Defesa da dissertação ESCOLAS DE TURNO ÚNICO NO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR


Detalhes do Evento

  • Data:

Defesa da dissertação ESCOLAS DE TURNO ÚNICO NO RIO DE JANEIRO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ESPECIALISTAS SOBRE A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR, de autoria de Caroline Domingues da Silva Teles de Assis, dia 18/03/2020, às 9h00 na Sala 242 – Faculdade de Educação

Na perspectiva do ciclo de políticas de Bowe, Ball & Gold (1992) e Ball (1994) em que as políticas não devem ser interpretadas despretensiosamente, mas considerando uma gama de fatores, o presente estudo buscou 1) analisar a política do Turno Único, estabelecida em 2010, na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro com vistas a ampliar o oferecimento da educação em tempo integral no município; 2) investigar como o professor especialista percebe sua atuação nesse novo modelo de escola, nas suas relações com os alunos, com seus pares e com os mecanismos de gestão democrática a partir da expansão de sua jornada de trabalho que ocorreu de forma simultânea com os alunos e com o espaço escolar (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016). Denominadas Ginásios Cariocas até 2018, duas Escolas Municipais de Aplicação Carioca que participaram da primeira transição de escolas de horário parcial para turno único se constituíram o campo da pesquisa. As diretrizes para a atuação docente nessas escolas eram baseadas na Pedagogia da Presença (COSTA, 1991) como estratégia para o fortalecimento das relações entre docentes e discentes, além das consequências benéficas à aprendizagem e às condições de trabalho. Percebemos como efeitos e resultados da política do Turno único, o aumento do vínculo entre professores, alunos e responsáveis, resultando na manutenção da confiança nessa relação. Além disso, houve mudanças significativas nas condições de trabalho docente, considerando a dinâmica de deslocamento entre escolas, cultura do professor especialista no Brasil; tempo de planejamento; o envolvimento na gestão, nos projetos da escola, e no compartilhamento de conhecimento e criações com seus pares.

Confira mais detalhes aqui