UFRJ

Histórico

A Faculdade de Educação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro encontra suas raízes na antiga Faculdade Nacional de Filosofia. Sua concepção como uma Unidade de Educação, no entanto, remonta à década de 30.

Em 1939, como conseqüência do Decreto-Lei no. 1190, de 4 de Abril de 1939, organiza-se, na Universidade do Brasil, a Faculdade Nacional de Filosofia que incluía, ao lado de três outras Seções, uma de Pedagogia e outra de Didática.

O regimento da Faculdade Nacional de Filosofia, aprovado pelo Conselho Universitário em 1946, previa a missão de preparar professores de nível médio. Por esse mesmo Regimento, a área da Educação passava a integrar, ao lado de nove outros Departamentos, o DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO.

Até 1968, cuidou a Faculdade Nacional de Filosofia, no que diz respeito à área de Educação, da formação de Bacharéis em Pedagogia para o preenchimento dos cargos de "Técnicos em Educação do Ministério de Educação" e de Licenciados correspondentes ao curso que ministrasse a disciplina a ser lecionada.

Após 29 anos de funcionamento encerrava a Faculdade Nacional de Filosofia as suas atividades. Nascia, como fruto da Reforma Universitária, a Faculdade de Educação, prevista na Reforma Francisco Campos.

No dia 11 de Julho de 1968, declarada extinta a Faculdade Nacional de Filosofia, instalava-se a Faculdade de Educaçãodo C.F.C.H. Não foi, portanto, a Faculdade de Educação recebida como simples remanescente da Seção de Pedagogia da antiga Faculdade Nacional de Filosofia.

Sua proposta endereçava-a à gerência e desenvolvimento de cursos em todas as áreas de educação, em nível de graduação e pós-graduação, à realização de pesquisas e de experimentações pedagógicas. Funcionando inicialmente nas próprias instalações da antiga Faculdade Nacional de Filosofia, transferiu-se, em dezembro de 1969, para o imóvel onde até hoje se encontra: dependências do Palácio Universitário, situado à Avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha, Rio de Janeiro.



Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário, 2º andar (Fórum de Ciência e Cultura) – Campus Praia Vermelha – Rio de Janeiro – CEP 22.290-240

www.educacao.ufrj.br