A formação das(os) estudantes com deficiência no ensino superior: a construção de um lugar

A Roda de Conversa intitulada: “A formação das(os) estudantes com deficiência no ensino superior: a construção de um lugar” é  uma das ações formativas do Espaço de Ações de Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (EAIA-PCD) e do Laboratórie de Pesquisa, Estudo e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE). 
 
A atividade contará com a participação do Pedro Rafael (egresso do curso de Pedagogia/UFRJ e atualmente servidor da DIRAC- Diretoria de Acessibilidade) e Iracema Oliveira (estudante do curso de Pedagogia/UFRJ), que compartilharão suas trajetórias e experiências na Universidade como estudantes com deficiência. 
 
Este é o link do nosso encontro – meet.google.com/gok-upie-yzg 
 
O convite é aberto a todes que quiserem conversar sobre essa temática.
 
Será um enorme prazer ter vocês conosco. Participem e divulguem!
 
Até lá!
Equipe do EAIA e LaPEADE
 
Descrição do card:
 
Descrição de imagem: card para a divulgação da roda de conversa.
 
Na parte superior esquerda está escrito “Roda de conversa”.
Abaixo o título da roda “A formação das (dos) estudantes com deficiência no ensino superior: a construção de um lugar”.
Mais abaixo, ao lado esquerdo, estão as informações sobre o dia e horário do evento: 03/08, de 8:30 às 10:30, e o link de acesso do Google meet.
Ao lado estão as fotos da Iracema estudante de Pedagogia, e do Pedro, ex-estudante da Pedagogia e servidor da DIRAC; que serão as pessoas convidadas para participar da roda. 
Na parte inferior do card, ao meio, está o símbolo do LaPEADE. 
O card tem o fundo vermelho, letras pretas e azuis, além de elementos decorativos.
 
 

A qualidade da educação e o espaço: discutindo as mudanças e o contexto da formação inicial de professores

O Seminário Anísio Teixeira apresenta: “A qualidade da educação e o espaço: discutindo as mudanças e o contexto da formação inicial de professores”

Dia 28/07, às 14h

Convidada
Clare Brooks (University College of London)

Mediação
Ana Maria Monteiro (PPGE-UFRJ)
Ana Angelita Rocha (PPGE-UFRJ)

Link para o Zoom no cartaz.

Haverá traduções simultâneas em português e libras.

Roda de conversa “Palavra pelo corpo e corpo da escrita”

Roda de conversa “Palavra pelo corpo e corpo da escrita”
 
O Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico da Faculdade de Educação (PMAP – FE) convida a todos para a roda de conversa ‘Palavra pelo corpo e corpo da escrita’ que ocorrerá presencialmente no campus da Praia Vermelha na UFRJ.
 
Nosso encontro contará com a participação dos professores Thiago Ranniery, doutor em Educação pela UERJ que atua nos seguintes temas: corporificação, subjetivação, gênero, sexualidade, afeto e diferença e do professor André Bocchetti, doutor em Educação pela USP que tem desenvolvido pesquisas interessadas no entrelace entre corporeidades, experiências e politica no âmbito da educação.
Será uma tarde de debates e conversas acerca da relação dos corpos com a escrita e como isso passa por nós e o nosso ato de escrever.
Venha participar desta roda, você é o nosso pessoal! Te aguardamos!!

Seleção de bolsistas PET

Estão abertas, até o dia 10/07, as inscrições para o edital de seleção do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde  
(PET Saúde 2022-2023). Serão 40 vagas, sendo 4 para estudantes de Pedagogia, regularmente matriculados, a partir do 3⁰ semestre. O PET é uma oportunidade valiosa de aprendizagem e formação interprofissional na interface entre saúde e educação. O valor das bolsas é de R$ 400,00, com duração de 12 meses. Maiores informações no edital do programa, em anexo. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento e envio do formulário disponível no link: https://forms.gle/CHUueTzogUfCNfJx5. Inscreva-se!

Confira o edital aqui.

Seminário: Balanço da Lei de Cotas

Seminário: Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro.

Datas: 05 e 06 de julho de 2022

Local: Auditório do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo).

Promoção: LEPES/UFRJ (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da UFRJ) e Ação Educativa.

SEMINÁRIO BALANÇO DA LEI DE COTAS – INSCRIÇÕES ABERTAS!

Você sabia que a Lei de Cotas completa 10 anos em agosto de 2022?

Conquista do movimento negro no Brasil, a legislação que assegura reserva de vagas a população negra e indígena no Ensino Superior tem sido alvo de inúmeros projetos de lei no Congresso Nacional. Tais iniciativas, muitas vezes, propõe retrocessos nesta que é a principal política pública nacional no campo da justiça racial e acesso ao Ensino Superior.

É neste contexto em que a discussão sobre uma possível revisão desta legislação está colocada que a Ação Educativa e o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior) da Faculdade de Educação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) promovem o seminário Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa “Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil”.

Envolvendo um grupo de pesquisadoras e pesquisadores de seis universidades federais e da Ação Educativa, a pesquisa nacional teve por objetivo analisar os principais resultados da implementação da Lei 12.711/2012, a chamada Lei de Cotas. No contexto de tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional que visam alterar a Lei de Cotas, o seminário discutirá os resultados decorrentes dos estudos quantitativos e qualitativos realizados no âmbito da pesquisa e um conjunto de recomendações que visam o fortalecimento das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro.

O diagnóstico investigou a eficácia da Lei de Cotas em diversificar o perfil dos alunos do ensino superior nas universidades federais, bem como, analisou o sucesso e desafios enfrentados pelas instituições e cotistas em sua primeira década de existência.

O Seminário Balanço da Lei de Cotas: resultados da pesquisa “Avaliação das políticas de ação afirmativa no ensino superior no Brasil” acontecerá nos dias 05 e 06 de julho de 2022, no Auditório do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo)

A atividade será presencial.

Inscreva-se agora em: https://bit.ly/InscricaoSeminarioLeideCotas

 

Programação:

05/07/2022, das 14h às 19h.

14h: Mesa de Abertura – Ações Afirmativas: contextos e desafios

15h: O acesso às universidades federais sob a Lei de Cotas: vagas, ingressantes e matrículas

17h: A implementação da Lei de Cotas em universidades federais – Parte 1

06/07/2022, das 9h às 18h.

9h: A implementação da Lei de Cotas em universidades federais – Parte 2

11h: Ações Afirmativas e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

14h: Recomendações da pesquisa para o fortalecimento das ações afirmativas no Ensino Superior | Rodas de conversa e debates

17h: Mesa de Encerramento

 

Apoio:

Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos da Ação Educativa.

NEABI/UFRJ (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFRJ)

SECULT (Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ)

Faculdade de Educação da UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ/ PROEX (CAPES)

Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ