Exibição do filme ‘Paterson’ + palestra com Paulo Domenech Oneto


Detalhes do Evento


Visualização da imagem

 

Pedagogias da Imagem – cineclube da Faculdade de Educação da UFRJ.

Dia 12 de novembro de 2019, às 17h.

Exibição do filme ‘Paterson’ (França/Alemanha/E.U.A., 2016), de Jim Jarmusch.

Seguido da palestra:

A poesia e a ideia da repetição em Jim Jarmusch

O filme ‘Paterson’, de Jim Jarmusch, nos coloca diante da história simples de um motorista de ônibus que escreve poesia e que traz o mesmo nome da cidade em que vive. Há ainda uma terceira incidência do nome: ‘Paterson’ é o título do mais longo poema de William Carlos Williams, poeta norte-americano também nascido em Paterson. Através dessas repetições, e do lugar da poesia diante delas, algo parece se descortinar. O que seria?

Com o convidado:

Paulo Domenech Oneto

Doutor em Filosofia pela Université de Nice, França e em Literatura Comparada pela University of Georgia, EUA. Leciona Filosofia, Teorias da Comunicação e disciplinas relacionando filosofia com cinema e literatura na Escola de Comunicação da UFRJ. Publicou ensaio sobre o poeta Manoel de Barros na coletânea ‘Poesia pode ser que seja fazer outro mundo: uma homenagem ao centenário de Manoel de Barros’, organizada por Elton Leite de Souza (7Letras, 2018).

Local: Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, prédio do CFCH (próximo ao Cópia Café)
Campus da Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 – Urca
Horário: 17h
(sujeito à lotação do auditório – capacidade de 100 lugares)
Indicado para o público a partir de 16 anos.

Entrada franca.

Pedagogias da Imagem é um projeto coordenado pelo SeCult – Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ, vinculado ao programa CINEAD – Cinema para Aprender e Desaprender. O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, procurando instigar o público a refletir, com os filmes, sobre questões que eles suscitam e reverberam.

Blog: https://cineclubepedagogiasdaimagem.wordpress.com