Educação & Insubmissão – mulheres e cinemas

Nesta segunda-feira, dia 06/12, a partir das 19h, acontecerá o penúltimo retângulo de conversas de 2021 do projeto de extensão Educação & Insubmissão, com duas pesquisadoras, cineastas e educadoras, Rosa Miranda e Ally Collaço, que nos provocarão a pensar mulheres e cinemas.
 
Para participar ao vivo, basta se inscrever, acessando este link .
Também transmitiremos nosso retângulo pelas redes sociais do projeto Educação & Insubmissão, no Facebook e no YouTube.
 
Sobre as convidadas:
 
Rosa Miranda – A primeira mulher negra formada em licenciatura em Cinema e Audiovisual do mundo. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Cinema e Vídeo da UFF. Como cineasta roteirizou, dirigiu e produziu mais de 18 produções cinematográficas, além de produzir diversos eventos culturais ligados a promoção da sétima arte negra em diversos estados do Brasil e em Portugal. Arte-educadora. Premiada com curta-metragem “Lua” com melhor documentário 2018 no Festival EngeCine UFF. Eleita suplente do Conselho de Transparência e Controle Social da cidade de Niterói, compõe a executiva estadual do PV no Rio de Janeiro, foi candidata a vereadora pelo PV nas eleições de 2020, foi conselheira suplente da setorial de audiovisual no Conselho de Artes e Culturas de Niterói colaborando para implementação da lei Aldir Blanc no município que se tornou referência no Brasil. Curadora em cineclubes, mostras e eventos de cinema, como: 48º Festival de Gramado, Festival do Rio 2021, 15º Visões Periféricas e júri de outros eventos como: III Griot – Mostra de Cinema Negro de Curitiba e IV Mostra Competitiva de Cinema Negro Feminino Adélia Sampaio.
 
Ally Collaço é uma criadora de circunstâncias na educação, promovendo aproximações iniciais com o cinema há quase 15 anos. É doutoranda e mestre em Educação na UFSC. Bacharel em cinema, com formação em Pedagogia e Design Gráfico. Atualmente coordena o Coletivo Cinema de Meninas e o Projeto de Cinema ao Ar Livre em Florianópolis. Também integra o Coletivo Tecendo da UFSC, e a Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Audiovisual e Cinema. É entusiasta e pesquisadora interessada nas aproximações possíveis entre cinema e educação.
 
 
 
#ParaTodesVerem
Card de divulgação quadrado. Fundo com cartaz do filme “Lua”, com cores marrom, preta, amarela e verde. Logo preto escrito em branco Educação & Insubmissão no canto superior esquerdo. Abaixo, centralizado, o título em vermelho: Mulheres e Cinemas. Segue as fotos das convidadas – Ally Collaço (mulher branca, cabelo preto e na altura dos ombros, vestindo uma blusa preta) e Rosa Miranda (Mulher negra, com cabelos crespos e na altura dos ombros, vestindo uma roupa verde) – e suas vinculações institucionais: UFSC/REDE KINO e UFF/CINEASTA, respectivamente. Mais abaixo, a imagem de um calendário e, ao lado, a data e horário do evento – 06/12/21, 19h.