Cerimônia de Emerência da professora Alda Judith Alves Mazzotti acontece no Colégio Brasileiro de Altos Estudos

16 de novembro de 2016

Bem-vinda à Faculdade de Educação da UFRJ, Professora Emérita Alda Judith Alves Mazzotti!

O belíssimo Salão do Colégio Brasileiro de Altos Estudos foi o cenário escolhido para a realização da Sessão Solene do Conselho Universitário para outorga do título de Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) à professora Alda Judith Alves Mazzotti, pela grande contribuição prestada à ciência e ao ensino articulada à universidade.

A sessão realizada no dia 07/11/16 foi presidida pelo Magnífico Reitor, professor Roberto Leher, e composta pelas seguintes autoridades: a Diretora da Faculdade de Educação (FE), professora Carmen Teresa Gabriel; a Decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), professora Lilia Guimarães Pougy; e do Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Antônio Flávio Moreira.

A professora Alda Judith Alves Mazzotti adentrou o salão acompanhada pela Comissão de Honra, formada por representantes das instâncias e dos segmentos da comunidade acadêmica que compõe a Faculdade de Educação da UFRJ: as professoras Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Ana Ivenick, Gabriela de Souza Honorato (atual Chefe de Departamento de Fundamentos da Educação) e Ligia Elliot (Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação durante o exercício docente da homenageada) e o Secretário Geral da FE/UFRJ, Leonardo Vasconcellos Bragança e Oliveira.

A homenagem inicial à professora Alda ficou a cargo do também Professor Emérito, Antônio Flávio, que iniciou sua fala citando Guimarães Rosa: "Merece a gente aproveitar o que vem e se pode, o bom da vida é só de chuvisco."

A Diretora da FE/UFRJ, Carmen Teresa, trouxe a memória de como a homenageada se faz presente em sua carreira docente, tanto através da literatura acadêmica quanto nos encontros entre pesquisadoras do campo da educação. Lembrou, inclusive, da participação da professora Alda na banca do concurso de professora titular a que se submeteu na universidade e citou o fascínio pela garra "em forma de sorriso" da homenageada que considera "um detalhe, mas nada módico em tempos tão sombrios como os que estamos vivendo em nosso presente".

A Decana do CFCH, Lilia, saudou a FE/UFRJ "por conseguir cumprir os ritos acadêmicos e promover uma celebração dos seus professores" porque, segundo a professora, são esses momentos que ajudam a perceber as conquistas e renovar os votos acadêmicos e afetivos, de trabalho e de projetos que estão por vir.

Após a outorga do título de emerência pelo Magnífico Reitor, a professora Alda fez uma retrospectiva da sua carreira acadêmica durante o seu discurso, trazendo ao conhecimento das convidadas e dos convidados os contextos de sua formação e atuação no campo educacional.

A sessão foi encerrada após o discurso do Magnífico Reitor, que demonstrou como a trajetória da homenageada nos estimula a resistir e re-existir aos retrocessos e ataques reacionários que vêm encontrando espaço em nossa sociedade e que atingem sobremaneira as instituições públicas, em especial as universidades.