Nota de pesar

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ) registra o seu pesar pelo falecimento, em 04/01/2021, da professora e pesquisadora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André. Referência inconteste nas pesquisas em Educação no Brasil e nos campos da Didática e da Formação de Professores, contribuiu de forma imprescindível para a renovação dessas áreas e para a formação de gerações de pesquisadores e professores da educação básica e superior. Seu trabalho era nas pontas, fazendo pesquisa e formação nas redes de ensino e na Universidade. Graduada em Letras, pela USP, e em Pedagogia, pela USU, fez Mestrado em Educação na PUC-Rio e Doutorado em Educação na University of Illinois em Urbana-Champaign. Era professora titular aposentada da USP e professora em exercício do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, da PUC/SP. Autora de inúmeros livros e artigos, consagrou-se pela introdução, entre nós, das abordagens qualitativas de pesquisa. Uma de suas últimas realizações foi a criação do Mestrado Profissional em Educação da PUC/SP com ênfase na formação de formadores. Entre nós, do PPGE/UFRJ, a sua presença era constante nos projetos de pesquisa em parceria e nas bancas, tanto aquelas de defesa pública de dissertações de mestrado e tese de doutorado, quanto as de concursos para professor adjunto e titular, no âmbito da Faculdade de Educação, contribuindo para a renovação do nosso quadro docente. A Educação perdeu uma grande pesquisadora, cujo legado certamente se transformará em compromisso de luta a seu favor por aqueles e aquelas professores/as, formadores/as, mestres/as e doutores/as influenciados pelo seu modo de pensar e fazer Pesquisa em Educação. Aos filhos, Maíra e Thiago, aos demais familiares, aos amigos e colegas da PUC/SP, nossos sentimentos e certeza de que a querida mestra e amiga Marli André sempre se fará presente entre nós com seus escritos, suas ideias e jeito seguro e firme de ser e de viver.