Detalhes do Evento

Defesa da dissertação PROFESSORAS NEGRAS: AUTORIA E PROTAGONISMO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTI-RACISTAS E DESCOLONIZAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, de autoria de Daiana da Silva, dia 03/04/2020, às 9h, por VÍDEOCONFERÊNCIA.

A presente dissertação tem como objetivo compreender de que forma professoras da educação infantil protagonizam e elaboram práticas educativas antirracistas e decoloniais. Considerando o fato de que mulheres negras se organizam em diversos espaços de forma estratégica para visibilizar vozes coletivas e individuais  historicamente silenciadas. Assim, tais sujeitas têm ocupado e potencializado os ciberespaços, tornado-os lugares seguros para mobilizar e compartilhar experiências, discussões e ações que constituem a luta antirracista. Com base nos debates de intelectuais negras como Azoilda Loretto da Trindade, bell hooks, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Nilma Gomes, analiso as postagens do grupo virtual Educação Infantil Antirracista do Facebook, no qual as professoras participantes compartilham projetos e práticas educativas antirracistas, tendo como ferramentas, entre outras, livros infantis em que personagens negras/os são protagonistas. Por fim, alinhada às discussões sobre autoria e “narrativa na primeira pessoa”, apresento uma atividade que desenvolvi com minha turma da Educação Infantil. Isso foi feito com base nas experiências de ensino, pesquisa e extensão vividas no Grupo Intelectuais Negras UFRJ e nas trocas virtuais dentro do grupo Educação Infantil Antirracista. Nesse sentido, ressalto que a interlocução com essas autoras aprimora a metodologia de trabalho da escrita de si, nos marcos dos feminismos negros e decoloniais, assim como contribui para conferir visibilidade às questões ausentes das produções hegemônicas. Entre elas: o trabalho intelectual de mulheres negras. Nesse caso específico, professoras da educação infantil.

Confira mais detalhes aqui