Chamada para bolsistas – Cineclube Pedagogias da Imagem

CHAMADA PARA BOLSISTA

Chamada aberta para Bolsista PIBIAC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural), para atuação no projeto Pedagogias da imagem – cineclube da Faculdade de Educação da UFRJ.

O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, no qual palestras e debates procuram instigar o público, motivado pelos filmes, a refletir sobre determinadas questões que eles suscitam. Trata-se de introduzir, por meio das constantes interpelações entre os campos da educação e da cultura, abordagens críticas e problematizadoras no contexto da divulgação científica, abrindo espaço para as artes, a filosofia e as ciências humanas. As atividades do projeto estão temporariamente acontecendo em caráter remoto.

O bolsista deverá se envolver, principalmente, com as seguintes atividades, em constante articulação com outras etapas da produção:

– Concepção e apoio ao desenvolvimento de atividades;
– Coordenação de etapas articuladas da produção;
– Pesquisa e operação de plataformas de streaming e transmissão online;
– Redação e Programação visual / Comunicação em redes sociais (WordPress, Twitter, Instagram e Facebook);
– Manuseio de softwares de edição de vídeo e foto;
– Apoio às atividades da Faculdade de Educação da UFRJ e atividades afins.

Preferencialmente, candidatos devem possuir:
– Envolvimento anterior com projetos culturais e de extensão;
– Envolvimento anterior com ações, instituições, projetos ou atividades de educação não-formal.

Alguns requisitos para a vaga:

– Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da UFRJ, inscrito em disciplinas, cursando, pelo menos, o 3º (terceiro) período;
– Ter coeficiente de rendimento acumulado (CRA) maior ou igual a 6,0 (seis);
– Não receber outra bolsa concedida pela UFRJ (exceto as de programas assistenciais da
universidade);
– Disponibilidade para cumprir carga horária de 12 (doze) horas semanais;
– Experiência e motivação para atuar com a natureza de atividades da vaga;
– Interesse nas seguintes áreas: cinema, educação, cultura e pensamento, humanidades, divulgação científica, arte e ciência, e diálogos interdisciplinares;
– Comprometimento, dedicação e profissionalismo.

Interessados devem enviar um e-mail para secult@fe.ufrj.br, até as 23h59 de segunda-feira, dia 30 de agosto de 2021, anexando os seguintes arquivos:

– Curriculum vitae;
– Histórico escolar;
– CRID atual;
– Texto de apresentação descrevendo suas motivações para atuação no projeto (máx. de 500 palavras);
– Portfólio (caso se aplique).

Entrevistas remotas com candidatos pré-selecionados acontecerão entre os dias 1 e 3 de setembro de 2021, via Microsoft Teams, em horários a combinar por email ou telefone. Os candidatos devem garantir a estrutura para participar das entrevistas nos horários agendados.

O valor da bolsa é de R$ 400,00. O período de vigência da bolsa se inicia em 1º de setembro de 2021 e se encerra em 31 de agosto de 2022.