Prof Dr. Carlos Frederico Bernardo Loureiro

Livros (capítulos e texto integral)

- Loureiro, C. F. B. O que queremos com política de educação ambiental no Brasil? In: Molon, S. I. e Dias, C. M. S. (orgs.) Alfabetização e educação ambiental: contextos e sujeitos em questão. Rio Grande: Editora da FURG, 2010.

- Bozelli, R. L.; Lopes, A. F.; Santos, L. M. F. dos (orgs.); Loureiro, C. F. B. et al. Conhecimento de aspectos socioambientais e de iniciativas de educação ambiental existentes em municípios da Bacia de Campos – RJ. Rio de Janeiro: Projeto Pólen. Pólos Educativos do Norte-Fluminense e Região, 2010.

- Loureiro, C. F. B. Sustentabilidade democrática, justiça social e equilíbrio ecológico: contribuições da educação ambiental ao debate. In: Maciel, I. e Santos, N. M. (orgs.) Cidadania em debate. Rio de Janeiro: Jauá editora: Museu da República, 2009.

- Loureiro, C. F. B. Educação ambiental no licenciamento: aspectos legais e teórico-metodológicos. In: Loureiro, C. F. B. (org.) Educação ambiental no contexto de medidas mitigadoras e compensatórias de impactos ambientais: a perspectiva do licenciamento. Salvador: Instituto do Meio Ambiente, 2009.

- Loureiro, C. F. B. e Anello, L. A construção de uma proposta do IMA de educação ambiental no licenciamento e fiscalização de atividades poluidoras: um breve relato. In: Loureiro, C. F. B. (org.) Educação ambiental no contexto de medidas mitigadoras e compensatórias de impactos ambientais: a perspectiva do licenciamento. Salvador: Instituto do Meio Ambiente, 2009.

- Loureiro, C F B. Crítica ao fetiche da individualidade e aos dualismos na educação ambiental. In: Educação ambiental, gestão pública, movimentos sociais e formação humana: uma abordagem emancipatória. São Carlos: RIMA, 2009.

- Loureiro, C. F. B., Barbosa, G. L., Zborowski, M. B. Os vários “ecologismos dos pobres” e as relações de dominação no campo ambiental. In: Loureiro, C. F. B., Layrargues, P. P. e Castro, R. S. de (orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.

- Loureiro, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2009.

- Irving, M. A., Giuliani, G. M. e Loureiro, C. F. B. Natureza e sociedade: desmitificando mitos para a gestão de áreas protegidas. In: Irving, M. A., Giuliani, G. M. e Loureiro, C. F. B. (orgs.) Parques estaduais do Rio de Janeiro: construindo novas práticas para a gestão. São Carlos: RIMA, 2008.

- Loureiro, C. F. B. et al. Parque Estadual da Serra da Concórdia: entre o ciclo do café e a proteção de remanescentes de mata atlântica. In: Irving, M. A., Giuliani, G. M. e Loureiro, C. F. B. (orgs.) Parques estaduais do Rio de Janeiro: construindo novas práticas para a gestão. São Carlos: RIMA, 2008.

- Arruda, R., Labra, J. P. e Loureiro, C. F. B. Una panorámica sobre los usos de las TIC en la formación de postgrados en Educación Ambiental de España y de Brasil. In: Roig Vila, Rosabel (org.). Investigación e innovación en el conocimiento educativo actual. Alcoy: Editorial Marfil S.A., 2008.

- Loureiro, C. F. B. e Viégas, A. Diálogos entre a tradição dialética marxiana e a complexidade em Morin: contribuições para a educação ambiental. In: Baggio, A. e Barcelos, V. (orgs.) Educação ambiental e complexidade: entre pensamentos e ações. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.

- Loureiro, C. F. B.; Azaziel, M.; Franca, N. Educação Ambiental e Gestão Participativa em Unidades de Conservação. 3ª edição. Rio de Janeiro, Ibase/Ibama, 2008.

- Loureiro, C. F. B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: Loureiro, C. F. B.; Layrargues, P. P. & Castro, R. S. de. (Orgs.) Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.

- Loureiro, C. F. B. Teoria Social e Questão Ambiental: Pressupostos para uma Praxis Crítica em Educação Ambiental. In: Castro, R. S., Layrargues, P. P. e Loureiro, C. F. B. (orgs.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 5ª edição. São Paulo, Cortez, 2008.

- Loureiro, C F B Pensamento crítico, tradição marxista e a questão ambiental: ampliando os debates. In: Loureiro, C F B (org.) A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

- Loureiro, C. F. B. Pesquisa-ação participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: Tozoni-Reis, M. F. de Campos (org.) A pesquisa-ação participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume/Fapesp/Fundibio, 2007.

- Loureiro, C. F. B. Karl Marx: História, crítica e transformação social na unidade dialética da natureza. In: Carvalho, I. C. de M.; Grünn, M; Trajber, R. (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: MEC/UNESCO, 2006 (publicado em novembro de 2007 em CD-ROM e impresso em 2009).

- Loureiro, C. F. B., Amorim, E. P.; Azevedo, L. Cossío, M. B.. Conteúdo, gestão e percepção da educação ambiental nas escolas. In: Trajber, R; Mendonça, P. R. (orgs.). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: SECAD/MEC, 2006. (publicada em outubro de 2007).

- Loureiro, C. F. B. et al. Região Sudeste. In: Trajber, R; Mendonça, P. R. (orgs.). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: SECAD/MEC, 2006. (publicada em outubro de 2007).

- Loureiro, C; F. B. e Viégas, A. A relação entre os conceitos de totalidade e de práxis e suas implicações para a educação ambiental: breve incursão na tradição dialética histórico-crítica. In: Guerra, A. F. S. e Taglieber, J. E. (orgs.) Educação ambiental: fundamentos, práticas e desafios. Itajaí: UNIVALI, 2007.

- Loureiro, C. F. B. Educação ambiental: diálogos e desafios. In: Gracindo, R. V.; Loureiro, C. F. B.; Silva Júnior, J. dos R.; Alvarenga, M. S. de; Ribeiro, M.; Dias da Silva, R. H. (orgs.). Educação como exercício da diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio-educacionais. Vols. 1 e 2. Brasília: Líber Livro, 2007.

- Loureiro, C. F. B. Emancipação. In: Ferraro Junior, L. A. (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores – vol. 2. Brasília: MMA, 2007.

- Loureiro, C. F. B. e Cossío, M. F. B. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental”. In: Mello, S. e Trajber, R. (orgs.) Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. Brasília: MEC/UNESCO, 2007.

- Loureiro, C. F. B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In: Mello, S. e Trajber, R. (orgs.) Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. Brasília: MEC/UNESCO, 2007.

- Loureiro, C. F. B., Azaziel, M., Franca, N. Educação ambiental e conselho em unidades de conservação: aspectos teóricos e metodológicos. Rio de Janeiro: Ibase, 2007.

- Loureiro, C. F. B. e Lima, M. J. G. S. A educação ambiental e a escola: uma tentativa de (re) conciliação. In: Paz, R. J. (org.) Fundamentos, reflexões e experiências em educação ambiental. João pessoa: EDUFPB, 2007.
- Loureiro, C. F. B. e Azaziel, M. Áreas protegidas e “inclusão social”: problematização do paradigma analítico-linear e seu separatismo na gestão ambiental. In: Irving, M. de A. (org.). Áreas protegidas e inclusão social: construindo novos significados. Rio de Janeiro: Aquarius, 2006.

- Loureiro, C. F. B. e Santos, C. A dimensão afetiva na educação ambiental, sob a perspectiva da constituição interdependente entre subjetividade e objetividade no devir. In: Matos, K. S. L. (org.) Cultura de paz, educação ambiental e movimentos sociais: ações com sensibilidade. Fortaleza: Edufc, 2006.

- Loureiro, C. F. B. Problematizando conceitos: contribuição à práxis em educação ambiental. In: Loureiro, C. F. B.; Layrargues, P. P. e Castro, R. S. de. Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

- Loureiro, C. F. B. O Movimento ambientalista e o pensamento crítico: uma abordagem política. 2ª edição. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.

- Loureiro, C. F. B. Educação ambiental e “teorias críticas”. In: Guimarães, M. (org.) Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas: Papirus, 2006. (2ª edição 2007; 3ª edição 2008).

- Loureiro, C. F. B. Teoria crítica. In: Ferraro Junior, L. A. (org.) Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

- Loureiro, C. F. B. Abordagens metodológicas em Educação Ambiental. In: SECTAM/Pará. Múltiplas falas, saberes e olhares: os Encontros de Educação Ambiental no estado do Pará. Belém, 2005.

Livros Organizados

- Loureiro, C. F. B. (org.) Educação ambiental no contexto de medidas mitigadoras e compensatórias de impactos ambientais: a perspectiva do licenciamento. Salvador: Instituto do Meio Ambiente, 2009.

- Loureiro, C F B (org.) Educação ambiental, gestão pública, movimentos sociais e formação humana: uma abordagem emancipatória. São Carlos: RIMA, 2009.

- Loureiro, C. F. B., Layrargues, P. P. e Castro, R. S. de (orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.

- Irving, M. A., Giuliani, G. M. e Loureiro, C. F. B. (orgs.) Parques estaduais do Rio de Janeiro: construindo novas práticas para a gestão. São Carlos: RIMA, 2008.

- Gracindo, R. V.; Loureiro, C. F. B.; Silva Júnior, J. dos R.; Alvarenga, M. S. de; Ribeiro, M.; Dias da Silva, R. H. (orgs.). Educação como exercício da diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio-educacionais. Vols. 1 e 2. Brasília: Líber Livro, 2007.

- Loureiro, C. F. B.; Layrargues, P. P. e Castro, R. S. de. Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

Prefácio de Livro

- Apresentação. Loureiro, C. F. B. (org.) Educação ambiental no contexto de medidas mitigadoras e compensatórias de impactos ambientais: a perspectiva do licenciamento. Salvador: Instituto do Meio Ambiente, 2009.

- Apresentação. Loureiro, C. F. B., Layrargues, P. P. e Castro, R. S. de (orgs.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009.

- Rodrigues, A. C. A educação ambiental e o fazer interdisciplinar na escola. Juiz de Fora: Junqueira e Marin editores, 2008.

- Loureiro, C. F. B. Apresentação à segunda edição. In: Tozoni-Reis, M. Freitas de C. Educação ambiental: natureza, razão e história. 2ª edição. Campinas: Autores Associados, 2008.

Periódicos

- Loureiro, C. F. B. Mundialização do capital, sustentabilidade democrática e políticas públicas: problematizando os caminhos da educação ambiental. Ambiente e Educação. Rio Grande, v. 14, 2009. p. 11 – 22.

- Loureiro, C. F. B. E Azaziel, M. Dialética de Marx, pós-modernismo ambientalista e transição ao socialismo. Revista Theomai: estúdios sobre sociedad e desarrollo. Buenos Aires/Argentina. N. 20. julho a dezembro de 2009. p. 105 – 124.

- Loureiro, C. F. B. e Cunha, C. C. Reservas extrativistas: limites e contradições de uma territorialidade seringueira. Revista Theomai: estúdios sobre sociedad e desarrollo. Buenos Aires/Argentina. N. 20. julho a dezembro de 2009. p. 169 – 185.

- Loureiro, C. F. B. et al. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. CEDES, Campinas. V. 29, n. 77, abril 2009.

- Loureiro, C F B e Lima, M. J. G. S. Educação ambiental e educação científica na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica. Acta Scientiae. Canoas, V. 11, n. 1, jan./jun. 2009.

- Loureiro, C. F. B. e Cunha, C. C. Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação: elementos para se pensar a sustentabilidade democrática. Ambiente e Sociedade. Campinas. V. XI, n. 2, julho a dezembro de 2008. (lançado em junho de 2009).

- Loureiro, C. F. B. Mundialização do capital, sustentabilidade democrática e políticas públicas: problematizando os caminhos da educação ambiental. Revista Eletrônica do mestrado e Educação Ambiental. Rio Grande, v. 22, janeiro a julho de 2009.

- Pereira, M. O. da R.; Molon, S. I. e Loureiro, C. F. B. O sentido estético e o trabalho criativo como elementos estruturantes de uma proposta de educação ambiental com pescadores artesanais. Revista Eletrônica do mestrado e Educação Ambiental. Rio Grande, v. 21, junho a dezembro de 2008.

- Loureiro, C. F. B. Educação ambiental e movimentos sociais: reflexões e questões levantadas no GDP. Pesquisa em Educação Ambiental. São Carlos, vol. 3, n 1, 2008.

- Loureiro, C. F. B. ; Viegas, A. Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental. Ambiente e Educação, Rio Grande, v. 12, p.11-32, 2007. (publicado em agosto de 2008).

- Loureiro, C. F. B. ; Viegas, A. . A relação entre os conceitos de totalidade e de práxis e suas implicações para a educação ambiental. Prâksis, Novo Hamburgo, v. 1, p. 61-68, 2008.

- Loureiro, C. F. B. ; Cunha, C. C. . Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação. Prâksis, Novo Hamburgo, v. 1, p. 35-42, 2008.

- Loureiro, C. F. B. Emancipação e Complexidade: para o repensar das tendências em Educação Ambiental. Cadernos de Educação, Pelotas, ano 14, n. 25, jul./dez. 2005 (publicado em janeiro de 2007).

- Loureiro, C. F. B. Aspectos políticos e pedagógicos da educação ambiental no Brasil. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, vol.1, n. 2, set./dez. 2006.

- Loureiro, C. F. B. O primeiro ano do GT Educação Ambiental da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped): um convite à reflexão. Educação e Cultura. Rio de Janeiro, vol. 3, n. 5, jan/jul 2006.

- Loureiro, C. F. B. Crítica ao fetichismo da individualidade e aos dualismos na educação ambiental. Educar em Revista, Curitiba, n. 27, janeiro/junho de 2006.

- Loureiro, C. F. B. Brasil: Educación Ambiental em Unidades de Conservación. Revista Educación Ambiental. Chile, n. 4, julho de 2005.

- Loureiro, C. F. B. Emancipación, Complejidad y Método Histórico Dialéctico: Repensar las tendencias en Educación Ambiental. Tópicos en Educación Ambiental. México, volume 5, n. 13, 2005.

- Loureiro, C. F. B. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1473-1496, set/dez. 2005.

Documento Técnico e Político

- Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia – ProEASE-BA – 2010.

Livretos e Cartilhas

- Loureiro, C. F. L. e Irving, M. A. Gestão participativa em unidades de conservação. Rio de Janeiro:Ibase, 2006. (apostila).

- Loureiro, C. F. B., Franca, N. e Azaziel, M. Educação ambiental em unidades de conservação. Rio de Janeiro: Ibase, 2006. (apostila).

- Loureiro, C. F. B. e outros. Almanaque da Ilha de Paquetá. Rio de Janeiro, Ibase, 2001.

Anais

- Loureiro, C. F. B. e Azaziel, M. Equívocos “pós-modernistas” e ambientalistas contra a dialética de Marx. Anais do III Encontro de Educação, Marxismo e Emancipação Humana – A problemática ambiental e a produção capitalista: desafios da educação para além do capital. – 26 e 27/11/2009. UNEB (Irecê). (p. 1-22, GT 4).

- Lima, M. J. G. S. de; Loureiro, C. F. B. A disciplina Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Armação dos Búzios (RJ): contexto, políticas e práticas curriculares. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental

– Configurações do Campo de Pesquisa em Educação Ambiental – 30/10 a 2/11/2009 – UFSCar. (p. 203-216)

- Vasconcellos, A. N.; Loureiro, C. F. B.; Silva, I. M. de. Caracterização geral da educação ambiental no Brasil: a produção acadêmica de mestrado entre 2003 e 2007. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – Configurações do Campo de Pesquisa em Educação Ambiental – 30/10 a 2/11/2009 – UFSCar. (p. 269-282)

- Viegas, A.; Loureiro, C. F. B. Contribuições da teoria ideológico-enunciativa de Mikhail Bakhtin para a pesquisa em Educação Ambiental. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – Configurações do Campo de Pesquisa em Educação Ambiental – 30/10 a 2/11/2009 – UFSCar. (p. 631-643)

- Santos, A. M. M.; Loureiro, C. F. B. O conflito como possibilidade das ações socioambientais no âmbito democrático - das relações entre sociedade civil, estado e mercado. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – Configurações do Campo de Pesquisa em Educação Ambiental – 30/10 a 2/11/2009 – UFSCar. (p. 1193-1209)

- Mattos, L. M. A. de; Loureiro, C. F. B. A avaliação em Educação Ambiental: um estudo de caso sobre um projeto no contexto do licenciamento, o Projeto Pólen. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – Configurações do Campo de Pesquisa em Educação Ambiental – 30/10 a 2/11/2009 – UFSCar. (p. 1230-1237)

- Vasconcellos, M. das M. N. e Loureiro, C. F. B. Colaboração entre museu-escola: estratégia metodológica para a potencialização de projetos político-pedagógicos emancipatórios. Anais da 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação em Educação – Anped. Caxambu, outubro de 2009.

- Vasconcellos, A. N., Silva, I. M. e Loureiro, C. F. B. Caracterização Geral da educação ambiental no Brasil: a produção acadêmica de mestrado e doutorado entre 2003 e 2007. Anais da Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2009. (resumo).

- Souza, C. C; Siqueira, M; Santos, L. M. F.; Bozelli, R. L.; Loureiro, C. F. B. O processo de implantação de Polos de Educação Ambiental: Projeto Pólen – Bacia de Campos/Rio de Janeiro/Brasil. VI Ibero Americano de Educação Ambiental. San Clemente de Tuyú – Argentina – 2009. (resumo expandido).

- Pacheco, M. D.; Siqueira, M; Santos, L. M. F.; Bozelli, R. L.; Loureiro, C. F. B.; Lopes, A. F. Projeto Pólen: Uma experiência de Formação de Educadores Ambientais. VI Ibero Americano de Educação Ambiental. San Clemente de Tuyú – Argentina – 2009. (resumo expandido).

- Amado, A.; Marinho, R, V.; Pastor, A. F.; Bozelli, R. L.; Loureiro, C. F. B.; Visitas de acompanhamento no contexto do Projeto Pólen (Rio de Janeiro/ Brasil): A permanência do processo formativo. VI Ibero Americano de Educação Ambiental. San Clemente de Tuyú – Argentina – 2009. (resumo expandido).

- Pastor, A. F.; Siqueira, M; Santos, L. M. F.; Bozelli, R. L.; Loureiro, C. F. B.;

A Utilização de vídeos como uma estratégia educativa empregada na formação de educadores ambientais. VI Ibero Americano de Educação Ambiental. San Clemente de Tuyú – Argentina – 2009. (resumo expandido).

- Mattos, L. e Loureiro, C F B. A avaliação de ações de educação ambiental segundo a PNEA e o ProNEA: uma análise crítica. VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental – Rio de Janeiro – UFRJ – 2009 (pôster).

- Lima, M. J. G. S. e Loureiro, C. F. B. Environmental education as a school subject: A case study in a vocational school in Macaé (RJ, Brazil) – V World Environmental Education Congress – 10 a 14 de maio de 2009 – Montreal – Canadá. (resumo).

- Almeida de Souza, P. C. e Loureiro, C. F. B. Social memory and the transmission of oral history - A possibility for environmental education – V World Environmental Education Congress – 10 a 14 de maio de 2009 – Montreal – Canadá. (resumo).

- Almeida de Souza, P. C. e Loureiro, C. F. B. Art, body and movement as a motivational strategy for teenagers´ participation - New meanings for environmental education programs – V World Environmental Education Congress – 10 a 14 de maio de 2009 – Montreal – Canadá. (resumo).

- Loureiro, C. F. B. Situando a educação ambiental na escola de ensino fundamental. Anais do IV Encontro Regional de Ensino de Biologia. SBENBIO/UFRRJ, 2007. (11pág.).

- Albuquerque, E. C. P. T. de; Loureiro, C. F. B. e Oliveira, R. B. de. Desafios do jornalismo em áreas de proteção ambiental: estudo sobre o jornal da APA da Lagoa Encantada, em Ilhéus-BA. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. SBJOR/UFSE. 15 a 17 de novembro de 2007. (15 págs.).

- Lustosa, M. G. L., Loureiro, C. F. B. O estado da arte da educação ambiental brasileira a partir do V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental: contribuições para a definição de políticas públicas. (Resumo). Anais da XXIX Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ – 9/10/2007.

- Loureiro, C. F. B. GDP – Pesquisa em Educação Ambiental e Movimentos Sociais – questões e considerações preliminares. Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – realizado no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro/SP – 15 a 18 de julho de 2007.

- Arruda, R. D., Loureiro, C. F. B. e Labra, J. P. Análise do uso das TIC em programas de pós-graduação em educação ambiental do Brasil e da Espanha. (resumo e trabalho completo – 8 pág.). Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – realizado no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro/SP – 15 a 18 de julho de 2007.

- Barbosa, G. L., Loureiro C. F. B. Questão ambiental ou questão social? Uma análise do movimento ambientalista na contemporaneidade. (Resumo e texto completo – 8 pág.). Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – realizado no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro/SP – 15 a 18 de julho de 2007.

- Barbosa, G. L., Loureiro C. F. B. ONGs e movimentos sociais: de aliados a concorrentes. (Resumo e texto completo – 8 pág.). Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – realizado no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro/SP – 15 a 18 de julho de 2007.

- Cunha, C. C., Loureiro, C. F. B. O papel da educação ambiental na constituição de conselhos de unidades de conservação. (Resumo e texto completo – 8 pág.). Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – realizado no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro/SP – 15 a 18 de julho de 2007.

- Lustosa, M. G. L., Matos, M. C. de F. G., Loureiro, C. F. B. O estado da arte da educação ambiental brasileira a partir do V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental: agentes sociais e problemáticas. (Resumo e texto completo – 8 pág.). Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental – realizado no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro/SP – 15 a 18 de julho de 2007.

- Cunha, C C. e Loureiro, C. F. B. Discutindo as reservas extrativistas em um contexto de exclusão social – Anais do II Seminário de Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS). (resumo expandido – 4p.). Rio de Janeiro, 2006.

- Zborowski, M. B. e Loureiro, C. F. B. Analisando conflitos: percepção ambiental de comunidades na área de proteção ambiental da Bacia do Rio Macacú - Anais do II Seminário de Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS). (resumo expandido – 4p.). Rio de Janeiro, 2006.

- Barbosa, G. L. e Loureiro, C. F. B. O ambientalismo na baixada fluminense: políticas públicas e movimentos sociais em Nova Iguaçu – Anais do II Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e desenvolvimento: Gestão de recursos naturais para um desenvolvimento sustentável (13p.), Niterói, 2006.

- Mussi, S. M. e Loureiro, C. F. B. Gestão Participativa em conselhos de unidades de conservação no Rio de Janeiro: a educação ambiental como instrumento de mediação. – Anais do II Congresso Acadêmico sobre Meio Ambiente e desenvolvimento: Gestão de recursos naturais para um desenvolvimento sustentável (13p.), Niterói, 2006.

- Loureiro, C F B Educação ambiental escolar: em defesa de uma abordagem crítica – I Fórum Regional de Educação Ambiental do Centro-sul do Paraná – Anais: Redes de Educação Ambiental e Práticas Socioambientais. Guarapuava: Unicentro, 2006.

- Loureiro, C F B Educação ambiental e gestão participativa na explicitação e resolução de conflitos – Ciclo de cursos de Educação Ambiental – Gestão Ambiental no Estado de São Paulo: Políticas, Planejamento e Gerenciamento – módulo I – Políticas Públicas e Gestão Ambiental - http://www.ambiente.sp.gov.br/EA/cursos/cursos_din2.asp?cod_curos_pale=77

- Loureiro, C F B. e Azaziel, M. Resumo do trabalho Áreas protegidas e “Inclusão Social”: uma problematização do paradigma analítico-linear e do separatismo na gestão ambiental – I SAPIS – Caderno Virtual de Turismo – IVT-Rio – dezembro de 2005 – www.ivt-rj.net/sapis.

- Loureiro, C F B Emancipação, complexidade e método dialético histórico: para o repensar das tendências em Educação Ambiental – Ciclo de Cursos de Educação Ambiental – Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo – 2005 - http://www.ambiente.sp.gov.br/EA/cursos/cursos_din2.asp?ano=2004&anoant=S&cod_curos_pale=21

Artigos em Jornal de Circulação Específica e Boletins Periódicos

-Loureiro, C. F. B. e Cunha, C. C. Educação ambiental e conselhos gestores de unidades de conservação: uma aproximação necessária. Coleciona: fichário d@ educador ambiental. Brasília, vol 6, ano 2. Maio a junho de 2009.

- Loureiro, C. F. B. Proposta pedagógica – educação ambiental no Brasil. Salto para o Futuro/TVEscola – Ano XVIII, boletim 1, março de 2008.

Profª. Msc. Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

Artigos completos publicados em periódicos

1. LOUREIRO, C. F. B. ; LIMA, Jacqueline G. S. . Educação ambiental e educação científi ca na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica. Acta Scientiae (ULBRA) , v. 11, p. 88-100, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições

1. Marandino, Martha (Org.) ; SELLES, S. E. (Org.) ; FERRREIRA, M. S. (Org.) ; AMORIM, A. C. (Org.) ; AYRES, A. C. M. (Org.) ; DORVILLE, L. F. M. (Org.) ; GOMES, M. M. (Org.) ; COSTA, C. M. S. (Org.) ; VILELA, M. L. (Org.) ; SOARES, M. (Org.) ; LIMA, Jacqueline G. S. (Org.) ; AZEVEDO, M. (Org.) . Anais do I ENEBIO/III EREBIO: Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. 1. ed. Rio de Janeiro: Gráfica da UFRJ, 2005. v. 1. 928 p.

Capítulos de livros publicados

1. LOUREIRO, C. F. B. ; LIMA, Jacqueline G. S. ; Janke, Nadja . Análise qualitativa região sudeste. In: Rachel Trajber; Patricia Ramos Mendonça. (Org.). O que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental?. Brasília: Edições MEC/UNESCO, 2007, v. 23, p. 169-208.

2. LOUREIRO, C. F. B. ; LIMA, Jacqueline G. S. . A Educação Ambiental e a escola: uma tentativa de (re) conciliação. In: Ronilson José da Paz. (Org.). Fundamentos, reflexões e experiências em Educação Ambiental. 2 ed. João Pessoa (Pb): Editora Universitária UFPB, 2006, v. 01, p. 103-131.

Textos em jornais de notícias/revistas

1. LIMA, Jacqueline G. S. . Projeto meio ambiente. Revista EDEMMAIS, Rio de Janeiro - RJ, p. 18 - 19, 15 jun. 2001.

2. LIMA, Jacqueline G. S. . Projeto Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista EDEMMAIS, Rio de Janeiro - RJ, p. 20 - 20, 15 jun. 2001.

3. LIMA, Jacqueline G. S. . O atual currículo de ciências está de acordo com os paradigmas da contemporaneidade?. EDEMMAIS, Rio de Janeiro, p. 14 - 20, 01 jun. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. LIMA, Jacqueline G. S. ; LOUREIRO, C. F. B. . A disciplina Educação ambiental na Rede Municipal de Armação dos Búzios (RJ): contexto, políticas e práticas curriculares. In: V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2009, São Carlos. Anais do V EPEA, 2009.

2. LIMA, Jacqueline G. S. ; LOPES, A. C. . A disciplina Educação ambiental na Rede Municipal de Armação dos Búzios (RJ): política curricular e recontextualizações. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa (PB). IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: diferença nas Políticas de Currículo, 2009. p. 7444-7461.

3. LIMA, Jacqueline G. S. ; VASCONCELLOS, M. M. N. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA ESCOLAR: EXPLICITANDO A TENSÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), 2007, Rio Claro - SP. Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), 2007. v. 1. p. 1-17.

4. LIMA, Jacqueline G. S. . O QUE FAZEM AS ESCOLAS QUE FAZEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO RIO DE JANEIRO? UMA ANÁLISE DA PESQUISA REALIZADA PELO MEC/UFRJ/ANPEd À LUZ DA TEORIZAÇÃO CURRICULAR. In: 30a Reunião da Anped: anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007, Caxambu - MG. Anais da 30a Reunião Anual da Anped, 2007. p. 1-18.

5. LIMA, Jacqueline G. S. . Reflexões sobre a prática interdisciplinar da Educação Ambiental no contexto escolar. In: 29a Reunião Anual da ANPEd, 2006, Caxambu. 29a Reunião Anual da ANPEd: Educação, Cultura e Conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos, 2006. v. 1.

6. LIMA, Jacqueline G. S. . A teoria da transposição didática como referencial para o estudo da constituição dos saberes escolares: o caso da Biologia. In: XII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. Anais do XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004. v. 1. p. 2800-2811.

7. LIMA, Jacqueline G. S. . Dos saberes científicos aos saberes escolares: uma proposta metodológica para o estudo da transposição didática do conceito de teia alimentar. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região sudeste, 2002, Águas de Lindóia (SP). Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

1. SANTOS, André V. F. ; MARTINS, Carla T. R ; ORMELEZ, Elisa G ; SILVA Gabriela V ; OLIVEIRA, Lívia M. ; COSTA, Celina M. ; LIMA, M. J. G. S. L. ; LIMA, Jacqueline G. S. . Introdução às reações químicas na oitava série: uma nova maneira de utilizar a câmara fotográfica de lata. In: Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I ENEBIO/III EREBIO. Rio de Janeiro : UFRJ. v. I. p. 282-286.

2. ARAUJO, A. V. ; GOMES, M. M. ; LIMA, Jacqueline G. S. . Reflexões sobre a produção de um texto didático: descobrindo uma comunidade de restinga.. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO), 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO). Rio de Janeiro : Gráfica da UFRJ, 2006. v. 1. p. 242-245.

3. MATTOS, L. ; CARDOSO, I. ; MATOS, M. ; NEVES, R. ; GOMES, M. M. ; LIMA, Jacqueline G. S. . Relato sobre uma experiência de Prática de Ensino: atividades de planejamento e ensino de Ecologia. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO), 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO). Rio de Janeiro : Gráfica da UFRJ, 2005. v. 1. p. 119-122.

4. MATOS, M. ; CARDOSO, I. ; MATTOS, L. ; NEVES, R. ; HATJE, R. ; GOMES, M. M. ; LIMA, Jacqueline G. S. . Buscando subsídios para o planejamento de ensino: as idéias dos estudantes de quinta série sobre Ecologia. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO), 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO). Rio de Janeiro : Gráfica da UFRJ, 2005. v. 1. p. 46-49.

5. NEVES, R. ; CARDOSO, I. ; MATTOS, L. ; MATOS, M. ; HATJE, R. ; GOMES, M. M. ; LIMA, Jacqueline G. S. . As maquetes como estratégia de ensino: os ecossistemas brasileiros. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO), 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO). Rio de Janeiro : Gráfica da UFRJ, 2005. v. 1. p. 432-435.

6. SILVESTRE, J. ; SANTOS, F. L. ; LIGNANI, L. ; VAIRO, A. C. ; STRAKER, L. C. ; GONCALVES, R. O. ; LIMA, Jacqueline G. S. . Evoluindo com os vertebrados. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO), 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) III Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES (EREBIO). Rio de Janeiro : Gráfica da UFRJ, 2005. v. 1. p. 248-251.

7. LIMA, Jacqueline G. S. . A transposição didática do conceito de teia alimentar em livros didáticos de ciências e sua relação com a temática ambiental. In: I Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste - EREBIO., 2003, Feira de Santana - Ba. Anais do I Encontro Regional de Ensino de Biologia do Nordeste - EREBIO., 2003. v. unico.

8. LIMA, Jacqueline G. S. ; SELLES, S. L. E. . Categorias de análise para o estudo do processo de transposição didática do conceito de teia alimentar. In: II encontro Regional da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, 2003, São Gonçalo. Anais do II encontro Regional da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia. Niterói : EDUFF, 2003. v. 1.

9. LIMA, Jacqueline G. S. ; SELLES, S. L. E. . O conceito de cadeia/teia alimentar como base para discussão do processo de transposição didática. In: VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2002, São Paulo - SP. Anais do VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2002.

10. LIMA, Jacqueline G. S. . Pesquisando sobre o Projeto Genoma Humano: uma contribuição para o resgate da pesquisa como estratégia de aquisição de conhecimentos na escola. In: I Encontro Regional de Ensino de Biologia - EREBIO, 2001, Niterói. Anais do I Encontro Regional de Ensino de Biologia - EREBIO. Niterói - RJ, 2001. v. 1. p. 484-487.

11. LIMA, Jacqueline G. S. ; DIAS, M. C. E. . Flutuação dos corpos: uma experiência possível na escola?. In: VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2000, São Paulo. VII EPEB/I SLIOSTE/2000. São Paulo : EDUSP, 2000. v. 1. p. 5-849.

12. LIMA, Jacqueline G. S. ; COSTA, W. C. . Projeto interdisciplinar Baía de Guanabara: uma visão global de meio ambiente. In: VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2000, São Paulo. VII EPEB/ I SLIOSTE 2000. São Paulo : EDUSP, 2000. v. 1. p. 153-156.

Resumos publicados em anais de congressos

1. LIMA, Jacqueline G. S. ; LOUREIRO, C. F. B. . Environmental Environmental Education as a school subject: a case study in a vocational school in Macaé (RJ, Brazil). In: 5th World Environmental Education Congress (5WEEC), 2009, Montreal, Canadá. PProceedings of the 5th World Environmental Education Congress (5WEEC), 2009.

2. Jaloto, A. M. ; Terreri, Leticia ; RESINENTTI, P. M. ; GOMES, M. M. ; LIMA, Jacqueline G. S. . A MONTAGEM DE UM TERRÁRIO: REFLEXÕES ACERCA DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS EXPRESSAS PELOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES DE ENSINO. In: 2º ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA (EREBIO) e 3ª Jornada de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSC, 2006, Florianópolis. Anais do 2o EREBIO Sul, 2006.

3. LIMA, Jacqueline G. S. . O que é pesquisa afinal? Uma contribuição para o resgate da pesquisa como estratégia de aquisição de conhecimentos na escola. In: 53a REunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53a Reunião Anual da SBPC, 2001. v. 1. p. 1-1.

4. LIMA, Jacqueline G. S. . O conceito de cadeia/teia alimentar numa perspectiva histórica como base para um estudo de transposição didática. In: II Seminário de Pesquisas em Educação da UFF, 2000, Niterói. II Seminário de Pesquisas em Educação da UFF. Niterói : EDUFF, 2000.

Apresentações de Trabalho

1. LIMA, Jacqueline G. S. ; LOUREIRO, C. F. B. . A disciplina Educação ambiental na Rede Municipal de Armação dos Búzios (RJ): contexto, políticas e práticas curriculares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2. LIMA, Jacqueline G. S. ; VASCONCELLOS, M. M. N. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA ESCOLAR: EXPLICITANDO A TENSÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3. LIMA, Jacqueline G. S. . O QUE FAZEM AS ESCOLAS QUE FAZEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO RIO DE JANEIRO? UMA ANÁLISE DA PESQUISA REALIZADA PELO MEC/UFRJ/ANPEd À LUZ DA TEORIZAÇÃO CURRICULAR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4. LIMA, Jacqueline G. S. . REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5. LIMA, Jacqueline G. S. . A teoria da transposição didática como referencial para o estudo da constituição dos saberes escolares: o caso da Biologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6. LIMA, Jacqueline G. S. . Categorias de análise para o estudo do processo de transposição didática do conceito de teia alimentar em livros didáticos de Ciências. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7. LIMA, Jacqueline G. S. ; SELLES, S. L. E. . Dos saberes científicos aos saberes escolares: uma proposta metodológica para o estudo da transposição didática do conceito de teia alimentar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8. LIMA, Jacqueline G. S. . O conceito de cadeia/teia alimentar como base para discussão do processo de transposição didática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9. LIMA, Jacqueline G. S. . O que é pesquisa afinal? Uma contribuição para o resgate da pesquisa como estratégia de aquisição de conhecimentos na escola. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10. LIMA, Jacqueline G. S. . Pesquisando sobre o projeto genoma humano: uma contribuição para o resgate da pesquisa como instrumento de aquisição de conhecimentos na escola. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11. DIAS, M. C. E. ; LIMA, Jacqueline G. S. . Flutuação dos corpos: uma experiência possível na escola?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12. LIMA, Jacqueline G. S. ; COSTA, W. C. . Projeto interdisciplinar Baía de Guanabara: uma visão global de meio ambiente. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13. LIMA, Jacqueline G. S. . O conceito de cadeia/teia alimentar numa perspectiva histórica como base para um estudo de transposição didática. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Demais tipos de produção bibliográfica

1. AYRES, A. C. M. ; DORVILLE, L. F. M. ; GOMES, M. M. ; COSTA, Celina M. ; VILELA, M. L. ; LIMA, Jacqueline G. S. ; SOARES, M. ; AZEVEDO, M. . Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Rio de Janeiro - RJ, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).

Prof. Dr. Roberto Leher

Artigos completos publicados em periódicos

1. BARRETO, Raquel Goulart ; LEHER, R. . Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior "emerge" terciária. Revista Brasileira de Educação , v. 13, p. 423-436, 2008.

2. LEHER, R. . A problemática da universidade 25 anos após a crise da dívida. Universidade e Sociedade (Brasília) , v. 39, p. 9-15, 2007.

3. LEHER, R. .Fórum Social Mundial: uma combinação de espaço de catálise de movimentos sociais com uma consistente agenda antiimperialista. Em Pauta (Rio De Janeiro) , v. 1, p. 39-56, 2007.

4. LEHER, R. . O anteprojeto de educação do ANDES-SN para as IPES. Cadernos ANDES (Brasília) , v. 1, p. 10-16, 2007.

5. LEHER, R. . PAC, Educação e Heteronomia Cultural. Revista de Políticas Públicas , v. 1, p. 9-34, 2007.

6. LEHER, R. . Rebeliões estudantis refundam a luta social pelo público. Margem Esquerda , v. 1, p. 97-102, 2007.

7. LEHER, R. . Universidade no Brasil e na América Latina: tensões e contradições entre o público e o privado. Revista Brasileira de Educação , v. 12, p. 171-177, 2007.

8. LEHER, R. ; SADER, Emir . Público, estatal e privado na reforma universitária. Fírgoa - Universidad pública, espazo comunitário , v. 1, p. 1-30, 2006. 9. LEHER, R. . Na linha de frente das lutas e das idéias.. Debate Socialista, São Paulo, v. 1, p. 23-26, 2005.

10. LEHER, R. . Educação no governo Lula da Silva: reformas sem projeto. . Revista da ADUSP, São Paulo, v. 2, p. 46-67, 2005.

11. LEHER, R. . O setor privado critica o Anteprojeto, logo o Anteprojeto é bom. Um mau silogismo para defender a contra-reforma. . Revista Eletrônica Espaço Acadêmico , v. 2, n. 48, 2005.

12. LEHER, R. . Considerações sobre o anteprojeto de lei da educação superior. Linhas Críticas (UnB) , Brasília, v. II, n. 20, p. 139-148, 2005.

13. LEHER, R. . Für eine emanzipierte Gesellschaft. Denken + Glauben , Graz, v. I, n. 138/139, p. 28-31, 2005.

14. LEHER, R. . Opção pelo mercado é incompatível com a democracia: a crise no governo Lula da Silva e no PT e as lutas sociais. Observatorio Social de América Latina , Buenos Aires, v. I, n. 17, p. 109-117, 2005.

15. LEHER, R. . A sociedade civil contra a esfera pública. Revista de Políticas Públicas , v. 9, p. 129-156, 2005.

16. LEHER, R. . Conflitos sociais no campo da Educação-América Latina. Documento Unesco - revista eletrônica , v. 1, p. 1-15, 2005.

17. LEHER, R. . A New Lord of Education? World Bank Policy for Peripheral Capitalism. Journal for Critical Education Policy Studies , Londres, v. 2, n. march 2004, p. 10-25, 2004.

18. LEHER, R. . Contra-reforma universitária do governo Lula. Margem Esquerda , São Paulo, v. 1, n. 3, p. 77-89, 2004.

19. LEHER, R. . Sob a bandeira da OMC. Reportagem (Belo Horizonte) , São Paulo, v. V, n. 56, p. 49-50, 2004.

20. LEHER, R. ; BADARÓ, M. ; SILVA, M. C. M. . Conjuntura política e novo partido. Crítica Social (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, n. 4, p. 34-41, 2004.

21. LEHER, R. . A contra-reforma universitária de Lula da Silva. Revista Adunicamp, Campinas - SP, v. 6, n. 1, p. 63-69, 2004.

22. LEHER, R. . Considerações sobre uma teoria sem prática. Margem Esquerda , São Paulo, v. 1, n. 4, p. 225-227, 2004.

23. LEHER, R. . Para silenciar os campi. Educação e Sociedade , São Paulo, Campinas, v. 25, n. 88, p. 867-892, 2004.

24. LEHER, R. . Ideologia da pobreza e governabilidade. Tempo Presença , Rio de Janeiro, v. 26, n. 335, p. 7-9, 2004.

25. LEHER, R. . Em defesa do departamento nacional de educação da CUT. Cadernos ANDES (Brasília) , Brasilia-DF, v. 1, n. 20, p. 87-93, 2004.

26. LEHER, R. . Por que tamanho apreço pela privatização da educação superior?. Caderno Adufpa, Belém, p. 92-94, 2004.

27. LEHER, R. . Pode a universidade ser reformada sem democracia? Notas para a crítica aos fundamentos da. Educação em Revista (UFMG) , v. 1, p. 9-15, 2004.

28. LEHER, R. ; SETUBAL, Mariana ; BARBOSA, G.B. . Cronologia dos conflitos sociais no Brasil [ jan-abr 2004]. Observatorio Social de América Latina , v. 13, p. 127-134, 2004.

29. LEHER, R. ; SETUBAL, Mariana ; BARBOSA, G.B. . Cronologia dos conflitos sociais no Brasil [ mai-ago 2004]. Observatorio Social de América Latina , v. 14, p. 117-124, 2004.

30. LEHER, R. ; SETUBAL, Mariana ; BARBOSA, G.B. . Cronologia dos conflitos sociais no Brasil [ set-dez 2004]. Observatorio Social de América Latina , v. 15, p. 129-136, 2004.

31. LEHER, R. . Memória do movimento docente: entrevista com Roberto Leher. Universidade e Sociedade (Brasília) , Brasília, v. XII, n. 29, p. 185-204, 2003.

32. LEHER, R. . Reforma do Estado: o privado contra o público. Trabalho, Educação e Saúde , Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 203-228, 2003.

33. LEHER, R. . Projetos e modelos de autonomia e privatização das universidades públicas. Revista da Aduel Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Londrina , Londrina, v. 1, n. 1, p. 07-20, 2003.

34. LEHER, R. . Alca: uma estratégia imperialista no Século XXI. Outubro (São Paulo) , São Paulo, v. I, n. 9, p. 23-38, 2003.

35. LEHER, R. . O Governo Lula e os conflitos sociais no Brasil. Observatorio Social de América Latina , v. 10, p. 81-96, 2003.

36. LEHER, R. ; SETUBAL, Mariana ; BARBOSA, G.B. . Cronologia dos conflitos sociais no Brasil [mai-ago 2003]. Observatorio Social de América Latina , v. 11, p. 110-118, 2003.

37. LEHER, R. ; SETUBAL, Mariana ; BARBOSA, G.B. . Cronologia dos conflitos sociais no Brasil [set-dez 2003]. Observatorio Social de América Latina , v. 12, p. 115-120, 2003.

38. LEHER, R. ; SADER, Emir ; FREIRE, S.M. ; SETUBAL, Mariana ; ROHEM, F.R. ; BARBOSA, G.B. . Cronologia dos conflitos sociais no Brasil [jan-abr 2003]. Observatorio Social de América Latina , v. 10, p. 108-114, 2003.

39. LEHER, R. . Ensino superior: tendências e perspectivas. Democracia Viva , IBASE, Rio de Janeiro-RJ, v. 1, n. 13, p. 34-38, 2002.

40. LEHER, R. . O papel das universidades na produção do conhecimento científico e tecnológico na Amazônia. Cadernos Andes, Brasília, v. 1, n. 19, p. 11-26, 2002.

41. LEHER, R. . Projeto neoliberal, sindicalismo e universidade. Textos Apub , Salvador BA, v. 1, n. 8, p. 56-64, 2002.

42. LEHER, R. . ALCA e Educação. Caderno Aduff, Niterói-RJ, v. I, n. 7, p. 23-38, 2002.

43. LEHER, R. . Movimentos sociais - democracia e educação. Caderno Pedagógico App Sindicato, Curitiba, v. I, n. 3, p. 7-18, 2002.

44. LEHER, R. . Banco Mundial, ajuste estrutural e universidade. Cadernos Adunesp, São Paulo, v. I, n. 2, p. 47-50, 2002.

45. LEHER, R. . Politicas públicas: possibilidades e entraves para a retomada de projetos alternativos ao capitalismo dependente. Universidade e Sociedade (Brasília) , Brasília, v. I, n. 26, p. 7-11, 2002.

46. LEHER, R. . Movimentos Sociais, Democracia e Educação. Caderno Pedagógicos Nº 3 App Sindicato, p. 07-18, 2002.

47. LEHER, R. . Greve para impedir o desmonte. UnB Revista , Brasília, v. I, n. 4, p. 70-71, 2001.

48. LEHER, R. . É preciso reagir a falência educacional. Cadernos do Terceiro Mundo , Rio de Janeiro, n. 235, p. 5-7, 2001.

49. LEHER, R. ; LUCAS, L. C. G. . Aonde vai a educação pública brasileira?. Educação e Sociedade , Campinas-SP, v. XXII, n. 77, p. 255-266, 2001.

50. LEHER, R. . Unesco, Banco Mundial e a educação dos países periféricos. Universidade e Sociedade (Brasília) , Brasília- DF, n. 25, p. 45-54, 2001.

51. LEHER, R. . Entrevista: Educação a Distância. Advir (ASDUERJ) , Rio de Janeiro, v. 1, n. 14, p. 6-9, 2001.

52. LEHER, R. . Resenha de Andes-SN: Um sindicato de intelectuais. Universidade e Sociedade (Brasília) , Brasília, v. 1, n. 25, p. 175-176, 2001.

53. LEHER, R. . O Plano Nacional de Educação e as perspectivas para a Universidade Pública Brasileira.. Cadernos de Educação Núcleo de Educação Pt na Câmara dos Deputados, Brasília, p. 103-122, 2000.

54. LEHER, R. . A ideologia da globalização na política de formação profissional brasileira. Trabalho & Educação (UFMG) , Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 45-61, 1999.

55. LEHER, R. . A universidade nos países periféricos e o projeto de autonomia do MEC. Revista da Adunicamp, Campinas, v. 1, n. 2, p. 27-30, 1999.

56. LEHER, R. . O BIRD e as reformas neoliberais na educação. Pucviva, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 16-22, 1999.

57. LEHER, R. . Autonomia universitária nos países periféricos requer a negação do capitalismo dependente. Perspectiva Socialista na Educação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 28-30, 1999.

58. LEHER, R. . Autonomia nas universidades públicas. Caderno Aduff, Niterói, v. 1, n. 6, p. 19-27, 1999.

59. LEHER, R. . Para fazer frente ao apartheid educacional imposto pelo Banco Mundial: notas para uma leitura da temática trabalho-educação. Trabalho e Crítica, Belo Horizonte/ Niterói, v. 1, n. 1, p. 16-29, 1999.

60. LEHER, R. . Educação e desenvolvimento. Edemmais, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 14-16, 1999.

61. LEHER, R. . Um novo senhor da educação? A política do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Outubro (São Paulo) , São Paulo, v. 1, n. 3, p. 19-30, 1999.

62. LEHER, R. . A ideologia da globalização na política de formação profissional brasileira. Trabalho & Educação (UFMG) , Belo Horizonte, v. 1, n. 4, p. 117-136, 1998.

63. LEHER, R. . Banco Mundial, educação brasileira e universidade. Caderno Temático Adua, Manaus, v. 1, n. 1, p. 1-34, 1998.

64. LEHER, R. . Globalização, exclusão social e políticas de aliviamento a pobreza. Caderno Aduff, Niterói -RJ, v. 1, n. 5, p. 26-35, 1997.

65. LEHER, R. . Educação e tempos desiguais: elementos para a reconstrução da problemática trabalho-educação. Trabalho & Educação (UFMG) , Belo Horizonte-MG, v. 1, n. 1, p. 128-142, 1997.

66. LEHER, R. . Qualificação do trabalho e tecnologia: um estudo em biotecnologia. Contexto & Educação , Ijui-RS, v. 1, n. 27, p. 18-25, 1992.


Livros publicados/organizados ou edições

1. LEHER, R. (Org.) ; GENTILI, P. (Org.) ; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.) ; STUBRIN, F. (Org.) . Políticas de privatización, espacio público y educación en América Latina. Rosario: Homo Sapiens/CLACSO, 2009. v. 1. 408 p.

2. LEHER, R. (Org.) ; SETUBAL, Mariana (Org.) . Pensamento Crítico e Movimentos Sociais: diálogos para uma nova práxis. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. v. 1. 327 p.

3. LEHER, R. (Org.) ; SADA, A. T. (Org.) . O bloco único. 1. ed. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, 1992. v. 1. 124 p.

Capítulos de livros publicados

1. LEHER, R. . Braziian education, dependent capitalism and the World Bank. In: Dave Hill; Ravi Kumar. (Org.). Global neoliberalism and education and its consequences. 1 ed. Nova Iorque: Routledge, 2009, v. 1, p. 127-150.

2. LEHER, R. . De soberania, de protecionismo y de territorios. In: Carlos Walter Porto-Gonçalves. (Org.).

erritorialidades y lucha por el territorio en America Latina: geografia de los movimientos sociales en America Latina. 1 ed. Caracas: Ediciones IVIC - Instituto Venezoelano de Investigaciones Cientificas, 2009, v. 1, p. -.

3. LEHER, R. . Educação no capitalismo dependente ou exclusão educacional?. In: Mendonça, SGL; Silva, VP; Miller, S.. (Org.). Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações.. Araraquara: Junqueira & Marin, 2009, v. 1, p. -.

4. LEHER, R. . Estrategias de mercantilización de la educación y tiempos desiguales de los tratados de libre comercio: el caso de Brasil. In: Gentili, P; Frigotto, G.; Leher, R.; Stubrin, F.. (Org.). Políticas de privatización, espacio publico y educación en America Latina. Rosario/ Buenos Aires: Homo Sapiens/ Clacso, 2009, v. 1, p. -.

5. LEHER, R. . Violência do Estado e Capitalismo Dependente. In: Ana Maria D. de Menezes et al.. (Org.). Trabalho, Educação, Estado e a Crítica Marxista. Fortaleza: Edições UFC, 2009, v. 1, p. -.

6. LEHER, R. . Reforma universitária de Córdoba, 90 anos: um acontecimento fundacional para a universidade latino-americanista. In: Sader, Emir. (Org.). Cadernos de Pensamento Crítico Latino-Americano. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular/ CLACSO, 2008, v. 2, p. 133-144.

7. LEHER, R. . Capitalismo dependente e direitos humanos: uma relação incompatível. In: Justiça Global. (Org.). Segurança, tráfico e milícias no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, 2008, v. , p. 25-32.

8. LEHER, R. . Tempo, autonomia, sociedade civil e esfera pública: uma introdução ao debate a propósito dos. In: Gentili, P.; Frigotto, G.. (Org.). A cidadania negada - políticas de exclusão na educação e no trabalho. 4 ed. São Paulo/Buenos Aires: Cortez/ CLACSO, 2008, v. , p. 145-176.

9. LEHER, R. ; BARRETO, Raquel Goulart . Trabajo docente y reformas neoliberales. In: Dalila Andrade Oliveira. (Org.). Politicas educativas y trabajo docente en América Latina. Lima: Fondo Editorial de la Universidad de Ciencias y Humanidades, 2008, v. 1, p. -.

10. LEHER, R. ; LOPES, Alessandra B. Piedras . Trabalho docente, carreira, autonomia universitária e mercantilização da educação. In: Deise Mancebo; João dos Reis Silva Jr.; João Ferreira de Oliveira. (Org.). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil. Campinas: Alínea, 2008, v. , p. 73-96.

11. LEHER, R. . Educação Popular como Estratégia Política. In: Edineide Jezine; Maria de Lourdes Pinto de Almeida. (Org.). Educação e Movimentos Sociais: novos olhares. 1 ed. São Paulo: Alínea, 2007, v. 1, p. -.

12. LEHER, R. . Iniciativa para a Integração da Infra-Estrutura Regional da América Latina, Plano de Aceleração do Crescimento e a Questão Ambiental: Desafios Epistêmicos. In: Carlos Frederico B. Loureiro. (Org.). A questão ambiental no pensamento crítico - natureza, trabalho e educação. 1 ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2007, v. 1, p. -.

13. LEHER, R. . Universidade e Marxismo. In: Cláudia Gonçalves de Lima; rancisca M. do Carmo; Jackline Rabelo; Sandra Cordeiro Felismino. (Org.). Trabalho, Educação e Crítica Marxista. 1 ed. Fortaleza: EdUFC, 2006, v. 1, p. -.

14. LEHER, R. . Florestan Fernandes e a universidade no capitalismo dependente. In: Osmar Fávero. (Org.). Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas: Autores Associados, 2005, v. , p. 100-125.

15. LEHER, R. . Resgatar a tradição crítica para construir práticas necessariamente renovadas. In: Roberto Leher; Mariana Setubal. (Org.). Pensamento crítico e movimentos sociais: diálogos para uma nova praxis. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2005, v. 1, p. 7-32.

16. LEHER, R. . Rumos da educação superior brasileira em um contexto de persistência da agenda neoliberal. In: Josimeire de Omena Araújo; Maria Valéria Costa Correia. (Org.). Reforma universitária: a universidade pública em questão. 1 ed. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2005, v. 1, p. 21-34.

17. LEHER, R. . O Conselho Nacional de Educação no contexto neoliberal: participação e consenso fabricado.. In: Eveline Algebaile; Estela Scheinvar. (Org.). Conselhos Participativos e Escola.. 1 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, v. 1, p. 25-39.

18. LEHER, R. . Expansão privada do ensino superior e heteronomia cultural: um difícil início de século. In: Luiz F. Dourado; Afrânio M. Catani; João F. de Oliveira. (Org.). Políticas e gestão da educação superior - transformações recentes e debates atuais. 1 ed. São Paulo; Goiânia: Xamã; Alternativa, 2003, v. , p. 81-93.

19. LEHER, R. ; BARRETO, Raquel Goulart . Trabalho docente e as reformas neoliberais. In: Dalila Andrade Oliveira. (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, v. , p. 1-192.

20. LEHER, R. . Financiamento e autonomia universitária.. In: Câmara dos Deputados; Comissão de Educação, Cultura e Desporto. (Org.). Uma escola para a inclusão social.. Brasília: Centro de Documentação e Informação - Coordenação de Publicações, 2003, v. , p. 89-93.

21. LEHER, R. . Movimentos Sociais, Democracia e Educação . In: Osmar Fávero; Giovanni Semeraro. (Org.). DEMOCRACIA E CONSTRUÇÃO DO PÚBLICO NO PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. 1 ed. Petrópolis -RJ: VOZES Ed., 2002, v. 1, p. 187-211.

22. LEHER, R. . O contexto das reformas. In: Raquel Goulart Barreto. (Org.). Formação de professores, tecnologias e liguagens. 1 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002, v. 1, p. 119-130.

23. LEHER, R. . O empresariamento da educação -Prefácio. In: Lúcia Maria W. Neves. (Org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. 1 ed. São Paulo: Xamã, 2002, v. 1, p. 9-16.

24. LEHER, R. . Projetos e modelos de autonomia e privatização das universidades públicas. In: Pablo Gentili. (Org.). Universidades na penumbra:neoliberalismo e reestruturação universitária. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2001, v. 1, p. 151-188.

25. LEHER, R. . Tempo, autonomia, sociedade civil e esfera pública: uma introdução ao debate a propósito dos novos movimentos sociais na educação . In: Pablo Gentili; Gaudencio Frigotto. (Org.). A Cidadania Negada. 2 ed. São Paulo/ Buenos Aires: Cortez Editora/ CLACSO, 2001, v. 1, p. 151-172.

26. LEHER, R. . O MEC e a universidade: uma política hostil.. In: Câmara dos Deputados; Comissão de Educação, Cultura e Desporto. (Org.). Desafios para o século XXI. Coletânea.. Brasília: Centro de Documentação e Informação - Coordenação de Publicações, 2001, v. , p. 115-129.

27. LEHER, R. . Tempo, autonomia,sociedade civil e esfera pública: introdução ao debate a propósito dos novos movimentos sociais. In: Pablo Gentili; Gaudêncio Frigotto. (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 1 ed. Buenos Aires -Argentina: Conselho Latino Americano de Ciencias Sociais (CLACSO), 2000, v. 1, p. 145-176.

28. LEHER, R. ; FARIA, L. C. . Qualificação de professores. In: Darcy Ribeiro. (Org.). O livro dos CIEPS. Rio de Janeiro: Bloch, 1986, v. , p. 83-101.

Textos em jornais de notícias/revistas

1. LEHER, R. . ENEM; o que é comodificado é mercadoria. Correio da Cidadania, São Paulo, p. 1 - 3, 06 out. 2009.

2. LEHER, R. . Há 40 anos, ditadura mostrava seus dentes para a Universidade. Carta Maior, São Paulo, p. 1 - 14, 16 mar. 2009.

3. LEHER, R. . Educação pública: mudanças que mantêm o apartheid educacional. Jornal dos Economistas, Rio de Janeiro, p. 3 - 4, 01 mar. 2009.

4. LEHER, R. . Reforma universitária de Córdoba, 90 anos: um acontecimento fundacional para a universidade latino-americanista. Le Monde Diplomatique - Encarte CLACSO, São Paulo, p. 4 - 7, 01 jan. 2009.

5. LEHER, R. . Reforma Universitária de Córdoba, 90 anos: Um Acontecimento Fundacional para a Universidade Latino-americanista. CLASSE Revista da Associação dos Docentes da UFF - Arte e Política, Niterói, RJ, p. 10 - 15, 01 jan. 2008.

6. LEHER, R. . O ensino vai à Bolsa- Entrevista. Carta Capital, p. 12 - 12, 17 out. 2007.

7. LEHER, R. . A trajetória do sucateamento - Entrevista. Brasil de Fato, 01 ago. 2007.

8. LEHER, R. ; FRIGOTTO, Gaudêncio . Aprovação automática, negação ao direito do conhecimento. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, p. 10 - 10, 19 jul. 2007.

9. LEHER, R. . ProUni - a revitalização do ensino superior via setor privado. Folha Dirigida - Caderno de Educação, Rio de Janeiro, p. 14 - 14, 11 jan. 2007.

10. LEHER, R. ; JURUA, Ceci . Liberdade e autonomia universitária. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 28 nov. 2006.

11. LEHER, R. . Condenação de Emir Sader é um grave atentado a autonomia universitária. Jornal da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ/Andes-SN, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 07 nov. 2006.

12. LEHER, R. . Privatização: uma ameaça às escolas?. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, p. 32 - 32, 15 out. 2006.

13. LEHER, R. . Crescimento econômico modesto-entrevista. Jungle Drums, p. 31 - 31, 01 out. 2006.

14. LEHER, R. . Educação a distância: cyber-rentismo ou democratização da educação superior?. Revista da ADUnB, Brasília, p. 16 - 16, 01 ago. 2006.

15. LEHER, R. . Tempos interessantes para a organização dos trabalhadores. Jornal da ADUFRJ, Rio de Janeiro, p. 9 - 9, 03 maio 2006.

16. LEHER, R. . Contra a ordem social alienante. Jornal do Brasil - Caderno IDÉIAS, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 03 set. 2005.

17. LEHER, R. . Reforma universitária. Jornal da ADUFRJ, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 13 jun. 2005.

18. LEHER, R. . Que tipo de transformação a Universidade necessita - Entrevista. Jornal da Universidade Católica de Salvador, Salvador, 01 nov. 2004.

19. LEHER, R. . Reforma universitária de Lula retoma o conceito de FHC. Opinião Socialista, São Paulo, v. 165, p. 5 - 5, 29 jan. 2004.

20. LEHER, R. . Romper o modelo. O Globo, Rio de Janeiro, v. 25717, p. 6 - 6, 03 jan. 2004.

21. LEHER, R. . Governo Lula em xeque. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 30 dez. 2003.

22. LEHER, R. . Reforma universitária do governo Lula: protagonismo do Banco Mundial e das lutas antineoliberais. Folha Dirigida, Rio de janeiro, p. 15 - 15, 16 dez. 2003.

23. LEHER, R. . Um novo partido para uma sociedade pós-neoliberal e socialista. Combate Socialista - Jornal da Corrente Socialista dos Trabalhadores, Niterói - RJ, v. 6, p. 7 - 7, 01 out. 2003.

24. LEHER, R. . Volta ao velho. O Globo, Rio de Janeiro, v. 1, p. 6 - 6, 21 jun. 2003.

25. LEHER, R. . Entrevista. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, p. 16 - 16, 12 mar. 2002.

26. LEHER, R. . Greve dos docentes garante vitória sobre o projeto do governo. Conquista - Jornal da CUT, Rio de Janeiro, p. 1 - 8, 08 jan. 2002.

27. LEHER, R. . Para impedir o desmonte. O Povo, Fortaleza -CE, p. 7 - 7, 16 out. 2001.

28. LEHER, R. . Pacote do MEC - Preocupante. O Globo, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 09 abr. 2000.

29. LEHER, R. . Um instrumento para privatizar as federais. O Globo, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 15 jun. 1999.

30. LEHER, R. . FHC, a universidade e o Banco Mundial. Monitor Mercantil, Rio de Janeiro, p. 2 - 2, 06 jun. 1998.

31. LEHER, R. . Darwinismo acadêmico. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, v. 1, p. 5 - 5.

32. LEHER, R. . Não há fim da história, lutar vale a pena. Funcionalismo em movimento MTS-CUT, Porto Alegre, v. 1, p. 5 - 8.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. LEHER, R. . Exclusão educacional ou educação no capitalismo dependente?. In: 9º Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2009, Águas de Lindóia. Formação de educadores: o papel do educador e sua formação, 2009. v. 1. p. 95-115.

2. LEHER, R. . Trabalho docente, carreira e autonomia universitária e mercantilização da educação. In: VII SEMINÁRIO REDESTRADO, 2008, Buenos Aires. NUEVAS REGULACIONES EN AMÉRICA LATINA, 2008. v. 1. p. 21-35.

3. LEHER, R. . Trabalho docente, carreira e autonomia universitária. In: VII Seminário de la Red de Estudios sobre Trabajo Docente, 2008, Buenos Aires. Nuevas regulaciones en América Latina, 2008. p. 1-26.

4. LEHER, R. . Em defesa do Departamento Nacional de Educação da CUT. In: Encontro Nacional de Política de Formação Sindical do Andes-SN, 2004, Niterói. Cadernos Andes. Brasilia : Andes-SN, 2002. p. 87-93.

5. LEHER, R. . Financiamento e autonomia universitária. In: II Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto, Câmara dos Deputados, 2003, Brasília. Uma Escola para a Inclusão Social, 2001. v. 1. p. 89-92.

6. LEHER, R. . A política de apartheid educacional do Banco Mundial e o desmonte da universidade pública. In: III Jornada Universitária, 2003, Pelotas RS. Anais da III Jornada Universitária, 2002. v. 1. p. 69-86.

7. LEHER, R. . Financiamento da Ciência e Tecnologia no Brasil. In: III Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia do Andes-SN, 2003, Curitiba. Cadernos Andes-SN/ Ciência e Tecnologia. Brasília/ Curitiba : Andes-SN/ APUFPR/Sindocefet-PR, 2002. p. 59-70.

8. LEHER, R. . O MEC e a Universidade: Uma Política Hostil. In: Segunda Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto: Desafios para o Século XXI -Câmara dos Deputados, 2001, Brasília. Coletânea de Textos da Primeira Conferência Nacional de Educação, Cultura e Desporto. Brasília : Câmara dos Deputados/ Coordenação de Publicações, 2001. v. 1. p. 115-129.

9. LEHER, R. . O Plano Nacional de Educação e as Perspectivas para a Universidade Brasileira. In: Encontro Nacional de Educação do Partido dos Trabalhadores, 2000, Goiania. Cadernos de Educação. Brasília : Revista do Núcleo Educação, Cultura e Desporto, Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, 2000. v. 2. p. 103-122.

10. LEHER, R. . Trabalho-Educação- Reexame das Categorias do Tempo. In: Jornada de Pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. Tecendo saberes. Rio de Janeiro : CFCH/UFRJ, 1999. p. 20-34.

11. LEHER, R. . Para fazer frente ao apartheid educacional imposto pelo Banco Mundial: notas para uma leitura da temática trabalho-educação. In: 22 Reunião Anual da ANPED, 1999, Caxambu. CD-Rom da 22 Reunião Anual da Anped: Diversidade e Desigualdade. Caxambu : ANPED, 1999. p. 10-24.

12. LEHER, R. . A ideologia da globalização na política de formação profissional brasileira. In: Seminário sobre a Reforma do Ensino Profissional, 1999, Curitiba. Anais do Seminário sobre a Reforma do Ensino Profissional. Curitiba : Sindcefet-PR, 1999. v. 1. p. 23-40.

13. LEHER, R. . Trabalho e qualificação profissional na ideologia da globalização: uma crítica ao conformismo sindical. In: IV Encuentro de Revistas Marxistas Latinoamericanas, 1998, Buenos Aires. Home Page do IV Encuentro de Revistas Marxistas Latinoamericanas. Buenos Aires : IV ERLA, 1998. p. 15-30.

14. LEHER, R. . Políticas sociais e políticas educacionais no contexto do neoliberalismo e a globalização. In: II Congresso Nacional de Educação, 1997, Belo Horizonte. Anais do II CONED. Belo Horizonte : Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, 1997. p. 15-29.

15. LEHER, R. ; BOLLMAN, M. G. ; MINTO, C. . Relatório -Diretrizes educacionais do I Congresso Nacional de Educação para o Plano Decenal de Educação. In: I Congresso Nacional de Educação, 1997, Belo Horizonte. Plano Nacional de Educação. Brasília : Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, 1996. v. 1. p. 1-35.

16. LEHER, R. . As categorias do tempo e a reconstrução da problemática trabalho-educação. In: Terceiro Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação da USP, 1997, São Paulo. Anais do 3 Simpósio de Pesquisa da FEUSP (Estudos e Documentos, 39). São Paulo : FEUSP, 1996. v. 39. p. 113-126.

17. LEHER, R. . Educação e tempos desiguais. In: 19 Reunião Anual da ANPED, 1996, Caxambu. Anais da 19 Reunião Anual da ANPED. Caxambu : ANPED, 1996. p. 19-32.

18. LEHER, R. . Educação na América Latina: O projeto de financiamento para a década de 1990. In: I Congresso Nacional de Educação, 1996, Belo Horizonte. I Congresso Nacional de Educação. Belo Horizonte : Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, 1996. p. 40-56.

19. LEHER, R. . O Banco Mundial e a política educacional brasileira com especial enfase na universidde. In: I Congresso Nacional de Educação, 1996, Belo Horizonte. Anais do I CONED. Belo Horizonte : Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, 1996. p. 30-44.

20. LEHER, R. . Formação profissional e autonomia sindical. In: I Congresso Nacional de Educação, 1996, Belo Horizonte. Anais do I Coned. Belo Horizonte : Forum Nacional em Defesa da Escola Pública, 1996. v. 2. p. 60-77.

21. LEHER, R. . O curso de pedagogia em questão. In: Novos rumos para uma política de formação de professores (UFRJ), 1995, Rio de Janeiro. Seminário Novos Rumo para a Formação de Professores. Rio De Janeiro : UFRJ, 1995. p. 77-87.

22. LEHER, R. ; TREIN, E. ; CASTRO, R. S. . Educação ambiental: nossa natureza é nossa cultura. In: I Encontro de Ciências Ambientais, 1994, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro de Ciências Ambientais. Rio de Janeiro : COPPE/PANGEA, 1994. p. 788-790.

23. LEHER, R. . Sistemas de educação e financiamento da educação. In: LDB em Questão, 1992, Rio de Janeiro. LDB em Questão. Rio de Janeiro : SINPRO-RJ, 1992. p. 31-38.


Demais tipos de produção bibliográfica

1 LEHER, R. . Análise de conjuntura [jan-abr 2009] Documento de trabajo nº 146. Buenos Aires: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, 2009 (Texto completo- documento de análise).

2 LEHER, R. . Análise de conjuntura [jan-fev 2008] Documento de trabajo nº 31. Buenos Aires: Conselho Latino-Americano de Ciencias Sociais, 2009 (Texto completo- documento de análise).

3 LEHER, R. . Conferindo caráter "científico" aos interesses econômicos: como as corporações se apoderam das universidades. Piracicaba: Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil - FEAB/ABEEF, 2009 (texto completo).

4. LEHER, R. ; PORTO-GONÇALVES, C.W. . De soberania, de protecionismo e de territórios. Quito: América Latina em Movimiento - ALAI, 2009 (texto completo).

5. LEHER, R. . Educação superior no governo Lula da Silva: privatismo e adesão aos dogmas bancomundialistas. São Paulo: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 2009 (texto completo).

6. LEHER, R. . Iniciativa para a integração da infraestrutura regional da América Latina, plano de aceleração do crescimento e questão ambiental: desafios epistêmicos. Rio de Janeiro: Outro Brasil/Laboratório de Políticas Públicas - UERJ, 2009 (texto completo).

7. LEHER, R. . Análise de Conjuntura [novembro-dezembro 2008] - Documento de trabalho 126. Buenos Aires: CLACSO, 2008 (Texto completo- documento de análise).

8. LEHER, R. . Análise de conjuntura [julho-agosto 2008] Documento de trabajo Nº 88. Buenos Aires: CLACSO, 2008 (Texto completo- documento de análise).

9. LEHER, R. . Análise de conjuntura [maio-junho 2008] Documento de trabajo Nº 69. Buenos Aires: CLACSO, 2008 (Texto completo- documento de análise).

10. LEHER, R. . Análise de conjuntura [março-abril 2008] Documento de trabajo Nº 49. Buenos Aires: CLACSO, 2008 (Texto completo- documento de análise).

11. LEHER, R. . Análise de conjuntura [setembro-outubro 2008] Documento de trabajo Nº 107. Buenosf Aires: CLACSO, 2008 (Texto completo- documento de análise).

16. LEHER, R. ; ALMEIDA, J.B. . A conformação da classe se move. Buenos Aires: CLACSO, 2007 (Texto completo- documento de análise).

17. LEHER, R. ; SADER, Emir . Público, estatal e privado na reforma universitária. Santiago de Compostella: Universidad Santiago de Compostella, 2006 (trabalho completo).

18. LEHER, R. . Considerações sobre o Anteprojeto de Lei da Educação Superior 2006 (texto completo).

19. LEHER, R. . Feições da mercantilização da educação e Neocolonialismo 2006 (Texto completo- documento de análise).

20. LEHER, R. . CONFLITOS SOCIAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO - AMÉRICA LATINA. Unesco - revista eletrônica, 2005 (trabalho completo).

24. LEHER, R. . A contra-reforma universitária: uma estratégia neoliberal. Brasilia: ADUnB/Casa das Musas, 2004 (Livreto).

Profª Drª Eunice Schilling Trein

Artigos completos publicados em periódicos

1. TREIN, E. S. ; Loureiro, Carlos ; Tozoni-Reis, M. F. de C. ; Novicki, V. . Contribuições da Teoria Marxista para a Educação Ambiental Crítica. Cadernos CEDES (Impresso) , v. 29, p. 81-97, 2009.

2. TREIN, E. S. . Desafios à educação ambiental: entre o legado da modernidade e a crítica pós-moderna. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar) , v. 3, p. 119-128, 2008.

3. TREIN, E. S. . A perspectiva crítica e emancipatória da educação ambiental. Salto para o Futuro , v. 1, p. 41-45, 2008.

4. TREIN, E. S. ; FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta Pantoja . O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação: uma análise para debate. Revista Brasileira de Educação , v. nº 24, p. 140-164, 2003.

5. TREIN, E. S. . Meio Ambiente e Educação: as representações sociais e a formação do educador. Cadernos de Ensaios e Pesquisas, Niteroi, v. 6, p. 18-23, 2002.

6. TREIN, E. S. . Trabalho e Educação diante do Limites da Globalização ? Questões Teórico-Medotológicas. Trabalho e Educação, NETE-UFMG- Belo Horizonte, v. 3, p. 119-128, 1998.

7. TREIN, E. S. . Entrevista concedida a Revista Trabalho & Educação.. Trabalho e Educação, NETE Belo Horizonte MG, v. 0, p. 32-40, 1996.

8. TREIN, E. S. . Conquista da Cidadania : a Educação Diz : Presente. . . . Trabalho e Educação, Editora Unijuí Ijuí, v. 10, n. 41, p. 17-27, 1996.

9. TREIN, E. S. . O papel da educação na construção de uma sociedade democratica :Durmeval Trigueiro Mendes. Educação e Realidade , Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 27-34, 1991.

10. TREIN, E. S. . A Requalicação do Trabalhador na Perspectiva do Capital e do Trabalho - Uma Discussão Atual. Tempo Brasileiro , Rio de Janeiro, v. 105, p. 115-130, 1991.

11. TREIN, E. S. . O Trabalho e a qualificaçãoo profissional na visão de autores alemães. Boletim Técnico do Senac , Rio de Janeiro, v. 17, p. 3-21, 1991.

12. TREIN, E. S. . Um Projeto em Questão : a Formação Continuada para o Ensino de Ciências. Contexto & Educação , Editora UNIJUÍ - Ijuí, v. 21, p. 56-65, 1991.

13. TREIN, E. S. . Educação Popular e Cidadania. Tempo Brasileiro , Rio de Janeiro, v. 100, p. 117-124, 1990.

14. TREIN, E. S. . A Pedagogia Histórico-Crítica :Ponto e Contraponto. Contexto & Educação , Editora UNIJUÍ- IJUí, v. 20, p. 89-99, 1990.

Capítulos de livros publicados

1. TREIN, E. S. ; CIAVATTA, M. . A historicidade do percurso do GT Trabalho e Educação: uma análise para debate. In: Fundação Oswaldo Cruz. (Org.). Trabalho, Educação e Saúde. 1 ed. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009, v. 7, p. 15-49.

2. TREIN, E. S. . Desemprego estrutural - desafios e perspectivas. In: Izumi Nozaki. (Org.). Educação e Trabalho: trabalhar, aprender, saber. 1 ed. Campinas: Mercado das Letras, 2008, v. 1, p. 93-104.

3. TREIN, E. S. . A constribuição do pensamento marxista à educação ambiental. In: Carlos Frederico B. Loureiro. (Org.). A questão ambiental no pensamento crítico. Natureza, trabalho e educação. 1 ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2007, v. 1, p. 113-134.

4. TREIN, E. S. ; FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta Pantoja . A produção capitalista, trabalho e educação: um balanço da discussão nos anos 1980 e 1990. In: Gaudêncio Frigotto; Maria Ciavatta. (Org.). A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. 1 ed. Brasília: Ministério da Educação, 2006, v. 1, p. 97-116.

5. TREIN, E. S. . Roteiros Ambientais: ampliando horizontes da prática pedagógica. In: Martha Marandino; Sandra Escovedo Selles; Marcia Serra Ferreira; Antonio Carlos Rodrigues de Amorim. (Org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. 1ª ed. Niterói: EDUFF, 2005, v. 1, p. 100-107.

6. TREIN, E. S. ; RODRIGUES, José dos Santos . Da crise do Capital à crise ético-política: trajetória intelectual de Gaudêncio Frigotto. In: Cecilia Goulatt; Sandra Escovedo Selles; Sonia Maria Rummert. (Org.). Dimensôes e horizontes da educação no Brasil: Ensaios em homenagem a Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Osmar Fávero. 1 ed. Niteroi: Eduff, 2004, v. , p. 33-50.

7. TREIN, E. S. ; LOBO NETO, F. J. S. . Conhecimento como produção humana - formadora e transformadora. In: Cecilia Goulart; Sandra Escovedo Selles; Sonia Maria Rummert. (Org.). Dimensôes e horizontes da educação no Brasil: Ensaios em homenagem a Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Osmar Fávero. 1ª ed. Niteroi: Eduff, 2004, v. , p. 51-68.

8. TREIN, E. S. . Projeto de desenvolvimento em disputa. Reflexões sobre a questão ambiental e os limites. In: Gaudêncio Frigotto; Maria Ciavatta. (Org.). A experiência do trabalho e a educação básica. : , 2002, v. 1, p. 57-68.

Textos em jornais de notícias/revistas

1. TREIN, E. S. . O percurso Teórico do GT Trabalho e Educação: Uma Análise para debate. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. 140 - 164.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. TREIN, E. S. ; FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta Pantoja . A transformação do trabalho e a formação profissional na sociedade da incerteza. In: 30a Reunião Anual da Anped, 2007, Caxambu. Anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro : Anped, 2007. v. 1. p. 1-15.

2. TREIN, E. S. . A contribuição do pensamento crítico à pesquisa pesquisa em educação ambiental. In: 30a Reunião Anual da Anped, 2007, Caxambu. Anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro : Anped, 2007. v. 1. p. 1-15.

3. TREIN, E. S. . A Educação Ambiental na formação de professores: repensando as práticas pedagógicas. In: ANPED, 2005, Caxambu. 28ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu : ANPED, 2005.

4. TREIN, E. S. . O Percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação. In: 25 Reunião Anual ANPED - GT Trabalho e Educação, 2002, Caxambu, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos

1. TREIN, E. S. . A Educação Ambiental na formação de professores: repensando as práticas pedagógicas. In: 28ª Reunião Anual da Anped, 2005, Caxambu. 40 Anos da Pós-Graduação em Educação no Brasil. Caxambu : Anped, 2005. v. 1. p. 238-238.

2. TREIN, E. S. . A Formação Profissional na América Latina : Solidariedade na Adversidade. In: Pedagogia 93, 1993, Havana. Anales del Encuentro por la Unidad de los Educadores Latinoamericanos. Havana, 1993.

3. TREIN, E. S. . Educação e Treinamento para o Desenvolvimento Sustentável. In: Simpósio e Mostra Internacional de Tecnologia Ambiental - ECOTECH, 1992, Rio de Janeiro. Relat[orio ECOTECH do Simpósio e Mostra Internacional de Tecnologia Ambiental - ECOTECH. Rio de Janeiro : SEICT. v. 2.

Prof. Dr. Marcos Pinheiro Barreto

Artigos completos publicados em periódicos

1. Mauro Guimarães ; SOARES, A. M. ; CARVALHO, N. O. ; BARRETO, M. P. . Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cadernos CEDES (Impresso) , v. 29, p. 49-61, 2009.

2. BARRETO, M. P. ; TREIN, E. . Meio Ambiente e Educação: as representações sociais e a formação do educador.. Cadernos de Ensaios e Pesquisas Faculdade de Educação Uff, Niterói-RJ, v. 6, 2001.

3. BARRETO, M. P. . Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , Campinas-SP, v. 29, 1993.


Textos em jornais de notícias/revistas

1. BARRETO, M. P. . Quem lê jornal sabe mais.. .

Resumos publicados em anais de congressos

1. BARRETO, M. P. ; TREIN, E. . Meio Ambiente e Educação: as representações sociais e a formação do educador.. In: II Jornada Internacional sobre Representações Sociais, 2001, Florianópolis. II Jornada Internacional de Representações Sociais - Anais, 2001. v. único.

2. BARRETO, M. P. . Ética e Educação. In: II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 1995, Uberlândia. II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes das Universidades Federais de Minas Gerais. Uberlândia : Zardo, 1995. v. único. p. 157-157.

Apresentações de Trabalho

1. BARRETO, M. P. . Educação, Meio Ambiente e História: uma pedagogia para escapar do beijo da morte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2. BARRETO, M. P. . Ética ou Caos e Meio Ambiente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3. TREIN, E. ; BARRETO, M. P. . Educação Ambiental: reconstruindo o diálogo entre o materialismo histórico e o materialismo ecológico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Produção técnica

Processos ou técnicas

1. BARRETO, M. P. ; LEPRI, M. . Participação no Projeto de Desenvolvimento Sustentável na Comunidade Rural do Rio da Prata.. 2002.

2. BARRETO, M. P. ; FELLIPPE, C. A. . Participação no Projeto de Recuperação e Conservação dos Manguezais da Baía de Guanabara - Consórcio Baía Azul. 2001.

3. BARRETO, M. P. ; FELLIPPE, C. A. ; PARAQUET, M. . Planejamento e realização de atividades de Educação Ambiental junto a professores de escolas localizadas em regiões de influência da Companhia Vale de Rio Doce. 1992.

Trabalhos técnicos

1. BARRETO, M. P. . Parecerista ad hoc de trabalhos selecionados para o Seminário Nacional - Democracia e Construção do Público no Pensamento Educacional Brasileiro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação-UFF. 2001.

2. BARRETO, M. P. ; FELIPPE, C. A. . Planejamento de atividades no Programa de Comunicação Ambiental da Companhia Siderúrgica de Tubarão.. 1997.

Demais tipos de produção técnica

1. TREIN, E. ; BARRETO, M. P. . A relação homem-natureza e a produção da vida. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2. BARRETO, M. P. . Museu de Arqueologia de Itaipu. 1999.

3. BARRETO, M. P. . Participação no Curso de Capacitação de Docentes da Educação de Jovens e Adultos ( Nova Iguaçu ). 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).