Sonho e revolução em Glauber Rocha: um devir estético-político latino-americano

O cineclube Pedagogias da Imagem convida a todos para uma conversa virtual motivada pelo filme ‘Deus e o diabo na terra do sol’ (1964), de Glauber Rocha. Segundo longa do cineasta e marco do cinema novo brasileiro, o filme participa, neste mês de maio, do Festival de Cannes, com uma cópia restaurada, 58 anos após ter sido lançado, no mesmo festival, na competição oficial de 1964.
O nosso encontro será virtual e contará com a participação do convidado Pablo Zunino, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética (GEPE) da UFRB.
A conversa desdobrará questões filosóficas do cinema de Glauber Rocha, em especial sua posição nos estudos sobre o cinema do filósofo francês Gilles Deleuze, destacando também aspectos que articulam a estética e a política no contexto sócio-político latino-americano. A conversa se intitula: “Sonho e revolução em Glauber Rocha: um devir estético-político latino-americano”.
Recomendamos assistir previamente ao filme, disponível online no Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira: http://bcc.gov.br/filmes/760354
🗓️ Data: 31/05/2022
⏰ Horário: 19h