NICODEMOS, Alessandra. Práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos: conscientização ou conversão? Revista Periferia: UERJ, Duque de Caxias, 2015.
NICODEMOS, Alessandra. Ensino da História Negra na Educação de Jovens e Adultos trabalhadores e o legado da Educação Popular. In: Giovana Xavier. (Org.). Histórias da escravidão e do pós-abolição para as escolas. 1ed. Rio de Janeiro: Fino Trato, 2015, p. 73-87.
NICODEMOS, Alessandra; OLIVEIRA, P. Conhecimento ou ação: por onde principia? Educação e relações étnico-raciais no cotidiano escolar. In: Amilcar Araújo Pereira. (Org.). Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas afro-brasileiras nas salas de aula. Brasília: Fundação Vale / UNESCO, 2014, p. 77-87.
NICODEMOS, Alessandra. As teorias críticas do currículo e o processo de execução, construção e ressignificação de práticas curriculares na EJA. In: Marta Lima de Souza. (Org.). Currículo em EJA: Saberes e práticas de educadores.Rio de Janeiro: Sesc – Departamento Nacional, 2011, p. 38-53.
SERRA, Enio; VENTURA, Jaqueline. Formação docente para a Educação de Jovens e Adultos e o ensino de geografia: o paradoxo entre o legal e o real. In: BEZERRA, A. C.; LOPES, J. J.; FORTUNA, D. (orgs.). Formação de professores de Geografia: diversidade, prática e experiência. Niterói: Editora da UFF, 2015.
SERRA, Enio. Políticas de currículo e prática docente em geografia na Educação de Jovens e Adultos. In: ALBUQUERQUE, M. A. M.; FERREIRA, J. A. (orgs.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013.
SERRA, Enio. O mundo do trabalho na geografia a ser ensinada na Educação de Jovens e Adultos. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 24-46, jan./jun., 2011. Disponível em: www.revistaedugeo.com.br
FÁVERO, Osmar; SERRA, Enio. Análise da Coleção Cadernos de EJA: materiais pedagógicos para o 1º e o 2º segmentos do ensino fundamental de jovens e adultos. In: TIRIBA, L.; CIAVATTA, M. (orgs.). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Liber Livro e Editora da UFF, 2011.
SERRA, Enio. A produção de propostas curriculares nacionais de EJA e os desafios da prática docente. In: SOUZA, J. S., SALES, S. R. (orgs.). Educação de Jovens e Adultos: políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro: NAU Editora: EDUR, 2011.