Papo no pátio: novo podcast debate uberização do trabalho docente

Rovena Rosa / Agência Brasil

A Faculdade de Educação (FE) da UFRJ lança, neste mês, uma nova série de podcast sobre formação de professores e cotidiano escolar, com conteúdo informativo e diversificado.

Papo no Pátio traz na estreia o tema da uberização do trabalho docente, uma das formas mais avançadas de precarização da profissão.

O programa discute se o “professor-uber” será uma realidade no futuro e como superar as políticas educacionais que debilitam a escola pública e a formação docente.

Outro tema em pauta é o Complexo de Formação de Professores. Essa nova política institucional da UFRJ ajudará a valorizar o magistério e a estancar a tendência de aviltamento das condições de trabalho na rede básica de ensino?

Foto de Alexandre Nascimento (Fifo) / CPM-ECO-UFRJ

Os convidados do programa inaugural são Roberto Leher, ex-reitor da UFRJ e professor titular da Faculdade de Educação, e Amanda Moreira, professora do Instituto de Aplicação (Cap) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Você pode ouvir o primeiro episódio no site do Podcast da Faculdade de Educação ou em plataformas de áudio como o Spotify e o Apple Podcasts.

Papo no Pátio é produzido pelo Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural (Secult/FE).