A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DE SUAS REFORMAS (1942-2017)


Detalhes do Evento


Defesa da monografia “A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DE SUAS REFORMAS (1942-2017)”, por Isabela Santana de Souza. Dia 29 de julho, às 16hrs, por videoconferência

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O presente trabalho busca analisar o estabelecimento e evolução da Educação Profissional no Brasil. Em linhas gerais, a Educação Profissional propicia a formação adequada ao indivíduo para exercício das funções próprias de uma profissão. Educação e trabalho são categorias importantes inerentes ao desenvolvimento social humano. Uma vez que tal ligação é criada, temos uma modalidade com um percurso histórico, que acompanha as mudanças e transformações sociopolíticas do Brasil e do mundo. Por meio de uma revisão bibliográfica, nossa análise busca entender a evolução da educação profissional brasileira, especificamente a partir de dois momentos importantes aos rumos da modalidade: as reformas popularmente conhecidas, como Capanema do ano de 1942 e do Ensino Médio de 2017. Interessa-nos compreender em que medida há congruências ou diferenças em relação à perspectiva formativa da força de trabalho dentro das reformas e seus impactos nos modelos vigentes da Educação Profissional brasileira e na vida dos que buscam esse meio de qualificação.

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