Defesa da dissertação REINAÇÕES INFANTIS: MOBILIZAÇÕES EM TORNO DA SEXUALIDADE, DA INFÂNCIA E DO CURRÍCULO


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Defesa da dissertação REINAÇÕES INFANTIS: MOBILIZAÇÕES EM TORNO DA SEXUALIDADE, DA INFÂNCIA E DO CURRÍCULO, de autoria de Lorraine de Andrade Branco Faria Gonçalves, dia 05/03/2020, às 14h, no Auditório do CFCH

Este trabalho tem por objetivo problematizar as tensões, efeitos e reverberações existentes nas relações entre sexualidade e infância no currículo da Educação Infantil. Para tanto, a dissertação explora histórias ficcionais que contam sobre os diferentes modos como a sexualidade é mobilizada nos currículos para crianças pequenas. Composta pelo que denomino “Metodologia-Emília”, inspirada na cartografia e na obra de Monteiro Lobato, esta dissertação percorre histórias produzidas a partir de memórias ouvidas e vividas pela autora, que são transformadas em uma escrita de ouvido. Guiada pela leitura de autores pósestruturais e por teóricas feministas, são propostos movimentos de suspensão da conexão entre as categorias criança, infância e sexualidade, com o intuito de mobilizar outros modos possíveis de pensá-las. De forma especial, esta dissertação dialoga com os conceitos foucaultianos de poder, saber e dispositivo da sexualidade, como chave de leitura para problematizar tais histórias. Defende-se assim, no contexto da Educação Infantil, que o dispositivo da sexualidade vem sendo atualizado segundo dois deslocamentos discursivos simultâneos e não excludentes: 1) o uso de sexualidade e gênero como sinônimos; e 2) uma passagem do uso dos prazeres para a ideia de perigo e vulnerabilidade que atravessa os corpos infantis. Entre ambos deslocamentos discursivos, diferentes mobilizações em torno da relação entre sexualidade e infância solicita dos adultos, sejam professores ou familiares, o cuidado e a tutela dos corpos, por meio de operações de poder-saber. Nessa trama de cuidado e vulnerabilidade, diferentes concepções e especulações são elaboradas sobre as crianças, atualizando e pondo em operação o dispositivo da sexualidade.

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