens fixas que tendem a impedir que as particularidades de ambos apareçam, para além deste lugar marcado e artificialmente criado pela instituição escolar. Inspirados pela provocação de Magritte “Ceci n’est pas um pipe”, e pelo título da obra de José Gimeno Sancristan “O aluno como invenção”, apostamos na possibilidade de relacionar a produção textual do aluno / professor sobre si próprio (“Isto é...”), dotada de sua subjetividade, com a sua própria imagem (“Isto não é um aluno / professor”), registrada em uma foto nos moldes tradicionais da acepção do aluno passivamente sentado na carteira da sala de aula ou do professor diante do quadro. Ao contrastar texto e imagem, intencionamos encenar o encontro das diversas representações que compõem a cena pedagógica e midiática contemporânea, centrando-nos principalmente naquelas derivadas de seus atores centrais, professores e alunos.