III Vozes: Mulheres na História da Filosofia

Inscrição e informações: https://vozesmulheresfilosofia.wordpress.com/

Todas as Segundas & Quartas do mês de maio de 2021.

Confira a programação completa: https://vozesmulheresfilosofia.wordpress.com/programacao/

 

O III Vozes: Mulheres na História da Filosofia é a terceira edição do evento interdisciplinar Vozes, a ser realizado remotamente no mês de maio de 2021 com o apoio institucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (através do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação) e o apoio acadêmico do Grupo de Trabalho Mulheres na História da Filosofia da ANPOF e do projeto Extending New Narratives da Simon Fraser University. 

O evento será realizado todas as segundas e quartas-feiras do mês, contando oito encontros síncronos, com mesas expositivas e de debates entre pesquisadoras e pesquisadores.

O III Vozes é parte de uma iniciativa pioneira para visibilizar e motivar o estudo das obras de mulheres filósofas e colaborar para a criação de um ambiente acadêmico seguro para mulheres de diferentes origens e perfis acadêmicos. 

No que diz respeito à temática desta edição, escolhemos o título Vozes: Mulheres na História da Filosofia. A partir das reflexões sobre questões exegéticas vindas das obras escritas por mulheres, queremos mostrar que os temas e problemas tratados ao longo da história da filosofia são atuais e urgentes. 

Procuramos, com este tema, explorar uma certa visão da história da filosofia, que a interpreta como um processo (e não como um repositório de obras) no qual temas e problemas são constantemente retomados por filósofos e filósofas dependendo das demandas do tempo presente e do interesse filosófico.

 Além disso, compreendemos que o exercício de resgatar as obras escritas por mulheres ao longo da história da Filosofia é um esforço inadiável e incontornável em qualquer proposta de política institucional que busque sanar as desigualdades de gênero e em qualquer pesquisa teórica em Filosofia que se pretenda irredutível a um recorte datado e ultrapassado em termos metodológicos. Isto porque, ao buscar narrar a história da filosofia do ponto de vista da produção realizada pelas mulheres, a compreensão das dinâmicas filosóficas na história aumenta e, por conseguinte, nossa capacidade de abordar criticamente a filosofia. 

Assim, nesta edição do III Vozes, buscaremos estimular a discussão sobre como as questões tradicionais e as teorias contemporâneas, quando pensadas a partir do interesse filosófico das mulheres de diferentes perfis sociais e raciais, trazem novos desafios para o ensino, a pesquisa e a prática filosófica.

A arte

O projeto gráfico do evento foi inspirado nos frontispícios dos primeiros livros publicados por mulheres ao longo do início da modernidade e do século XIX no Brasil. Os frontispícios principais são dos livros de Anna Maria van Schurman, Nísia Floresta e o panfleto anônimo conhecido como panfletos [Sophia]. 

Os participantes

Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke (USP/Cambridge), Nastassja Pugliese (UFRJ), Giovana Xavier (FE/UFRJ), Halina Leal (FURB), Carolina Araújo (IFCS/UFRJ), Gislene Vale dos Santos (UFBA), Ana Rieger (UFRGS), Ethel Rocha (IFCS/UFRJ), Ulysses Pinheiro (IFCS/UFRJ), Katarina Peixoto (UERJ), Gisele Secco (UFSM), Mitieli Seixas (UFSM), Janyne Sattler (UFSC), Yara Frateschi (UNICAMP) e Lisa Shapiro (Simon Fraser University).

Confira a programação

https://vozesmulheresfilosofia.wordpress.com/programacao/

O formato 

O evento será transmitido pelo Canal do III Vozes no YouTube para os ouvintes inscritos (com link restrito divulgado por email). As gravações das mesas serão disponibilizadas na íntegra posteriormente.