Curso de extensão Desigualdades escolares e atuação docente

Confira as gravações das aulas ministradas no curso de extensão Desigualdades escolares e atuação docente, finalizado em setembro, em seu site oficial.

O curso teve como objetivo familiarizar os estudantes com conceitos e análises referentes aos estudos da sociologia da educação, em especial aqueles que analisam  as escolas eficazes, incluindo aspectos históricos e contemporâneos referentes à educação básica.

A necessidade da educação escolar antirracista: uma dívida secular

Roda de conversa sobre A necessidade da educação escolar antirracista: uma dívida secular, com as professoras Giovana Xavier (FE/UFRJ e criadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras) e Márcia Pereira de Anchieta (coordenadora do CIEP Ayrton Senna e diretora do Instituto Metodista Susana Wesley).
 
4ª feira 6 de outubro às 18 horas
 
Haverá entrega de certificados para os participantes.

III Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente: crise orgânica, contrarreformas e educação

O Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX), grupo de pesquisa sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está organizando a terceira edição do Seminário Políticas Educacionais do Tempo Presente entre os dias 4 e 8 de outubro. 
 
A programação detalhada pode ser consultada tanto na arte enviada em anexo quanto no site do Colemarx, mas podemos adiantar que teremos mesa de abertura com Roberto Leher e Virgínia Fontes, mesa de encerramento com Amanda Moreira e Mauro Iasi, além de cinco minicursos temáticos às pesquisas desenvolvidas no Colemarx.
 
Haverá atividades em todos os dias da semana em pelo menos um turno por dia e as inscrições pelo formulário.

A atualidade das contribuições de Paulo Freire para a educação do campo: perspectivas e desafios

É com alegria que abrimos as inscrições para mais um evento Grafe Convida com o tema: “A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS”, apresentação da Profa. Débora Monteiro do Amaral (UFES).
Será mediado pelas Professoras Luciene Cerdas (FE/UFRJ) e Rejane Amorim (FE/UFRJ), que também farão a mediação do lançamento do vídeo produzido pelos extensionistas do Grafe, “40 horas na memória: o legado de Paulo Freire na alfabetização de adultos”.
Dia 08 de outubro às 10h, na modalidade online! Inscrições pelo link: https://url.gratis/WynS1p
Haverá emissão de certificado para os participantes! Mais informações: grafeacoes@gmail.com
Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/grafeufrj/
Compartilhem! Aguardamos a sua presença.

 

Seleção de bolsistas para o CorPes

 
O CorPes – Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis –, da Faculdade de Educação/UFRJ, vem desenvolvendo investigações sobre a relação entre os corpos e o caráter coletivo das práticas educacionais, a partir de iniciativas presenciais e remotas, pensando a história e os afetos que circulam em práticas diversas.
 
Estamos selecionando estudantes bolsistas e voluntárias(os) para atuarem em nossas pesquisas. 
Você se interessa por pensar e investigar os corpos na educação? 
Acesse https://forms.gle/P15jVeGa8YShSR3B6 e preencha o formulário até o dia 24/09, sexta-feira. No dia 29/09, quarta-feira, às 17h00, faremos uma reunião com as(os) estudantes selecionados nessa primeira etapa.