Sessão de setembro do cineclube Pedagogias da Imagem

Pedagogias da Imagem – cineclube da Faculdade de Educação da UFRJ.

Dia 10 de setembro de 2019.

Exibição de ‘Nietzsche Sils Maria Rochedo De Surlej’ (Brasil, 2019), de Julio Bressane, Rosa Dias e Rodrigo Lima.

Seguido da palestra:

O fugitivus errans em Sils-Maria

Com a convidada:

Rosa Dias
Doutora em Filosofia pela UFRJ e professora titular do curso de Filosofia da UERJ. Seu projeto de pesquisa atual tem como objetivo geral relacionar arte, vida e filosofia na correspondência de Nietzsche.

A segunda sessão do segundo semestre do Pedagogias da Imagem acontecerá em meio ao V Seminário EDF. O filme ‘Nietzsche Sils Maria Rochedo De Surlej’ explora, através das cartas do filósofo alemão, os lugares na região de Sils Maria, localizada nos alpes suíços, que o levaram a uma outra compreensão da filosofia.

Local: Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, prédio do CFCH (próximo ao Cópia Café)
Campus da Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 – Urca
(sujeito à lotação do auditório – capacidade de 100 lugares)

Pedagogias da Imagem é um projeto coordenado pelo SeCult – Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ, vinculado ao programa CINEAD – Cinema para Aprender e Desaprender. O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, procurando instigar o público a refletir, com os filmes, sobre questões que eles suscitam e reverberam.

Entrada franca.

Confirme presença em nosso evento no Facebook.

O V seminário do EDF propõe pensar o presente da Universidade através das experimentações e invenções em curso nas pesquisas que fazemos. Algumas questões guiam a proposta: que pesquisas/experimentações estamos desenvolvendo? O que está em causa nessas pesquisas? Como elas se relacionam com a ideia da Universidade como espaço de liberdade e resistência? Que riscos enfrentamos? Que práticas devemos preservar ou inventar? O que queremos reivindicar e como podemos nos organizar?

Confira a programação completa do V Seminário EDF aqui: https://seminarioedfufrj.home.blog/programacao/