
Acessibilidade na UFRJ e o papel da DIRAC
Seleção de bolsista
O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES), criado em 2017,
tem desenvolvido ao longo dos últimos anos diversos estudos e pesquisas sobre expansão e democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, com foco em políticas de ação afirmativa, políticas de permanência, assistência estudantil e atividades de apoio acadêmico.
A professora Rosana Heringer, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior da Faculdade de Educação da UFRJ, está selecionando um/a estudante de graduação em Pedagogia e demais licenciaturas para atuar como bolsista de iniciação científica (PIBIC). O/a estudante selecionado/a atuará no projeto: Estudos sociológicos sobre ensino superior no Brasil: contribuições contemporâneas que tem como
Objetivo geral:
Contribuir para um mapeamento de questões emergentes e possíveis agendas de pesquisa no debate sociológico sobre o ensino superior brasileiro contemporâneo;
e, como
Objetivos Específicos:
• Mapear os temas abordados nos balanços bibliográficos sobre educação superior nos últimos 20 anos, identificando pontos em comum e lacunas no desenvolvimento de pesquisas
• Realizar levantamento sobre temas específicos da pesquisa sobre educação superior em revistas acadêmicas Qualis A1 nas áreas de Educação e Sociologia nos últimos anos
• Realizar análise sistemática dos artigos identificados e mapear os principais temas
abordados no período recente
• Elaborar uma proposta de agenda de pesquisa para a próxima década com base na análise realizada.
A vigência da bolsa será de junho de 2023 a agosto de 2024.
Valor da bolsa: R$700,00
Confira o edital aqui.
Linguagem, raça e interseccionalidades: diálogos possíveis
Semana da Educação
Confira a programação aqui.
Revista Contemporânea de Educação: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
A Revista Contemporânea de Educação acaba de publicar o número 41, do volume 18, intitulado Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional. Confira os artigos na íntegra aqui.
Mestrado 2023
Perspectivas Multiculturais na Educação e aplicações em campos do conhecimento
Partilhando diálogos e caminhos de pesquisa na interface da Geografia e Educação: um olhar para as políticas educacionais e a dinâmica espacial das escolas
PMAP: Residência em interferências artísticas na educação
Interferências artísticas na educação– com o professor de filosofia da UFRJ, Alexandre Mendonça
A aposta em interferências provenientes do campo das artes é uma das tendências do pensamento contemporâneo sobre a educação. Nessa série de encontros pretendemos investigar tal possibilidade de interferências a partir de um exercício de leitura pautado por textos elaborados por um músico e um poeta que tiveram suas produções ligadas a correntes do modernismo na primeira metade do século xx.
Se você tem interesse em pensar a educação na interface com as artes como estímulo a processos de singularização que considerem o artístico num sentido amplo, ligado a processos de criação que transbordam a educação, venham participar dessa residência conosco! O evento conta com certificado de participação. Mais informações em: https://www.facebook.com/PmapFeUfrj e https://www.instagram.com/pmapfe.ufrj/
Te esperamos nos dias 03/05, 17/05, 24/05 e 07/06! Mais informações em breve sobre o local. Até lá!