Seleção de Mestrado PPGE

Seleção de voluntário para o evento de extensão conhecendo a ufrj

Caros estudantes,

Segue o link da ficha de inscrição para participação de monitores voluntários extensionistas no evento de extensão “Conhecendo a UFRJ”. O evento ocorrerá de 10 a 14 de junho de 2019 em dois turnos, no campus Fundão. Para atuar como monitor voluntário, é importante que o estudante tenha disponibilidade para participar de reuniões de planejamento e confecção de materiais que serão utilizados no “Conhecendo a UFRJ”, além de estar presente nos dias em que o evento ocorrerá. O prazo para as inscrições é até o dia 22/05/2019, às 23h59. Haverá creditação de carga horária de extensão. 


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmhdVylyJ0gF-FOH4CigiuGH2CCLPHoLpzEEhFV52co1NtgQ/viewform?vc=0&c=0&w=1

Um pouco mais sobre o evento:

O “Conhecendo a UFRJ” tem como principal objetivo contribuir para o acesso de estudantes, sobretudo da rede pública, à universidade, pela divulgação e informação dos conteúdos de cada curso de graduação, suas interfaces, perfil do profissional e possibilidades de inserção no mercado de trabalho. É uma ação que busca contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior. Por isso, cada curso de graduação tem espaços no evento para falar sobre a formação daqueles que escolhem determinada carreira.
A Pedagogia está entre os muitos cursos de graduação oferecidos pela UFRJ e terá participação no evento com palestras, oficinas e estande. Os monitores selecionados atuarão no planejamento das atividades; elaboração de materiais para o estande e oficinas; auxílio ao público durante as atividades da Pedagogia; explicações no estande da Pedagogia; e qualquer orientação que o pública necessite durante as oficinas da Pedagogia.

Att., Alessandra Fontes e Maria Muanis

Bolsa de iniciação científica com o professor Bruno Gawryszewski

Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) para o projeto de pesquisa “A educação profissional no estado do Rio de Janeiro: um estudo sobre a formação da força de trabalho”, coordenação Bruno Gawryszewski.

O projeto de pesquisa existe desde 2016 e procuro por estudante de graduação que permaneça no projeto pelo menos até julho/2020.

Requisitos mínimos:

1) Estar no máximo no 7º período;
2) Coeficiente de rendimento mínimo de 7,0;
3) Interesse em estudos com o referencial teórico-metodológico marxista;
4) Disponibilidade para eventuais saídas para pesquisa de campo nos semestres 2019.2 e 2020.1

Àquelas pessoas interessadas, favor entrar em contato pelo e-mail brunogawry@gmail.com até dia 20/05 (segunda-feira), escrevendo uma breve apresentação pessoal e anexando seu histórico escolar.

Oportunidade de bolsa na Universidade de Lille, França

Segue informe do professor William Soares dos Santos, Membro do comitê de relações internacionais da Faculdade de Educação / CFCH:

Olá caríssimas chefes, coordenadores, professores e estudantes, espero que estejam todos bem. Acabo de receber chamada para a oportunidade de bolsa abaixo (vejam através do link e baixem os arquivos) para o preenchimento de vagas para bolsas na Faculdade de Lille, França. A chamada me foi enviada pelo DRI da Reitoria.
As vagas são para quem está cursando os últimos períodos da graduação e para quem está cursando o doutorado. A chamada é para todas as áreas, mas eles estão privilegiando engenharia e quem lida com Educação, mas como há muitos colegas que lidam com a interface entre Letras e Educação e licenciaturas na Faculdade de Letras, é importante divulgar. Eu preciso muito que vocês divulguem com urgência isso entre os alunos de graduação e pós-graduação porque as bolsas começam em setembro. Qualquer dúvida, entrem em contato com a DRI na reitoria.

Clique aqui para conferir os arquivos com informações.

Nota da Congregação da FE em apoio à paralisação em defesa da educação dia 15/05

Nas últimas semanas temos tomado conhecimento dos ataques sucessivos que a educação pública vem sofrendo pelo governo federal. Os cortes de verbas e de bolsas anunciados vão afetar a infraestrutura das universidades públicas, podem culminar na extinção dos cursos de sociologia e filosofia, como anunciado pelo MEC, e comprometerão a permanência dos estudantes pobres na universidade pública. Como formadores de professores, reafirmamos nossos princípios de defesa da educação e da escola públicas e nesse sentido a congregação da Faculdade de Educação apoia a paralisação marcada para o dia 15 de maio em defesa da educação pública e conclama toda a comunidade a participar das atividades na Praça XV, culminando com a passeata que partirá às 17h da candelária.

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2019

Congregação da Faculdade de Educação da UFRJ

Página oficial da Faculdade de Educação da UFRJ