Defesa de monografia: “ESTUDO DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE FAMÍLIAS EDUCADORAS “

Detalhes do Evento

Defesa da monografia “ESTUDO DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE FAMÍLIAS EDUCADORAS “, por Rebecca de Araújo Fernandes Amorim. Dia 14 de agosto de 2020, às 16 horas, por videoconferência.

Clique aqui para acessar a sala.

“O presente estudo tem por objetivo tratar sobre a Educação Escolar oferecida nas escolas na perspectiva de Ivan Illich. Prosseguindo pretende apresentar algumas características da Educação Domiciliar, que é o ensino no lar realizado e planejado pelos responsáveis da criança com a ajuda de terceiros se necessário visando proporcionar uma educação condizente com a cultura familiar na qual está inserida, em seguida traçar resumidamente um panorama desta forma de educar internacionalmente e nacionalmente, além das atuais medidas que vem sido tomadas para sua regulamentação no Brasil. A fim de explicar a questão da socialização das crianças que passar por esta forma de educação, o trabalho dispõe uma pesquisa internacional disponibilizada em sua forma resumida pela ANED sobre o tema. A pesquisa inclui duas falas de famílias educadoras sobre suas percepções, escolhas e rotinas dentro da Educação Domiciliar em seus lares. O trabalho nos leva a concluir que a Educação Domiciliar é uma prática válida que está buscando sua regulamentação e que esta não tem por objetivo finalizar com a Educação Escolar.”

Clique aqui para mais detalhes.