Nota de pesar

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ) registra o seu pesar pelo falecimento, em 04/01/2021, da professora e pesquisadora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André. Referência inconteste nas pesquisas em Educação no Brasil e nos campos da Didática e da Formação de Professores, contribuiu de forma imprescindível para a renovação dessas áreas e para a formação de gerações de pesquisadores e professores da educação básica e superior. Seu trabalho era nas pontas, fazendo pesquisa e formação nas redes de ensino e na Universidade. Graduada em Letras, pela USP, e em Pedagogia, pela USU, fez Mestrado em Educação na PUC-Rio e Doutorado em Educação na University of Illinois em Urbana-Champaign. Era professora titular aposentada da USP e professora em exercício do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, da PUC/SP. Autora de inúmeros livros e artigos, consagrou-se pela introdução, entre nós, das abordagens qualitativas de pesquisa. Uma de suas últimas realizações foi a criação do Mestrado Profissional em Educação da PUC/SP com ênfase na formação de formadores. Entre nós, do PPGE/UFRJ, a sua presença era constante nos projetos de pesquisa em parceria e nas bancas, tanto aquelas de defesa pública de dissertações de mestrado e tese de doutorado, quanto as de concursos para professor adjunto e titular, no âmbito da Faculdade de Educação, contribuindo para a renovação do nosso quadro docente. A Educação perdeu uma grande pesquisadora, cujo legado certamente se transformará em compromisso de luta a seu favor por aqueles e aquelas professores/as, formadores/as, mestres/as e doutores/as influenciados pelo seu modo de pensar e fazer Pesquisa em Educação. Aos filhos, Maíra e Thiago, aos demais familiares, aos amigos e colegas da PUC/SP, nossos sentimentos e certeza de que a querida mestra e amiga Marli André sempre se fará presente entre nós com seus escritos, suas ideias e jeito seguro e firme de ser e de viver.

Celacanto provoca maremoto? Formação e atuação dos professores de desenho na Educação Básica atual

Ciclo de Conversas Artes, Educação e Culturas: Tensões e desafios na contemporaneidade
 
Celacanto provoca maremoto? Formação e atuação dos professores de desenho na Educação Básica atual
 
Dia 15/12, às 19h, no Facebook da FE
 
Convidados: Sandra Barata Gomes (CPII), Marcelo Bueno (CAP-UFRJ) e Bruno Leite Ferreira (CAP-UFPE)
 
Mediação: Doralice Duque Sobral Filha (Escola de Belas Artes-UFRJ)
 
Co-mediação: Mariana Rodrigues (Licencianda Desenho EBA-UFRJ) e Vinícius Almeida (Licenciando Desenho EBA-UFRJ)
 

Formação inicial e continuada de professores de arte: inquietações e desafios

Ciclo de Conversas, Artes, Educação e Culturas: tensões e desafios na contemporaneidade
 
Formação inicial e continuada de professores de arte: inquietações e desafios
 
Convidados: Jacqueline Macdowell (SME-RJ), Thais Spínola Afonseca (SME-Maricá) e Massual Bernardo (SEEDUC-RJ)
Mediação de Silvia Soter (FE-UFRJ) e co-mediação de Gabriela Saad (Licencianda em Pedagogia-UFRJ)
 
Dia 08/12, às 19h, no Facebook da FE

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA NA DISCIPLINA EDF232 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO

Caros(as), estudantes!

Entro em contato com vocês, por meio desta mensagem, para divulgar sobre o processo seletivo para monitoria voluntária na disciplina “Psicologia da Aprendizagem e Educação” durante o período Letivo 2020.1 (remoto) . A proposta é selecionar 1 monitores(a) para a turma de quinta-feira no período noturno, conforme a disponibilidade o dia e horário indicados abaixo:

Continue lendo PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA NA DISCIPLINA EDF232 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO