PROEDES promove palestra sobre Feminismo, Antirracismo e Inclusão em sala de aula

No dia 13 de maio, o Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES) receberá a visita da professora Luana Tolentino, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Na ocasião, Luana ministrará a palestra “Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula” e lançará um livro com o mesmo título.

No livro, a autora narra algumas de suas atividades em sala de aula. A partir de sua trajetória na educação básica, Luana lança um olhar contundente, rigoroso e acolhedor para a realidade de crianças das escolas públicas da periferia de Ribeirão das Neves, nos arredores de Belo Horizonte. Ao dialogar com autores e temáticas fundantes para uma sociedade mais justa e igualitária, a autora coloca em cena sujeitos muitas vezes invisibilizados pelos currículos escolares e apresenta suas próprias práticas, que giram em torno do antirracismo, do feminismo e da inclusão, fazendo crer que “outra educação é possível”. O livro convida a todos a alinharem mente e coração, afinarem os ouvidos para escutar até o inaudível e aprofundarem nos diálogos em sala de aula, percebendo o Outro com empatia e sensibilidade.

O evento também faz parte do programa da disciplina Questões atuais em História da Educação, mas está aberto a toda a comunidade da Faculdade de Educação.

INFORMAÇÕES:

Evento: Palestra e lançamento do livro “Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula”, da professora Luana Tolentino.

Data: 13 de maio de 2019, às 16:20.

Local: sala 2 do Prédio Anexo do CFCH.

Luana Tolentino é Mestra em Educação pela UFOP. Ao longo de dez anos, lecionou História em escolas públicas de Belo Horizonte e da região metropolitana da cidade. Suas práticas pedagógicas partem do princípio de que é preciso promover uma educação feminista, antirracista e inclusiva. Atualmente é professora do Departamento de Educação da UFOP.