Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro


Detalhes do Evento


Seminário: Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro.

Datas: 05 e 06 de julho de 2022

Local: Auditório do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo).

Promoção: LEPES/UFRJ (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da UFRJ) e Ação Educativa.

SEMINÁRIO BALANÇO DA LEI DE COTAS – INSCRIÇÕES ABERTAS!

Você sabia que a Lei de Cotas completa 10 anos em agosto de 2022?

Conquista do movimento negro no Brasil, a legislação que assegura reserva de vagas a população negra e indígena no Ensino Superior tem sido alvo de inúmeros projetos de lei no Congresso Nacional. Tais iniciativas, muitas vezes, propõe retrocessos nesta que é a principal política pública nacional no campo da justiça racial e acesso ao Ensino Superior.

É neste contexto em que a discussão sobre uma possível revisão desta legislação está colocada que a Ação Educativa e o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior) da Faculdade de Educação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) promovem o seminário Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa “Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil”.

Envolvendo um grupo de pesquisadoras e pesquisadores de seis universidades federais e da Ação Educativa, a pesquisa nacional teve por objetivo analisar os principais resultados da implementação da Lei 12.711/2012, a chamada Lei de Cotas. No contexto de tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional que visam alterar a Lei de Cotas, o seminário discutirá os resultados decorrentes dos estudos quantitativos e qualitativos realizados no âmbito da pesquisa e um conjunto de recomendações que visam o fortalecimento das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro.

O diagnóstico investigou a eficácia da Lei de Cotas em diversificar o perfil dos alunos do ensino superior nas universidades federais, bem como, analisou o sucesso e desafios enfrentados pelas instituições e cotistas em sua primeira década de existência.

O Seminário Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa “Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil” acontecerá nos dias 05 e 06 de julho de 2022, no Auditório do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo)

A atividade será presencial.

Inscreva-se agora em: https://bit.ly/InscricaoSeminarioLeideCotas

 

Programação:

05/07/2022, das 14h às 19h.

14h: Mesa de Abertura – Ações Afirmativas: contextos e desafios

15h: O acesso às universidades federais sob a Lei de Cotas: vagas, ingressantes e matrículas

17h: A implementação da Lei de Cotas em universidades federais – Parte 1

06/07/2022, das 9h às 18h.

9h: A implementação da Lei de Cotas em universidades federais – Parte 2

11h: Ações Afirmativas e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

14h: Recomendações da pesquisa para o fortalecimento das ações afirmativas no Ensino Superior | Rodas de conversa e debates

17h: Mesa de Encerramento

 

Apoio:

Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos da Ação Educativa.

NEABI/UFRJ (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFRJ)

SECULT (Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ)

Faculdade de Educação da UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ/ PROEX (CAPES)

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ