Jornadas de Podcast da Faculdade de Educação

Data: 27/06/2019

Local: Auditório Manoel Maurício – CFCH

UFRJ – Campus Praia Vermelha

A Jornada de Podcast, promovida pelo projeto de extensão Podcast Faculdade de Educação da UFRJ, tem o objetivo de debater e disseminar a cultura do podcast para a comunidade acadêmica e demais interessados, explorando seu potencial para o campo da educação e da divulgação científica e cultural.

Ao longo de uma manhã, teremos palestras com profissionais que atuam com podcast dentro e fora da UFRJ, trazendo temas como formatos de programas, fluxo de produção, bem como sobre aspectos técnicos de hospedagem, armazenamento, publicação e indexação em aplicativos.

Privilegiando soluções gratuitas ou de baixo custo, abordaremos etapas do processo de criação e produção de podcasts, abrindo um espaço de diálogo e trocas entre produtores, profissionais e interessados em geral.

9h – Produzir podcasts hoje, com
Paula Scarpin / Kellen Moraes / Branca Vianna
Podcasts da rádio piauí – Rádio Novelo

PAULA SCARPIN
Diretora de criação da Rádio Novelo. Jornalista formada pela USP, estudou teoria da narrativa radiofônica no mestrado entre PUC-Rio e Sorbonne Paris Cité 7, e prática na Transom Workshop. Foi repórter da Piauí por doze anos, criou e dirigiu os podcasts da revista em 2018 até idealizar a Rádio Novelo com a Branca Vianna. Faz parte do júri e do advisory board da Google PRX creator program.

BRANCA VIANA
Fundadora da Rádio Novelo e apresentadora do podcast Maria vai com as outras, da Rádio Piauí. Ela é intérprete simultânea de formação e exerceu essa profissão por 25 anos, até virar podcaster. Branca tem mestrado em linguística pelo University College London e em formação de intérprete pela Université de Genève. Foi professora de interpretação simultânea na PUC-Rio de 2005 a 2017.

KELLEN MORAES
Gerente de produto digital da Rádio Novelo. Jornalista formada pela PUCRS, escreveu para veículos como Zero Hora, Agência Estado e Veja antes de começar a se dedicar a projetos digitais em redações pelo país. Criou a área de Engajamento no Canal Rural, a estratégia de redes sociais do EL PAÍS Brasil e foi gerente de projetos na revista piauí. É pós-graduada em Digital Business pela Esden Business School, na Espanha. Na Rádio Novelo, é responsável por desenvolver a presença digital dos podcasts.

10h30 – O que acontece antes de apertar o “play” – Hospedagem, armazenamento
RICARDO CAIADO
Núcleo de Computação Eletrônica/UFRJ

11h – Tornando o podcast visível
BIANCA PINHEIRO
Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação CIentífica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ

11h20 – 13h – Experiências com podcast e rádio na UFRJ e discussão geral

ADRIANA CABANELAS
Podcast Microbiando – IMPG e IBBCF-UFRJ
Bióloga, mestre e doutora em fisiologia pelo IBCCF/UFRJ. Pós-doutoranda em Microbiologia na UFRJ. Editora e host do Podcast Microbiando.

LIANA MONTEIRO
Assistente de Direção e Produção da Rádio UFRJ