Simondon e a educação


Detalhes do Evento

  • Data:
  • Categorias:

 
SIMONDON E A EDUCAÇÃO

Em outubro, a Faculdade de Educação da UFRJ e o LISE — Laboratório do Imaginário Social e Educação realizarão no Rio de Janeiro o seminário SIMONDON E A EDUCAÇÃO.

O Seminário será dedicado a apresentar pesquisas acerca das relações entre o pensamento do filósofo, psicólogo e mecanólogo francês Gilbert Simondon (1924-1989) e questões relativas à formação e à educação.

Local: Sala Moniz Aragão, no 2° andar do Palácio Universitário, Praia Vermelha.
Datas: 18, 19 e 20 de outubro.

Confira a programação no Caderno de Resumos em anexo.

Inscrições para certificado através do email educacao@gilbertsimondon.org.

 

“Não devemos tentar modernizar, acrescentando novas atividades adicionais, um tipo de educação baseada em velhas estruturas. Já há alguns anos, assistimos a um conflito entre a procura de novas funções solicitadas no ensino e a sobrevivência de quadros estáticos anteriormente adaptados a outras funções hoje ausentes.” (SIMONDON, 2014, p. 236-237).

“Adaptar um ser a uma sociedade estável conduz à especialização, de modo a integrá-lo a um escalão da estrutura vertical. Adaptar um ser a uma sociedade metaestável, é dar-lhe uma aprendizagem inteligente que lhe permitirá inventar para resolver os problemas que se apresentam ao longo da superficie das relações horizontais.” (SIMONDON, 2014, p. 236-237).

Programação