Formado por profissionais que atuaram ou ainda atuam na educação básica, mas, ao mesmo tempo, trabalham com a formação de professores para os segmentos fundamental e médio, o FEE está concebido como um espaço de ações que privilegia a convergência dos diversos saberes nas duas frentes de atuação.
Dentro dessa mesma lógica, seus integrantes têm procurado associar ao máximo as ações sob sua responsabilidade, a fim de que o FEE reforce a pretensão de se constituir como um esforço de materialização – no campo do ensino da escrita e da formação dos seus professores – da indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa.
Por fim, dados os limites sempre desafiadores no que se refere ao estudo das práticas de leitura e de escrita, o FEE adotou como foco principal a escrita e o seu ensino. Neste sentido, nossas ações têm como referência o contexto maior da educação brasileira, no qual focalizamos mais expressamente o ensino da Língua Portuguesa, para, por fim, dentro da problemática específica do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, centrarmos nossa atenção nos desafios postos para os que ensinam a escrever na educação básica e para os que atuam na formação destes profissionais.