CURSOS DE EXTENSÃO OFERECIDOS PELO GRAFE

1) Ler e escrever na escola: elaborando saberes, construindo práticas

Objetivo: Ampliar as discussões sobre formação de professores, saberes e práticas no ensino da leitura e escrita, este visto como processo de inserção das crianças nas práticas sociais de uso da língua, em que não se separa o momento de aprender a ler e escrever do momento de ler e escrever.

Público-alvo:professores alfabetizadores atuantes na rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro e aos alunos do curso de Pedagogia.

Vagas:30

Local:Faculdade de educação (UFRJ) - Praia Vermelha

Período:de 28 de setembro de 2016 a junho de 2017

Dias:Quinta-feira - 14:00 às 16:00

2) Reflexões sobre a avaliação do texto escolar: teorias, práticas e saberes docentes

Objetivos:(1) Atualizar e ampliar conhecimentos sobre as teorias acadêmicas e a prática docente, no que diz respeito ao ensino de escrita e à avaliação de textos produzidos em contexto escolar da Educação Básica; (2) Discutir critérios de avaliação que tenham como consequência uma prática condizente com a realidade social e cognitiva dos estudantes de Língua Portuguesa da Educação Básica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de sua capacidade linguística.

Público-alvo:Professores de Língua Portuguesa da Educação Básica e Licenciandos de Letras

Vagas:30

Local:Faculdade de Letras

Período:De 19 de setembro a 21 de novembro de 2016

Dias:Segundas-feiras, das 14:00 às 16:00

3) EU, ESCRITOR... A arte de ler, pensar, refletir, saborear, produzir...

Objetivos:(1) Perceber a leitura e a escrita como práticas sociais; (2) Desenvolver familiarização com diferentes leituras e diversas composições escritas, de modo a criar o prazer ao ler e ao escrever textos de diferentes tipos e gêneros; (3) Desenvolver procedimentos próprios do pensamento crítico: apreensão de conceitos, argumentação e problematização; (3) Estimular a autonomia; (4) Promover a leitura, por meio do reconhecimento da língua como instrumento de comunicação, reflexão e objeto estético; (5) Estimular a criatividade, a imaginação e a sensibilidade, usando técnicas individuais e de trabalho coletivo.

Público-alvo:Alunos do Ensino Fundamental II, do 7º ao 9º ano, matriculados regularmente na Escola Municipal Finlândia. Como há a previsão do projeto também ocorrer em outras escolas municipais e em escolas estaduais, caso ocorra a expansão da oferta, teremos como público-alvo alunos do ensino fundamental II e ensino médio

Local:Escola Municipal Finlândia

Período:De 9 de setembro a 16 de dezembro de 2016