Artes visuais em tempos de pandemia

Texto: Wilson Cardoso
Professor de Didática e Prática de Ensino de Artes Visuais e Desenho
Faculdade de Educação / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nesse período de quarentena venho acompanhando a participação de artistas e de diferentes setores do campo das artes no contexto mundial impactado pela disseminação do coronavírus SARS-coV-2, responsável pela doença Covid-19 (acrônimo do termo “doença por Corona Vírus), que segundo especialistas pode vir a ser a maior pandemia de todos os tempos.

Disso resultou um levantamento inicial centrado em registros imagéticos e com breves apresentações e comentários reflexivos. Ele foi produzido aproveitando-se do fato de ser essa a primeira pandemia que a humanidade enfrenta podendo contar com grande fluxo de informações disseminadas por multimeios e vias de comunicação poderosas.

A observação do momento presente me levou a pesquisar também sobre como as artes visuais refletiram as pandemias do passado e como projetaram cenários de futuro marcados por surtos e pandemias. Dessa forma, esse trabalho se divide em três partes guiadas por tempos históricos: a primeira parte sobre o presente, a segunda parte sobre o passado e a terceira parte sobre o futuro.  Os seus títulos são os seguintes:

1ª Parte. Arte Covid, as artes visuais em combate ao coronavírus

2ª Parte. As artes visuais, a Peste Negra e a Gripe Espanhola.

3ª Parte: Cinema, vírus e pandemias.

Confira aqui.