Chamada para submissão de artigos – Revista Contemporânea de Educação (RCE)

 

 Apresentação do Dossiê 

Territorialidades da educação e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, sanitárias e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares 

 
Esta proposta oferece aos leitores artigos que problematizam as dimensões do corpo, do espaço e da experiência pedagógica em diferentes escalas. O dossiê incluirá estudos de diversos países: Brasil, Portugal e Inglaterra. A ideia é proporcionar ao leitor uma abordagem ampla dos temas, contemplando diferentes territorialidades, com suas singularidades e as dimensões globais dos problemas e soluções que dizem respeito à questão do espaço, na sua complexidade pedagógica, social e arquitetônica. 
 
Outro aspecto do dossiê diz respeito à interdisciplinaridade:  educação, arquitetura, geografia, estudos culturais, filosofia, estudos da infância e artes. Este grupo de artigos apresentará questões urgentes para a organização do tempo e do espaço escolar, no contexto de policrises, debates que mobilizam e engajam leitores e profissionais da educação em diferentes países. 

 
Organizadores:  

Ana Angelita Rocha (UFRJ), André dos Santos (Universidade do Porto) e Clare Brooks (University College of London) 

 

Aos/às interessados/as no Dossiê 

A formatação dos artigos deve seguir o estilo da American Psychological Association (APA) em sua última versão. Todas as citações devem constar nas referências, e todas as referências devem ser citadas no texto. Recomendamos aos autores o uso de ferramentas de gerenciamento de citações e referências como Mendeley ou Zotero. 

Tanto corpo do trabalho, como nas propriedades do documento o nome do autor (ou dos autores) e a instituição de afiliação não deverão ser identificados. 

 

Cronograma 

01/01/2023 a 30/06/2023: recepção dos artigos 

08/2023 a 10/2023: apreciação dos artigos por pares 

12/2023: publicação online 

 

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Title: Education territorialities and school architecture in times of political, health and climate crises: interdisciplinary and trans-scalar dialogues 

 

This proposal offers readers articles that problematize the dimensions of the body, space and pedagogical experience at different scales. The dossier will include studies from different countries Brazil, Portugal, and England. The idea is to allow the reader a broad approach to themes, contemplating different territorialities, with their singularities and their global dimensions of the problems and solutions that concern the issue of education space, in its pedagogical, social and architectural complexity. 

Another aspect of the dossier concerns interdisciplinarity: education, architecture, geography, cultural studies, philosophy, childhood studies and arts. This set of articles will present urgent issues for the school time and space organisation, in the context of polycrises, debates that mobilise and engage readers and education professionals in different countries. 

 

Título: Territorialidades de la educación y arquitectura escolar en tiempos de crisis política, sanitaria y climática: diálogos interdisciplinarios y transescalares 
 
Esta propuesta ofrece a los lectores artículos que problematizan las dimensiones del cuerpo, el espacio y la experiencia pedagógica en diferentes escalas. El dossier incluirá estudios de varios países: Brasil, Portugal e Inglaterra. La idea es brindar al lector un abordaje amplio, contemplando diferentes territorialidades, con sus singularidades y las dimensiones globales de los problemas y soluciones que atañen a la cuestión del espacio, en su complejidad pedagógica, social y arquitectónica. 

 
Otro aspecto del dossier se refiere a la interdisciplinariedad: educación, arquitectura, geografía, estudios culturales, filosofía, estudios de infancia y artes. Este grupo de artículos presentará temas urgentes para la organización del tiempo y el espacio escolar, en el contexto de policrisis, debates que movilizan y comprometen a lectores y profesionales de la educación en diferentes países. 

 

 Organizadores/Organizers:  

 

Ana Angelita Rocha (UFRJ), André dos Santos (Universidade do Porto) e Clare Brooks (University College of London)