Curso de Extensão: “Olimpíadas da Sociologia”

Curso de extensão

Título: Olimpíadas de Sociologia

Local: IFCS UFRJ – sala 403

Dias da semana do curso no IFCS: 5ª  e 6ª  feiras

Duração: 06 de setembro até 11 de outubro

Endereço: Largo de São Francisco, sem número, centro do Rio de Janeiro

Dias de atuação dos extensionistas no Colégio Estadual Antonio Prado Júnior que sediará as Olimpíadas:

2ª e 3ª feira, dias 07 e 08 de outubro de 2019

Endereço: Rua Mariz e Barros, nº 273-A, Praça da Bandeira, Rio de Janeiro.

Carga horária de extensão total: 40 horas

Freqüência necessária para receber certificado: 75%

Resumo da ação:

Este curso de extensão visa formar monitores para atuarem na preparação e realização da 1ª Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro, um projeto de extensão da UFRJ em parceria com a unidade regional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais do Rio de Janeiro (ABECS-RJ), com a PUC-Rio e com o CEFET-RJ. Dentro de uma proposta metodológica que considera os jogos pedagógicos como ferramentas privilegiadas da mediação entre o conhecimento científico e os saberes escolares, os extensionistas da UFRJ atuarão com alunos e professores do Ensino Médio nessa iniciativa pioneira de uma olimpíada de sociologia. Pensando no ensino das ciências sociais, a Olimpíada será composta três jogos pedagógicos, a saber:  (a) “República em Jogo”; (b) “Lutas Simbólicas”; (c) “Quiz Antropológico”.

Atuação dos monitores:

Os extensionistas envolvidos com essa ação irão atuar em três etapas da produção e realização da I Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. No primeiro momento, aprenderão a mediar os jogos pedagógicos que compõem as olimpíadas de sociologia. O segundo momento será da produção e realização do evento propriamente dito no colégio estadual. Os alunos extensionistas irão compor comissões de credenciamento; imprensa/mídias sociais; mediação dos jogos; assessoria; limpeza; lanche. Por fim, o terceiro e último momento será após o evento, e os extensionistas providenciarão a certificação dos participantes, a organização dos registros audiovisuais e o relatório final das atividades.

Perfil do estudante desejado:

Aluno(a) de graduação da UFRJ que já tenha concluído o 3º período e tenha interesse em jogos, mediação e metodologias de ensino-aprendizagem. É importante ter disposição para trabalhar com alunos do Ensino Médio.

Os interessados devem:

1)       Preencher a ficha de inscrição: https://bit.ly/2Zw1ZyS

2)      Participar do processo seletivo presencial, a realizar-se no dia 06 de setembro de 2019, 6ª feira, 17h, na Sala 109 IFCS UFRJ (Largo de São Franciso, sem número, centro da cidade/RJ).