Corpo e educação

Nesta época de pandemia e isolamento social, a Faculdade de Educação da UFRJ apresenta o espaço virtual #FEContraCOVID19, com o objetivo de compartilhar ideias, impressões, anseios e perspectivas com a comunidade em geral. E que tal começar com um olhar sobre o nosso corpo? A professora Silvia Soter nos convida a uma reflexão sobre um tema que nos é bastante imediato, aproveitando também para divulgar um link com aulas que podem ser bastante úteis neste período de isolamento.

“Como vai você, nesses tempos de recolhimento? Como anda o seu corpo? Tem percebido mudanças em você, nessas semanas?

Estamos atravessando um momento difícil e exigente. Interrompemos abruptamente nossas atividades externas, nos vimos obrigados a organizar novas rotinas e lançar mão de recursos que nem sempre nos parecem acessíveis. A atenção à nossa casa e aos nossos familiares nos impõe um outro ritmo para os dias. Como você tem se cuidado?

Em nossas aulas de linguagem corporal na educação, no Curso de Pedagogia, sempre conversamos sobre a importância de levar em conta a dimensão corporal nos processos educativos. Não apenas enfatizando a necessidade e os benefícios das atividades físicas e expressivas, mas sobretudo reforçando a atenção ao que percebemos de nós e dos outros, em nossas várias interações, em diferentes contextos.

Para escutar o outro é preciso aprender a se escutar. Para perceber o outro tenho, antes, que me perceber e melhor conhecer minhas possibilidades e limites. E como a consciência corporal se ensina e se aprende, partilho com vocês algumas experiências para esses dias. São pequenas aulas que você e os seus podem fazer em casa, para perceber o corpo e encontrar mais conforto e equilíbrio.

Fique em casa! Fique em casa e aproveite essa casa-corpo!”

Esta foi uma contribuição de Silvia Soter, doutora em Educação pela UFRJ e professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Dança da mesma instituição. Se você gostou desta colaboração, aproveite para compartilhar o link da postagem entre seus contatos ou nas redes sociais, incluindo a hashtag #FEContraCOVID19. Até a próxima e fique bem.

Clique aqui para assistir.